Olá,
Na última edição, compartilhei sobre a minha carreira, os diversos cursos que estava fazendo e sobre a manutenção da minha rotina. Estava realmente muito empolgada e querendo compartilhar tudo o que estava dando certo, planejando uma edição para falar sobre como estou desenvolvendo os meus hábitos e como estava me esforçando para não perder o ritmo.
Até que eu e meu marido pegamos Covid. Mesmo depois de 3 doses de vacina, fiquei totalmente inútil durante os primeiros dias. Felizmente estamos bem agora, mas infelizmente perdi o ritmo que estava mantendo. O que é totalmente compreensível, mas triste mesmo assim.
Depois de estar com a saúde recuperada, só me resta retomar o ritmo. E é isso que estou tentando fazer enquanto escrevo essa edição. Nem tudo o que eu estava planejando para a edição de hoje foi finalizado, mas o layout novo está no ar. Pelo menos isso eu consegui manter nesses dias imprevisíveis.
Abraço,
Ingrid Machado
Organização pessoal: A vida não tá nem aí pro teu planejamento
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Me inspirei no nome do show do Nando Viana para nomear a seção porque foi a primeira coisa que eu pensei quando acordei com os sintomas da Covid. Tanto faz se eu tinha acabado de comprar uma esteira, retomados os meus horários e ajustado o meu sono.
Inclusive, eu montei a linha do tempo desde quando retomei os horários do meu cronotipo:
18/07 - Retomei os meus horários
15/07 - Iniciei o planejamento diário
01/08 - Durmo assim que me deito (mesmo depois de ter viajado no final de semana e desregulado um pouco os horários por 3 dias)
06/08 - Comprei uma esteira
09/08 - Primeiros sintomas de COVID
10/08 - Primeira noite sem dormir
12/08 - A esteira chegou
14/08 - Consegui voltar a dormir
15/08 - Voltei ao trabalho
17/08 - Fiz a devolução da esteira
18/08 - Retomei o Coda Doctorate
20/08 - Voltei a escrever
Foi muito decepcionante me reorganizar e em três dias perder todo o meu progresso. Mas duas coisas me fizeram ver essa situação de forma diferente:
Era um problema de saúde. Por mais inconveniente que fosse, o meu único objetivo deveria ser ficar melhor
Eu estou desde o início do ano tentando lidar melhor com mudanças, então era um ótimo momento para pôr algumas coisas em prática
E por mais que exista um resquício das reclamações que eu estou acostumada a fazer, eu estou tentando encarar essa fase apenas como um obstáculo. Ficar histérica porque as coisas não aconteceram do jeito que eu esperava não vai mudar nada e ainda corro o risco de ficar doente novamente.
Uma das coisas que não consegui fazer nas últimas semanas foi postar na sexta-feira. Na verdade, grande parte das minhas promessas de ano novo foram quebradas. Mas, como comentei, estou tentando encarar de forma diferente.
Quanto aos meus horários, apenas retomei a rotina e estou ajustando as minhas atividades novamente. Na parte dos estudos, estou focada no Coda Doctorate, que está na reta final e eu estou com muito conteúdo pendente para estudar. E em relação aos posts, apenas vou adiantar os meus planos do ano que vem. Postar toda semana tem sido interessante para manter o hábito da escrita, mas sinto falta de escrever posts mais profundos.
Meu projeto no Coda Doctorate é um documento para me ajudar a centralizar a minha produção de conteúdo e, quem sabe, conseguir organizar melhor a pesquisa e escrita dos posts e das edições da newsletter.
Dando tudo certo, vou conseguir retomar a minha rotina sem maiores problemas.
Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2022.
ㅤ
Esse mês iniciou a pré-venda de Gay de Família. Esse livro foi o último que li no ano passado e achei maravilhoso. Essa edição é revisada e com histórias que o lançamento do ano passado não tinha. Fica a dica para quem gosta de histórias leves e divertidas.
ㅤ
O pequeno caderno das coisas não ditas - Clare Pooley
Um livro bem gostoso de ler. A história é contada de vários pontos de vista e acho que o formato ficaria legal adaptado para uma série. Gosto de consumir muitas histórias de ficção que me façam terminar sentindo que conheci uma boa história e foi com essa sensação que eu fiquei ao final da leitura.
Desafio de escrita
Um desafio para retomar o hábito da escrita diária.
ㅤ
Como já expliquei na edição, a Covid simplesmente destruiu os avanços que tinha conquistado com os meus hábitos. Mas não tem problema, porque agora estou até mais motivada do que antes. Com toda essa motivação, inventei de iniciar o desafio #100DaysOfWriting. Caso você não conheça, ele é derivado do #100DaysOfCode, que é bem mais conhecido.
O desafio de escrita tem duas regras simples:
Escrever todos os dias por 1 hora, durante 100 dias
E, a cada dia, tweetar o progresso com a #100DaysOfWriting
Gosto do aspecto de se comprometer publicamente, porque é uma coisa muito parecida com o que eu faço aqui na newsletter. Geralmente conto o que quero fazer para que o fato de ter mais gente sabendo me motive a não procrastinar.
Como estou na reta final do Coda Doctorate, vou iniciar depois da entrega do projeto. Então a data inicial será 5 de setembro. Considerei essa uma boa data também porque, iniciando em setembro, o desafio termina em dezembro.
Vou postar todo o progresso no Twitter da newsletter e, caso você queira participar também, é só fazer o mesmo com a #100DaysOfWriting. Também vou trazer algumas atualizações nessa seção, conforme for avançando no desafio.
Caso a escrita não seja o seu hobby, o site do projeto tem várias sugestões de desafios.
Para me apoiar na organização e acompanhamento do desafio, criei um arquivo no Coda com um monitor dos dias do desafio. Caso queira usar também, basta ter uma conta e copiar esse documento.
Iniciei a edição com derrota, mas finalizei com vitórias futuras (assim espero). A partir da próxima, espero voltar com a programação normal. Também espero que tenha curtido o novo layout. Sem todas as seções não dá para ver todas as alterações, mas já dá para ter uma ideia de que o foco segue no conteúdo.
Com os imprevistos, ainda não foi possível colocar o novo template do blog no ar. Mas a intenção é que até o final desse mês a nova versão já apareça nas páginas principais.
Feedbacks são bem-vindos e espero que tenha gostado.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
ㅤ
Imagem do preview de Brian Wangenheim, via Unsplash