Terceira parte do capítulo “O presente”
Fiz o exercício de pensar se tive a experiência de sentir o tempo passar mais devagar e consegui lembrar de alguns sustos em que fiquei com os sentidos mais aguçados. Inclusive, consegui experimentar essa sensação durante a leitura dessa parte, quando cliquei no aplicativo de segurança do prédio sem querer e acabei abrindo um portão. Como o aplicativo não mostrava as câmeras, precisei descer para conferir se causei algum problema na viagem mais lenta de elevador que já fiz em todo o tempo que moro aqui. Então, sim, estou muito convencida de que a passagem do tempo depende do que está acontecendo com a gente no momento.
Achei bem complicado entender o experimento com o flash. Como ele foi configurado e testado até ficou claro, mas como o que foi observado foi interpretado já não entrou muito na minha cabeça. Por isso, fiquei feliz em ver que o autor também teve dificuldades para entender o experimento da posvisão. Na explicação seguinte, entendi o efeito de forma muito mais clara do que na explicação inicial do pesquisador.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Trilha de Valor para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.