Informações do livro
Autor: Nassim Nicholas Taleb
Editora: Objetiva
Sinopse: Um Cisne Negro é um evento que reúne três características principais: é altamente improvável, produz um enorme impacto e, depois que acontece, inventamos uma explicação que o faça parecer menos aleatório e mais previsível do que de fato é. Para Nassim Nicholas Taleb, esse fenômeno está na base de quase tudo que acontece no mundo ― da ascensão das religiões aos acontecimentos em nossas próprias vidas. O incrível êxito do Google, por exemplo, foi um Cisne Negro, assim como o Onze de Setembro.
Por anos, Taleb estudou sobre a forma como nos enganamos ao achar que sabemos mais do que na verdade sabemos. Segundo ele, fixamos nosso pensamento em dados irrelevantes, enquanto eventos maiores continuam a nos surpreender e a moldar o mundo. Esta nova edição apresenta um ensaio com ferramentas para navegar e explorar um mundo de Cisnes Negros.
Elegante, surpreendente e com reflexões de alcance universal, A lógica do Cisne Negro nos mostra como parar de tentar prever tudo ― e tirar proveito da incerteza.
Porque pode ser uma boa leitura
Esse livro foi sugerido por dois integrantes do clube. Só por isso, já acredito que vai ser uma leitura coletiva interessante. Assim como nos livros anteriores, as escolhas da votação sempre são muito certeiras e o histórico do clube me deixa tranquila em relação a esse livro. Além disso, o autor é bastante conhecido. Tenho alguns livros dele aqui em casa, que mantenho na fila de leitura apenas pelo fato de que são grandes demais para querer ler em paralelo com outros livros. Aqui o clube também me ajuda, porque sempre priorizo a leitura coletiva, então agora, finalmente, vou ler algo do Nassim Nicholas Taleb.
O assunto do livro também me interessa bastante. Costumo procurar razões para vários acontecimentos e entender que nem tudo pode ser previsto ou explicado pode ser um alívio bem-vindo para a minha ansiedade. Gosto de livros com vários exemplos e aplicações dos conceitos e acredito que esse vai ser o caso. Assim, fica até mais fácil para eu compartilhar as minhas impressões ao longo da leitura. Também estou com expectativas de encontrar alguma prática para ser aplicada no dia a dia. Quem sabe o autor não apresenta algo que podemos testar para ver se funciona.
Número de páginas por publicação
O livro tem 565 páginas no total. Fiz a divisão excluindo agradecimentos, glossário, notas adicionais, referências bibliográficas e índice remissivo, o que nos deixa com aproximadamente 460 páginas para ler.
A leitura será dividida nas seguintes partes:
Parte um: 25 páginas
Parte dois: 21 páginas
Parte três: 29 páginas
Parte quatro: 28 páginas
Parte cinco: 30 páginas
Parte seis: 26 páginas
Parte sete: 28 páginas
Parte oito: 24 páginas
Parte nove: 30 páginas
Parte dez: 26 páginas
Parte onze: 32 páginas
Parte doze: 27 páginas
Parte treze: 27 páginas
Parte quatorze: 15 páginas
Parte quinze: 22 páginas
Parte dezesseis: 28 páginas
Parte dezessete: 23 páginas
Parte dezoito: 15 páginas
É uma média de leitura de 25 páginas a cada 15 dias e 1,6 página por dia.
O maior trecho é a parte onze, com 32 páginas. Mesmo tentando manter o máximo de 30 páginas por quinzena, decidi manter uma divisão que fizesse mais sentido durante a leitura e que não deixasse nenhuma seção pela metade. De qualquer forma, é uma parte que pode ser lida em aproximadamente 2 páginas por dia.
Vai ser uma leitura longa, mas espero que também seja muito prazerosa.
ㅤ
Essa leitura se inicia no dia 22/10.
Como entrar no clube
Para entrar no Clube do Livro para Introvertidos, clique aqui ou no botão abaixo. Caso tenha dúvidas a respeito do formato, esse post e essa publicação podem te ajudar.
Novo programa de indicações
Fiz algumas reformulações no programa de indicações. O novo formato foi explicado aqui.
Caso queira compartilhar o clube com mais pessoas, é só clicar nesse botão: