Olá,
Semana pós-feriadão sempre parece uma semana infinita. Por isso, sugiro que tu use esse tempo extra para configurar um MFA nas tuas principais contas. Explico sobre ele na seção "Organização pessoal".
Também incluí na edição de hoje uma explicação sobre o Obsidian, uma ferramenta muito útil para organizar informações. Essa também é outra dica que é boa de colocar em prática nessa semana.
Espero que seja uma boa leitura!
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Obsidian
📚 Clube do livro para introvertidos: Votação para o próximo livro
🪴 Organização pessoal: Autenticação de dois fatores
📖 Aprendizado contínuo
📄 Notas quinzenais
📚 Lista de leitura
💻 Últimos posts do blog
🎯 Tema da edição: Obsidian
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Na segunda-feira, publiquei um post falando sobre o meu novo projeto relacionado aos meus dados: a transferência dos meus documentos do Coda para o Obsidian. Lá eu explico a motivação e quais são as minhas expectativas, mas não explico o que é o Obsidian. Por isso, decidi falar sobre essa ferramenta na edição de hoje.
O Obsidian é um aplicativo gratuito, criado com o intuito de ajudar na organização do conhecimento. Isso é feito através de notas, que são arquivos no formato Markdown, armazenados localmente. O que significa que, diferente de algumas ferramentas concorrentes como o Coda e o Notion, você pode ter mais privacidade, mantendo as suas informações somente com você. E o uso do Markdown também permite que você não fique preso à ferramenta, já que é um formato aberto, usado em vários outros softwares.
Outro ponto muito positivo do Obsidian é que é possível personalizar ele para o seu caso de uso específico, através de vários plugins. Além dos core plugins, feitos pelo próprio time do Obsidian, existem diversos plugins criados pela comunidade, que adicionam novas funcionalidades na ferramenta. Um plugin bem interessante é o Daily Notes, que permite que você crie notas diárias usando um template (outro plugin) para fazer registros no formato que você quiser.
Além de registrar notas em formato texto, é possível linkar as notas entre si, gerando um grafo com as conexões, criar um canvas para organizar as informações visualmente e publicar as suas notas online através do serviço do Obsidian (feature paga). O serviço de sync tambem é pago, mas é possível adicionar o seu vault em uma pasta compartilhada dentro do OneDrive ou do iCloud e fazer a sincronização sem precisar assinar nenhum serviço extra.
O vault representa a pasta em que o Obsidian vai armazenar as suas notas. Dentro do Obsidian, você pode armazenar as notas soltas, não sendo estritamente necessário criar uma estrutura de pastas. Mas uma pasta raiz precisa ser criada para ser o local principal das notas. Você também pode criar vários vaults para separar as suas notas. É possível, por exemplo, criar um vault para as suas notas pessoais e outro para as suas notas profissionais. Dessa forma, cada um dos vaults pode ter a sua própria configuração de plugins, aparência e arquivos.
Existem vários formatos para organizar as suas notas no Obsidian e várias técnicas de organização do conhecimento que podem ser implementadas dentro da ferramenta. Se você precisa de uma ferramenta gratuita e flexível para organizar as suas informações, o Obsidian pode ser uma boa opção. A página de ajuda da ferramenta ensina todos os primeiros passos e o subreddit tem uma comunidade muito ativa que compartilha frequentemente sistemas de organização das notas.
📚 Clube do livro para introvertidos: Votação para o próximo livro
Um clube para quem quer participar de leituras coletivas, sem necessariamente precisar interagir. Para participar, assine a newsletter do projeto.
ㅤ
Eu estou tão revoltada com a nossa leitura atual, que esqueci de avisar na última edição que na semana que vem eu vou abrir a votação para o próximo livro. Para não ser uma leitura tão grande quanto a atual, vou selecionar livros menores.
A votação fica aberta por 1 semana e o resultado da votação vai ser divulgado no dia 15/07.
🪴 Organização pessoal: Autenticação de dois fatores
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Depois de falar sobre backups e sobre um gerenciador de senhas, achei que fazia sentido falar sobre a autenticação de dois fatores. A segurança é um assunto que, geralmente, a gente só dá a devida importância quando passa por uma situação de vazamento de dados ou de acesso indevido nas nossas contas. Mas é importante seguir pelo caminho de evitar problemas e estou aqui fazendo o papel de quem quer te puxar para o lado de quem prefere se prevenir ao invés de correr atrás do prejuízo.
Ao configurar uma autenticação de dois fatores, sempre que você for fazer o login em algum serviço, vai ser preciso adicionar um código de verificação gerado dinamicamente após adicionar o usuário e a senha. Existem diversos aplicativos que podem ser usados para esse fim, mas o que uso atualmente é o Microsoft Authenticator.
Para identificar se uma ferramenta possui autenticação de dois fatores disponível, basta acessar as configurações e procurar pela autenticação ou pelos termos "Autenticação Multi-Fator", "Multi-Factor Authentication" ou "MFA". Caso não consiga achar nenhuma configuração do tipo, também vale procurar no Google se esse serviço está disponível.
A configuração é geralmente feita lendo um QR code com o aplicativo autenticador e incluindo no sistema o código gerado dentro desse mesmo aplicativo. A partir do momento em que o MFA for ativado, vai ser necessário gerar esse código para cada login. É uma etapa meio chata se você faz login frequentemente, mas é bem importante para deixar a conta mais segura.
Ao configurar o MFA, o sistema vai fornecer uma lista de códigos para recuperar a senha. É importante guardar essa lista imediatamente, já que ela serve para recuperar a conta e não é disponibilizada novamente. Eu costumo usar o cofre do OneDrive para armazenar esses códigos, já que é uma pasta com uma camada extra de proteção.
Se você fizer o backup dos seus dados, usar um gerenciador de senhas para criar senhas únicas para cada serviço e ativar a autenticação de dois fatores, provavelmente você nunca vai saber o que é perder o acesso aos seus serviços e dados digitais.
Uma última dica: cuidado com os e-mails de phishing que podem ser enviados para tentar burlar essas barreiras. Se algum desses serviços de proteção te enviar um e-mail falando sobre problemas na sua conta, é sempre bom logar nas ferramentas para verificar as configurações ao invés de clicar diretamente em algum link.
📖 Aprendizado contínuo
Seção com a minha rotina de aprendizado.
ㅤ
🖥️ Cursos da Alura
Django: persistência de dados e Admin
Até o momento, esse foi o curso que mais demorei para concluir dentro do plano de estudos "[Alura] - Django: crie aplicações em Python". Além de não estar no meu melhor momento para estudar, esse curso tem muitos erros que foram mantidos nos vídeos e acho que esse foi o principal motivo para a minha lentidão na conclusão.
Apesar disso, foi um curso em que aprendi muito sobre como o Django lida com o banco de dados e sobre como os componentes do framework conversam entre si. No final, valeu a pena ter feito.
ㅤ
🗓️ Planos de estudos
Eu suspendi o plano de estudos "[Clube do bordado] Pintura de agulha: Desvendando o ponto matiz". Eu quero seguir nele, mas preciso de tempo para fazer os exercícios e isso é algo que não estou tendo no momento. Espero conseguir retomar no final do ano.
Acredito que os próximos 15 dias serão mais produtivos, já que não tem nenhum feriado e estou com as semanas um pouco mais tranquilas no trabalho. O que significa que estou conseguindo ter os meus momentos de foco na segunda-feira para estudar e sigo disposta para estudar durante a noite.
A lista com todos os meus planos de estudos para 2025 pode ser encontrada aqui.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Como se libertar do microestresse e ter mais foco
Pequenos estresses do dia a dia roubam a nossa atenção e esgotam a nossa energia. Esse artigo indica práticas para manter o foco no que importa e reduzir essas distrações.
ㅤ
Somos muito impacientes para sermos inteligentes?
Mesmo que a sociedade possua obsessão com velocidade e eficiência nas inovações, será que em algum momento vamos parar para respirar e aproveitar, de fato, as coisas que nos fazem melhores?
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Todo mundo tem que se vender agora, pelo menos pela lógica das redes
Mesmo que existam maneiras de você divulgar o seu trabalho de forma offline, seu alcance e frequência podem ser extremamente reduzidos por não estar nas redes. Hoje em dia, a norma é fazer dancinha no TikTok ou textão emocionado no LinkedIn para anunciar o seu trabalho.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2025.
ㅤ
Gay de família - Felipe Fagundes
Esse livro é maravilhoso. Eu já tinha lido a primeira versão e adorado o humor da história e é impressionante como essa qualidade não se perde na nova edição. Talvez não tenha sido a melhor ideia do mundo sugerir essa leitura em um clube do livro do trabalho, mas tivemos bons momentos discutindo os capítulos e a quantidade de cenas engraçadas em cada um deles.
O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro focado em não ficção e com leitura assíncrona. Por apenas R$ 5 mensais, você recebe o acompanhamento da leitura atual e tem acesso a todas as leituras anteriores.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Além dos posts do meu blog, eu publico alguns textos no Medium da empresa em que trabalho. O último foi o "Acompanhando o desempenho do time de Engenharia". Caso tenha interesse em saber como fazemos a nossa Operation Review, te convido a ler esse post também.
ㅤ
Newsletter
Esse post é uma republicação do texto enviado aqui na newsletter após a leitura do livro “Por que o tempo voa" no Clube do Livro para Introvertidos. É um texto com alguns destaques e conceitos do livro, que tem curiosidades bem interessantes sobre o tempo e sobre as convenções que criamos para ele.
ㅤ
Ferramentas
Transferindo documentos do Coda para o Obsidian - Parte 1
O lançamento de uma nova feature do Obsidian me fez querer avaliar o potencial da ferramenta como o novo meio principal para organizar as minhas informações. No primeiro post da série, compartilho o que eu inventei de fazer e os próximos passos do meu projeto.
A minha tarefa pós-feriadão vai ser ajustar a minha rotina para o inverno, porque agora está ficando frio de verdade no Rio Grande do Sul e a preguiça está mais forte do que nunca.
Também estou interessada em aprender algumas técnicas de organização para organizar melhor o meu novo vault do Obsidian. Espero conseguir compartilhar a respeito em breve.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
✉️ Edição anterior
🏞️ Trilha de Valor #106 - Diferença entre metas
Nesta edição, falei sobre como podemos diferenciar as nossas metas para ter mais sucesso na conclusão dos nossos planos. Também compartilhei sobre o Bitwarden, uma ferramenta de gerenciamento de senhas.