Olá,
Essa edição foi escrita entre dois feriadões e fiquei até orgulhosa por não ter sido uma versão minúscula do que costumo enviar. O último final de semana foi dedicado ao descanso e aos doramas, então acabei não finalizando o texto no domingo, como geralmente costumo fazer.
Mas acho que foi justamente esse descanso que me ajudou a escrever as seções de forma bem mais rápida e com um conteúdo que eu espero estar no mesmo nível de qualidade dos anteriores.
Boa leitura!
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🔁 Falando sobre agilidade: A importância da Daily
👥 Sobre gestão: Introdução para os rituais de gestão
📘 Livro do mês: Lean Inception
💻 Últimos posts do blog
Falando sobre agilidade: A importância da Daily
Uma seção para falar de agilidade, misturando teoria, prática e muitos questionamentos.
ㅤ
Quando falo sobre a Daily pela primeira vez com o time, sempre noto algo engraçado. Todos assumem que temos que fazer, mas se perguntarmos a importância para qualquer pessoa que está conhecendo a reunião, certamente a resposta é relacionada com o fato de que todos os times fazem, então devemos fazer também.
Outra coisa interessante é a memória coletiva de responder as 3 perguntas:
O que eu fiz ontem que ajudou o time de desenvolvimento a atingir o objetivo da Sprint?
O que eu vou fazer hoje para ajudar o time de desenvolvimento a atingir o objetivo da Sprint?
Tenho algum impedimento que me impede ou impede o time de desenvolvimento a atingir o objetivo da Sprint?
Por mais que eu ache interessante usar com esse formato em um time em formação, a última versão do Scrum Guide removeu a sugestão das perguntas e, mesmo assim, percebo o entendimento de que elas devem ser sempre utilizadas.
Porém, com o passar do tempo, é perceptível o quanto uma Daily que segue alguns pontos cruciais é importante.
Participação de todo o time
Acho que não existe nada mais decepcionante do que entrar em uma Daily e perceber que nem todas as pessoas estão presentes. Sei que dependendo do cenário existem Dailies em vários níveis, mas sempre penso no que os outros estão perdendo ao não estarem presentes nesse momento de alinhamento.
Atuando em um time remoto, que está buscando cada vez mais trabalhar de forma assíncrona, usar a Daily como momento de passar recados importantes é um grande facilitador do meu trabalho. Então quando não temos todos do time participando e existe alguém precisando de apoio, noto o quanto o Slack tem um aumento no número de mensagens ao longo do dia.
Por outro lado, é muito gratificante ter todos os integrantes do time reunidos e notar as trocas e combinados que acontecem. Além, é claro, de notar na Daily seguinte que o trabalho seguiu adiante.
Escuta ativa durante toda a Daily
Além da participação do time, também é recomendado manter a escuta ativa durante toda a reunião, por causa de dois pontos importantes. O primeiro ponto é que temos que focar durante apenas 15 minutos, o que não é tão difícil. E o segundo ponto é que certamente ninguém gosta de falar sem que os outros estejam prestando atenção. Por isso, recomendo que se dê a atenção à fala do colega da mesma forma que gostaria de receber atenção quando for a sua vez de compartilhar.
Outro momento gratificante da Daily é aquele em que uma pessoa sinaliza um problema e a outra diz que sabe resolver. Ou quando alguém percebe que algum combinado não foi completamente entendido por todos e a Daily vira o momento de corrigir a rota. Só de pensar no trabalho que seria descobrir alguns problemas somente no final da Sprint, chego a pensar que eu mesma não valorizo a Daily como deveria.
Respeito ao timebox
Para que todos participem e mantenham a escuta ativa durante toda a Daily, é preciso que o timebox de 15 minutos seja respeitado. Já fiz parte de times como desenvolvedora onde a Daily tinha, no mínimo, 1 hora de duração e confesso que era o pior momento do dia. Ficar ali me esforçando para ouvir o que os outros tinham para dizer, ao mesmo tempo em que pensava no trabalho que precisava ser feito, era muito desgastante e não via sentido nenhum na reunião que virava uma rodada de cobrança.
Para termos um timebox respeitado, inicio facilitando todas as Dailies do time. Assim, todos se acostumam com ela iniciando e terminando no horário. Se alguém precisa de mais detalhes a respeito de algum problema, oriento que tome nota e combine uma conversa pós Daily.
Além da orientação e intervenção do Scrum Master nas ocorrências iniciais para que o time entenda o que é uma Daily de verdade, também deve ser trabalhado o comprometimento do próprio time. Para a Daily iniciar no horário, é preciso que todos cheguem na reunião com pontualidade. E, para manter a Daily efetiva, todos podem sinalizar quando algum assunto está fugindo do escopo e deve ser tratado depois da reunião.
ㅤ
A Daily tem só 15 minutos por dia. Mas são 15 minutos que podem ser muito bem aproveitados se todos entram preparados e dispostos a tirar o melhor proveito do momento em que todo o time está reunido. Quando bem conduzida, elimina mensagens e reuniões desnecessárias e evita que trabalho extra seja feito e esforço seja desperdiçado. São tantos benefícios que realmente não há argumento para não ter esse alinhamento todos os dias.
Sobre gestão: Introdução para os rituais de gestão
Uma seção para compartilhar as minhas descobertas a respeito da gestão de pessoas. As referências usadas na seção estão aqui.
ㅤ
Depois de falar sobre as competências que venho estudando, vou direcionar a seção para os rituais de gestão. Essa troca não significa que o tópico de competências se esgotou, mas tudo é muito amplo e gosto de estudar de forma diversificada.
Só que primeiro preciso deixar claro o que aprendi o que aprendi a respeito da gestão de pessoas. Ser um gerente significa:
Selecionar as pessoas certas para formar uma equipe
Desenvolver as pessoas
Elaborar processos para que as pessoas consigam desempenhar o seu trabalho
Evoluir os processos de forma que o resultado da equipe seja o melhor possível
Orientar e apoiar nas tomadas de decisão da equipe
Atuar na resolução de problemas
Se manter disponível para o time como um todo
Essa definição que estou passando aqui é uma colcha de retalhos do que encontro na literatura e um pouco do que tenho de experiência prática. Cada item poderia gerar um novo texto para a seção e até considero que isso pode acontecer no futuro. Principalmente porque, na minha primeira experiência com a gestão, fiz a pergunta mais básica de todas: “O que é esperado de mim como gestora?”. E a resposta foi tão vaga e mal formulada que eu simplesmente não sabia o que fazer e como o que eu estava fazendo poderia ser avaliado.
Por isso, acredito que é importante deixar claro a definição que enxergo para o gerente nesse momento. Porque, além de entender quais são as competências necessárias para o papel, é importante entender a necessidade e o objetivo dos rituais de gestão.
Os rituais que vou listar nas próximas edições, dizem respeito às ferramentas que o gestor pode usar para conseguir desempenhar cada um dos pontos que listei na definição de gerente. Não vai ser uma lista exaustiva, mas sim as que entendo serem as principais para desempenhar o trabalho, considerado o esperado para um gestor de média liderança.
Esse é outro conceito importante que acabei não comentando quando iniciei essa seção. No momento, trabalho em um cargo de média gestão. Isso significa que as pessoas que formam o time em que atuo são as que impactam a operação de forma direta. No meu caso em específico, faço a gestão de uma Squad composta por um Product Manager, um Designer e alguns desenvolvedores.
Caso você tenha algum conhecimento sobre o pipeline de liderança, deve saber que o próximo nível é “gerenciar gestores” e segue uma escalada até o nível “gestor corporativo”. Mas, quero reforçar novamente, que a minha experiência está no nível “gerenciar outros”. Ou seja, fiz apenas a primeira passagem.
Com esse alinhamento, podemos seguir adiante e entender melhor os rituais de gestão.
Livro do mês: Lean Inception
Todo mês, uma indicação de livro para o desenvolvimento pessoal e profissional.
ㅤ
Ficha técnica
Título: Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo
Autor: Paulo Caroli
Editora: Editora Caroli
Porque é uma boa leitura
Quando a ideia desta newsletter surgiu, eu fiz uma Lean Inception para definir como seria a versão inicial. Quando alguém tem uma ideia de algum produto legal e pede a minha ajuda para definir o MVP, eu também sugiro a Lean Inception. E quando eu penso em escrever um post sobre o assunto, eu sempre penso nesse livro, que tem tudo o que é necessário fazer para conseguir facilitar uma Lean Inception completa.
Por mais que já conheça o processo, ele sempre inicia com uma olhada no livro para relembrar a agenda e como organizar os encontros. Caso você não tenha como fazer o treinamento e quer aprender a facilitar uma Lean Inception, leia esse livro e pense no que ele ensina como primeira opção para tirar uma ideia de produto do papel.
Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Facilitação
Escrevi esse post sobre o ICE Score aproveitando o período de planejamento estratégico. O ICE usa pontuações de impacto, confiança e facilidade para definir a ordem de priorização de itens. É um método bem simples de entender e que ajuda bastante.
ㅤ
Quando facilitamos reuniões, devemos sempre pensar em como tirar o melhor proveito do tempo das pessoas reunidas. Existem várias técnicas de facilitação que ajudam a aumentar a efetividade e nesse post compartilho algumas dicas para conseguir um alto nível de alinhamento entre os envolvidos.
ㅤ
Extra
Melhoria contínua no acompanhamento das Squads
Os resultados do time em que trabalho no momento são compartilhados em uma reunião chamada Operation Review. Depois de algumas ocorrências, notamos que não estava sendo tão produtivo e precisávamos experimentar algo novo. Esse artigo no Medium descreve como experimentamos um novo formato de reunião e como ele mudou a forma em que discutimos os resultados dentro do time de Produto.
Amanhã já é feriado de novo, então se você está lendo no dia em que eu enviei, bom feriado. Como citei os doramas na introdução, vou deixar três recomendações:
Apesar da escolha de nomes que considero bem exótica, essas séries são muito viciantes. As duas primeiras estão com a temporada completa na Netflix e a terceira ainda está com episódios estreando todo sábado.
Aceito recomendações de outros doramas viciantes para esse feriado.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
ㅤ
Imagem do preview de Anastasiya Romanova, via Unsplash