Olá,
Eu sempre gostei de estudar. E quando eu percebi que poderia mudar a minha vida através do estudo, passei a gostar ainda mais.
Mas aí a vida acontece e encontramos situações que fazem a gente se afastar do estudo. Seja um curso difícil, achar que não precisa mais estudar para evoluir ou apenas preguiça.
Só que eu sei, lá no fundo, que estudar é algo que me faz bem. Por isso, na edição de hoje, vou compartilhar um material que reacendeu a minha vontade de manter uma rotina de aprendizado contínuo mais organizada. E, para me ajudar nisso, também vou estrear uma nova seção para compartilhar essa jornada.
Abraço,
Ingrid Machado
Ficha técnica
Título: Mindshift: Mude seu padrão mental e descubra do que você é capaz
Autores: Barbara Oakley
Editora: BestSeller
Porque é uma boa leitura
Já conhecia a autora por conta do curso "Learning how to learn". E, apesar de não ter concluído o curso na época, usei muitas das sugestões passadas para estudar para as provas da faculdade.
Neste livro, são compartilhadas histórias de pessoas que passaram pelo “Mindshift”. Que é a transformação profunda através do aprendizado que fez com que se sentissem melhor em um mundo que nem sempre é acolhedor para quem pensa diferente. Além de falar sobre técnicas de aprendizado, o livro fala de pesquisas que comprovam que as práticas são eficazes.
A cada capítulo, é sugerido criar um diário sobre como aprendemos, atingimos nossos objetivos ou planejamos a nossa carreira. Fiz todos e posso dizer que fiquei com um registro bem interessante sobre como devo guiar os meus estudos em direção ao meu próximo objetivo profissional.
Indico esse livro para quem pretende iniciar ou manter uma rotina de aprendizado contínuo. E precisa de motivação ou direcionamento para conseguir manter essa prática.
Aprendizado contínuo
Seção com os últimos cursos que concluí.
ㅤ
Eu uso muito a newsletter como forma de manter o engajamento nos meus objetivos. O compromisso público, além de me ajudar a externar os meus planos de forma organizada, também faz eu me manter empenhada.
Por isso, ao notar que tenho planejado muitos cursos e não tenho iniciado nenhum, decidi compartilhar o que estou estudando aqui na Trilha de Valor. Provavelmente, nem todos os cursos serão focados em uma área específica, porque gosto de estudar muitas coisas diferentes. Mas espero que compartilhar o que estou aprendendo com outros conteúdos além de livros possa ajudar quem gosta de se manter aprendendo.
A escolha do nome é para refletir esse processo que tento manter na minha vida, sempre pensando no que eu gosto de estudar e não no que eu sou obrigada. Então espere ver aqui desde gestão de pessoas a bordado livre. Vai ser sempre o que eu estiver mais interessada no momento.
Espero que a seção seja interessante e fico no aguardo de sugestões de cursos.
Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2022.
ㅤ
Mindshift: Mude seu padrão mental e descubra do que você é capaz
Indicação da edição. Um bom livro para ler seguindo os exercícios para terminar com uma análise interessante sobre o seu perfil e ambições para o futuro.
Desafio de escrita
Um desafio para retomar o hábito da escrita diária.
ㅤ
Esse último período foi o mais diferente e interessante de todos. Diferente porque fiquei mais de um dia sem escrever (antes tinha sido somente um dia perdido) e interessante porque realmente não me abalei com isso.
Costumo ser muito rígida comigo mesma quando me comprometo com algo. E ao perder alguns dias do desafio, mesmo seguindo as regras, eu poderia ter tido uma sensação de derrota. Essa sensação, felizmente, não veio.
Acho que tudo depende do contexto em que a falta acontece. Por exemplo, nos últimos 15 dias eu estava de férias, tivemos a apuração do primeiro turno das eleições e também fiquei doente em um desses dias. São muitas coisas que me exigiram um foco maior do que o desafio ou em que eu precisei simplesmente descansar de todos os meus compromissos.
Com o meu retorno, acredito que os dias perdidos serão bem raros. Mas sigo feliz de saber que estou mais gentil comigo mesma nesses dias que passaram.
Querer compartilhar conhecimento para que as outras pessoas consigam ter as mesmas oportunidades que eu tive é uma forma de retribuir o quanto fui ajudada na minha jornada. É a minha consciência de que só podemos considerar que estamos bem, se as pessoas ao nosso redor também estão.
Mais importante do que se manter aprendendo, é não se esquecer do que aprendeu. Como alguém que foi muito beneficiada por políticas sociais, não poderia deixar de declarar o meu voto no segundo turno. Assim como no primeiro turno, o meu voto no dia 30 é no Lula. O meu voto é no que eu acredito que vai permitir que mais pessoas cresçam e possam ter uma vida digna nos próximos anos. É o voto que eu acredito que vai fazer pelos outros o bem que o voto de outras pessoas fez por mim.
Votem com consciência.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
ㅤ
Imagem do preview de Maarten Deckers, via Unsplash