Olá,
Há alguns meses, organizei uma série de posts sobre como lidar com mudanças. Na época, estava deixando o trabalho invadir a minha vida pessoal e precisei usar todas as ferramentas que conhecia para resolver a situação.
Na semana passada, finalmente publiquei a introdução. Digo finalmente porque me deixei levar e a cada nova descoberta decidia incluí-la em um dos posts. Mas esse é um ritmo que não me permitiria publicar a série.
Certamente o meu conhecimento vai mudar e as situações também. Mas, melhor do que se deixar abalar, é só fazer algo para lidar melhor com a situação. Por isso, a edição de hoje é dedicada a esse tópico que tenho estudado constantemente.
Boa leitura!
Abraço,
Ingrid Machado
Organização pessoal: Organizando a dieta
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
É impressionante como que algumas coisas a gente fica em negação e, quando aceita o óbvio, parece que fez uma grande descoberta.
Há alguns meses, fui ao médico e recebi algumas recomendações. Dentre elas, estavam dieta e exercícios. E foram justamente essas recomendações que demorei mais tempo para acatar.
Voltando das férias, decidi que era o melhor momento para iniciar, justamente porque já tinha tido uma quebra na minha rotina e teria que reajustar o meu dia a dia. Só que é muito fácil viver de delivery e ultraprocessados.
Quando mudei a lista de compras, também tive que adaptar a forma que armazeno e preparo os alimentos. É muito mais fácil pedir um frango empanado no iFood do que descongelar um peito de frango, cortar o filé, fazer uma salmoura e grelhar no azeite, por exemplo.
E esse tempo para fazer a comida da forma mais saudável possível consume muito tempo da rotina. Por isso, não me surpreendeu quando eu descobri uma comunidade de pessoas que dedicam o domingo a fazer marmitas. E é realmente um caminho sem volta. Porque, depois de passar uma semana cozinhando todos os dias no almoço e na janta sem sobrar tempo para viver direito, você só quer uma forma de conseguir se livrar dessa rotina ingrata.
Dito tudo isso, vou compartilhar algumas dicas que estão me ajudando a seguir a dieta:
Faça uma lista de compras: praticamente tudo o que você tem costume de comprar vai ter que ser deixado de lado no supermercado. E ir sem uma lista vai te fazer andar muito e esquecer metade dos itens da dieta
Organize os pratos da semana: mesmo que não seja possível fazer tudo no final de semana, prepare o que puder. O que já puder ser assado, fatiado, temperado, descongelado e o que mais for possível adiantar é melhor fazer com antecedência
Se prepare para a louça: nunca na minha vida precisei lavar tanta panela, isso que tenho com quem dividir essa tarefa
Compre potes: eu tenho vários potes na minha casa e depois que comecei a dieta parece que nunca tive o suficiente
Tenha companhia: se possível, tente incluir quem mora com você ou algum amigo na dieta. Ter alguém para reclamar ou para compartilhar as maravilhas que comer melhor faz por você é uma ótima forma de manter o embalo
As dicas que eu compartilho aqui não são um sinal de que estou conseguindo seguir a minha dieta 100%. Alguns dias são mais corridos que outros e estou fazendo o meu melhor. E é isso o que importa.
Caso esteja enfrentando esse desafio chamado dieta, saiba que não está sozinho. E que ninguém consegue mudar do dia pra noite, é tudo uma questão de ir cultivando hábitos.
Para deixar claro, estou apenas compartilhando a minha experiência pessoal. Para iniciar qualquer dieta ou atividade física, o ideal é ter acompanhamento médico.
Aprendizado contínuo
Seção com os últimos cursos que concluí.
ㅤ
No início deste mês, concluí a formação de liderança da Conquer. Como os outros cursos que já fiz lá, achei os vídeos cheios de boas referências e me surpreendi com alguns tópicos que não imaginava que estariam no curso. Finalizar falando de diversidade e inclusão foi um belo acerto.
Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Estar publicando a série "Lindando com mudanças" é bem importante para mim. Além de ser um conteúdo um pouco mais elaborado, é algo que eu fico feliz de compartilhar. Principalmente por ser um tema sensível e que batalho constantemente para evoluir. Espero de verdade que as dicas que vou compartilhar ajudem outras pessoas da mesma forma que me ajudaram.
ㅤ
Desenvolvimento pessoal
Lidando com mudanças - Introdução
Dizer que o mundo está mudando já virou clichê. A cada ano que passa, somos apresentados à novas tecnologias e informações que mudam a nossa forma de pensar e agir. E, a cada dia, é possível que mudanças nas esferas pessoal e profissional nos atinjam de forma repentina. Então, se a mudança é uma constante e uma realidade, entendo que resta somente procurarmos uma forma de saber como lidar com ela.
Baseado no framework BANI, esse post apresenta como que o mundo em que vivemos está configurado atualmente. Nos posts seguintes, pretendo apresentar quais são as ferramentas e estratégias que podemos utilizar para superar cada uma dessas características da melhor forma possível.
ㅤ
Ferramentas
Sistema de gestão de conteúdo - Ideação
O documento que uso atualmente para produzir o conteúdo do blog e da newsletter foi o meu projeto de conclusão do Coda Doctorate. Para compartilhar como esse documento foi criado durante o curso, escrevi 3 posts: este com a ideação e dois com a construção.
Desafio de escrita
Um desafio para retomar o hábito da escrita diária.
ㅤ
Por mais que ainda não tenha conseguido definir o melhor horário para o desafio, ter o compromisso de escrever todos os dias tem funcionado muito bem para organizar a minha rotina. Postar uma vez por semana é algo que eu tinha prometido para esse ano. Só que eu não queria que fosse um compromisso que tirasse o meu gosto por escrever no blog.
Seguindo o desafio, tenho um calendário de publicação organizado até fevereiro. Sendo que não são conteúdos que estão sendo feitos na pressa. Todos eles passam por mais de uma etapa de revisão e, por mais que possa ter um erro aqui ou ali, são de uma qualidade que me deixam orgulhosa do meu trabalho.
Na duas últimas semanas, vi casos de pessoas preconceituosas em vários lugares. Você até pode imaginar que já virou rotina, mas não deveria ser. A gente não pode se acostumar com isso.
E eu acho que isso tem muito a ver com o tema da edição de hoje. Num país que parece não aceitar e muito menos acolher a diversidade, está na hora das pessoas lidarem com as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos.
Aceitar que todas as pessoas têm espaço para ser o que quiser faz parte do mundo em que vivemos. E, caso alguém tenha dificuldade para aceitar isso, que se isole. Que viva somente entre os seus e deixe de aproveitar tudo o que a diversidade traz de bom.
Eu imagino como deve ser difícil iniciar a corrida com vantagem e, de repente, alguém que começou a corrida muito depois passar por você, que provavelmente não se esforçou nem para se manter na boa situação em que já estava. Mas a verdade é que eu não me importo nem um pouco com esse tipo de sofrimento (talvez inveja seja um nome um pouco melhor para me referir a ele).
A diversidade já está aí, lide com isso.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
ㅤ
Imagem do preview de Alessandra Zani, via Unsplash