Olá,
Nessa edição, quero explicar as mudanças que vão acontecer na newsletter. Várias já aconteceram ao longo de 42 edições e eu encaro como algo natural.
Meus gostos e interesses mudam, então quero refletir isso no que eu escrevo. E algumas coisas não fazem mais sentido, como alguns compromissos que eu fiz com o projeto. Por isso, essa edição explica o que vai mudar e traz algumas atualizações, como sempre.
Abraço,
Ingrid Machado
Mudanças na newsletter
A partir da próxima edição, algumas seções deixarão de existir ou serão remodeladas. De forma resumida, essas serão as mudanças:
Organização pessoal
Costumava enviar o uso do planner nesta seção mensalmente. Como já estou com uma rotina bem ajustada e já passei um ano compartilhando, acredito que não faz mais sentido seguir enviando. Por isso, esse trecho da seção não será mais enviado.
Porém, comecei a ler o livro "Hábitos atômicos" no final do ano passado. E, coincidentemente, o autor iniciou um curso gratuito de 30 dias para ajudar na implementação de hábitos. Por isso, pretendo compartilhar na seção como será essa minha tentativa de regular o meu dia a dia com bons hábitos.
Livro do mês
Estava me comprometendo a ler um livro por mês de não ficção e nem todos os que lia queria recomendar como destaque. E, para não perder a frequência, acabei indicando livros que nem tinha terminado de ler, mas que já achava bem interessantes.
Para manter um ritmo de leitura saudável, vou encerrar a seção. Porém, seguirei usando os cards com as citações dos livros quando encontrar algum mais interessante. Além disso, também criei uma página nova no blog, listando as minhas leituras de não ficção.
Desafio de escrita
O desafio de escrita acabou, então realmente não faz mais sentido manter a seção com as atualizações. As minhas anotações de cada um dos 100 dias podem ser vistas no perfil da Trilha de Valor no Twitter. Todas estão marcadas com a #100DaysOfWriting.
Notas quinzenais
O meu noivo tinha um projeto bem legal chamado "Notas quinzenais". Era uma newsletter com curadoria de links interessantes, enviada quinzenalmente. E, apesar do projeto estar parado, eu sigo recebendo links muitos interessantes dele (nada além da obrigação dele como noivo, na verdade). Por isso, surgiu a ideia do "Notas Quinzenais" virar uma seção aqui dentro da Trilha de Valor. Vamos experimentar esse formato e espero que você goste das recomendações dele tanto quanto eu gosto.
ㅤ
Outra mudança tem a ver com o assunto de cada edição. Percebo que, muitas vezes, eu limito o que quero enviar porque tento encaixar tudo dentro dos temas das seções. Por isso, vou abrir uma seção para falar sobre o tópico da edição. O que significa que o assunto da edição enviada vai aparecer de forma muito mais explícita.
A intenção é deixar a newsletter com um formato mais parecido com o de uma revista. Existe a matéria de capa e várias outras que não necessariamente têm a ver com o assunto do tópico principal. Mas o tópico principal sempre está disponível com destaque.
Quando eu sentir que o assunto conversa com o que tenho nas seções, pode ser que eu não abra esse espaço. Mas, quando sentir falta de um espaço para escrever sobre o tema da edição de forma mais profunda, a seção vai estar lá.
A seção "Falando sobre agilidade" respira por aparelhos, mas ainda segue viva. Tenho deixado ela um pouco de lado por não ter muita ideia do que escrever mesmo. Mas, de vez em quando, vem um assunto que se encaixa e ela volta. Por isso, deixo ela como uma seção cativa da newsletter.
De resto, tudo segue igual. Pretendo manter os textos sobre Gestão 3.0 na "Sobre gestão" até a última dimensão organizacional; na "Aprendizado contínuo" vou compartilhar os cursos que vou fazer no Coursera esse ano; a "Lista de leitura" incluindo o que li nos últimos 15 dias; e a "Últimos posts do blog" com o que publiquei nos últimos 15 dias.
Como sempre, estou aberta para sugestões. Então fique à vontade para enviar a sua opinião sobre as mudanças e até mesmo feedbacks sobre o que costumo enviar aqui.
Organização pessoal: Mudanças na produção de conteúdo
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Já falei mais de uma vez sobre como tenho usado o Coda para organizar vários aspectos da minha vida. E um deles é a produção de conteúdo do blog e da newsletter. Para essa organização, uso o documento que submeti como projeto final do Coda Doctorate.
Desde o início do ano, publiquei 24 edições da Trilha de Valor, sendo 8 delas produzidas no Coda. E a diferença de ter um fluxo organizado é gritante. Muitas vezes, fico pensando se não passo muito tempo organizando as coisas. Aparando as arestas para que tudo fique o mais automatizado possível. Mas, quando vejo o quanto esse tipo de prática facilita o meu dia a dia, vejo que vale a pena.
Na edição passada, ao montar a retrospectiva, vi o quanto preciso coletar dados em lugares diferentes, de forma manual. Mas, a partir do ano que vem, poderei compartilhar informações como essas:
E, mesmo que não compartilhe, conseguirei ter uma visão do que consegui produzir, do que ficou travado em alguma etapa e em qual categoria eu costumo me dedicar mais. Depois que a gente aprende a olhar o andamento das coisas com dados estruturados, fica difícil voltar para o formato anterior.
Agora é hora de seguir usando o documento e entender quais mudanças eu preciso fazer para que ele evolua. Certamente, não é a primeira versão que vai funcionar no dia a dia. E, inclusive, já fiz adaptações que foram bem importantes.
Espero conseguir continuar com esse ritmo e sentindo a tranquilidade de dedicar momentos do meu dia para escrever e seguir cultivando esse hábito que me faz tão bem.
Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Com a retrospectiva da edição anterior, acabei não enviando a lista com os últimos posts do blog. Esses foram os posts publicados no último mês:
ㅤ
Liderança e gestão
Neste post, falo sobre as diferenças entre gestão e liderança, bem como entre liderar e chefiar. Da mesma forma que o assunto foi abordado na newsletter anteriormente, trouxe uma definição sobre os estilos de liderança. Incluindo a descrição, vantagens e desvantagens de cada estilo.
ㅤ
Livros
Checkpoint final da lista de leitura 2022
Segunda parte da lista de livros que li em 2022. São as mesmas impressões que publico quinzenalmente na Trilha de Valor. Porém, agrupo os livros nas categorias de ficção e não ficção e mostro a nota que dei à época da leitura. Li muita coisa legal esse ano e acredito que vale a pena dar uma conferida, principalmente se você gosta de ler romances e suspenses.
ㅤ
Desenvolvimento pessoal
Lidando com mudanças - Ansioso
O terceiro post da série (e acredito que o maior de todos eles) fala sobre como lidar com o mundo ansioso em que vivemos. Algumas dicas eu descobri recentemente e outras já uso há algum tempo e me ajudam muito. Se, assim como eu, você também costuma sofrer com o que pode acontecer com as mudanças, esse é um ótimo post para conseguir algum alívio.
ㅤ
Insights
Lista dos 10 posts mais acessados em 2022. Alguns marcando a presença habitual, outros surpreendendo pela simplicidade versus número de acessos. Sempre gosto de conferir o que mais interessou no ano que passou para entender se o que eu gosto de escrever está alinhado com o que as pessoas gostam de ler. Vendo essa lista, vejo que deixei alguns tópicos interessantes de lado, mas que são muito bons para retomar nesse ano.
O Substack (plataforma que uso para publicar a newsletter) fez uma atualização simples, mas bem interessante: os títulos do texto agora estão com âncora. Por isso, vou deixar de usar a imagem para o sumário da edição. Além de ter um trabalho a menos na produção do conteúdo, também fica mais fácil para quem quer ir diretamente para alguma seção.
Essa feature é bem recente e não é possível, até o momento, incluir as âncoras no texto que é enviado para o email. Na verdade até é, mas, quando qualquer item do sumário for clicado, o conteúdo vai ser aberto no navegador. Espero que o Substack siga evoluindo e torne possível usar essa feature dentro do cliente de email.
Também espero que nenhuma mudança seja muito desagradável e que o que ficou faça sentido. Como já aconteceu antes, pode ser que alguma seção nova surja ou o modelo de envio dos emails mude novamente. Mas pretendo seguir sempre com o foco principal da Trilha de Valor: uma newsletter para quem gosta de ler sobre agilidade, carreira, livros e organização pessoal, tudo isso misturado com experiências e opiniões pessoais.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
ㅤ
Imagem do preview de Lance Asper, via Unsplash