Olá,
Essa é uma edição curtinha de carnaval, apenas para não deixar a data de envio em branco.
Hoje, falo sobre autoliderança. Um tópico que é muito importante e nem sempre priorizado quando estamos em busca de algum avanço na nossa carreira. Também falo sobre o meu uso de momentos de foco na agenda do trabalho e sobre como o Pomodoro vem mudando a minha forma de estudar.
Boa leitura!
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Autoliderança
🪴 Organização pessoal: Momentos de foco
📖 Aprendizado contínuo: Pomodoro
🎯 Tema da edição: Autoliderança
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
No momento, estou fazendo uma especialização em liderança e gestão estratégicas. E, no início do primeiro curso, as professoras destacam o quanto é importante se conhecer e saber se liderar antes mesmo de pensar em ser uma liderança para outras pessoas.
Como conceito, a autoliderança é descrita como o processo em que uma pessoa se influencia para desenvolver um autoconhecimento. E, a partir disso, direcionar os seus esforços para atingir os seus objetivos pessoais.
Na minha visão, a autoliderança está bem próxima da liderança pelo exemplo. Porque é muito difícil cobrar desempenho e comportamentos do time, quando nós mesmos não conseguimos demonstrá-los. Se mostrar uma pessoa pontual, que mantém uma rotina de aprendizado contínuo e que vai atrás dos seus objetivos é o primeiro passo para influenciar o time a seguir pelo mesmo caminho.
Trabalhar na autoconsciência e no autoconhecimento é o primeiro passo para iniciar a autoliderança. Porque é a partir desse conhecimento sobre si mesmo que vai ser possível identificar quais são os seus verdadeiros objetivos. Já tive momentos em que sabia que queria algo diferente, mas não conseguia verbalizar exatamente o quê. E assim fica muito difícil fazer uma mudança certeira. Por isso, apesar de ser um processo difícil, o esforço de se conhecer vale muito a pena.
Com os objetivos definidos, parte-se para o planejamento. Entender como você deve agir para atingir os objetivos e fazer um acompanhamento do progresso vai ajudar muito a alcançar o sucesso. Durante a execução do planejamento, vai ser preciso se automotivar e lembrar-se constantemente do porquê você faz o que faz. A autodisciplina também entra nessa etapa, sendo muito necessária para que os planos não se percam.
Falando num texto curto, parece algo muito fácil. Mas, mesmo tendo estudado pouco sobre isso, já percebo o quanto cada um desses passos é difícil. Por isso, estou registrando tudo o que venho aprendendo e pretendo condensar em um post um pouco mais longo quais são as competências e habilidades necessárias para a autoliderança.
🪴 Organização pessoal: Momentos de foco
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Sempre reclamei por ter a agenda cheia no trabalho. Mas também percebi que perdia muitas oportunidades para fazer uma limpeza. Seja no retorno de férias ou na mudança de área, sempre acabava ficando com alguns compromissos que não faziam mais sentido e tinha um certo receio de recusar.
Mas, felizmente, mudei essa postura e hoje uso a minha agenda como um apoio na organização das reuniões e das minhas atividades. E as minhas atividades são organizadas através dos momentos de foco. Eu uso o Outlook e o Teams, então recebo sugestões de foco através dos Insights do Viva. Mas nada impede que você cadastre esses momentos diretamente na agenda, como faço de vez em quando.
Sempre que preciso de algum tempo para fazer algumas atividades que exigem a minha atenção, fecho horários na agenda para o foco. Mas, se eu preciso me dedicar a uma atividade específica, costumo apenas mudar o título da agenda para o nome da atividade. Assim, me comprometo a dedicar o horário para aquela atividade somente.
Não me importo muito se alguém tenta marcar alguma coisa no meu momento de foco geral. Mas também me sinto confortável o suficiente para recusar algo se preciso me dedicar. Digo isso porque recebo feedbacks sobre como nem sempre esses momentos são respeitados. Mas, em última instância, você é o responsável pelos seus compromissos e precisa saber avaliar o que pode ou não ser mais importante do que o seu momento de foco.
📖 Aprendizado contínuo: Pomodoro
Seção com a minha rotina de aprendizado.
ㅤ
Eu já conheço o Pomodoro há um bom tempo e sei também o quanto é vantajoso para a minha produtividade. Mas nada melhor do que fazer um curso sobre como aprender e ouvir a teoria por trás do método para me fazer levar ele mais a sério.
Desde que finalizei o curso, tenho incorporado o Pomodoro no meu dia a dia de trabalho. E, depois que as quartas-feiras sem reuniões foram implementadas, ficou mais fácil ainda ter esses momentos de foco.
Como comentei na seção "Organização pessoal", costumo marcar muitos momentos de foco na agenda. Mas, às vezes, me perco no que deveria estar fazendo e o tempo reservado não é suficiente para concluir a atividade. Ao fazer Pomodoros nos momentos marcados para foco, não tive mais esse problema. Principalmente porque você deve definir antes o que será feito no seu Pomodoro e então focar apenas nisso. E não é preciso ficar cuidando o relógio, já que o método recomenda o uso de um alarme. Assim, não tem risco de ser distraído nem pelo tempo passando.
Eu não consigo fazer um Pomodoro completo porque geralmente marco agendas de foco de aproximadamente 1 hora. Mas esse tempo é o bastante para fazer duas rodadas de 25 minutos com descanso. E essas duas rodadas geralmente são suficientes para fazer qualquer tarefa pendente que depende apenas de mim.
Trazendo a explicação por trás do método, o Pomodoro funciona porque, quando queremos aprender algo, não podemos ficar totalmente focados. O nosso cérebro tem duas formas de pensar: o modo focado e o modo difuso. No modo focado, estamos concentrados em algo que queremos aprender ou compreender. No modo difuso, estamos com um pensamento mais relaxado e em modo de descanso.
E, quando queremos aprender alguma coisa de forma efetiva, é importante alternar entre os dois modos de pensamento. Consumindo o conteúdo no modo focado e deixando o cérebro descansar no modo difuso. O Pomodoro tem os momentos de foco e os momentos de descanso e eles servem basicamente para nos fazer alternar entre os dois modos de pensamento de forma simples.
Outra vantagem do Pomodoro, é que ele nos ajuda a evitar a procrastinação, já que uma das dicas para isso é focar no processo e não no resultado que queremos atingir. Fazer um Pomodoro, é uma forma de focar no processo que queremos. Pois precisamos criar um ambiente sem distrações, configurar o alarme e definir os passos que precisam ser feitos. Com o processo bem alinhado, o objetivo é atingido sem se pensar muito nele, evitando a procrastinação.
Por mais que tenha falado sobre o uso do Pomodoro no trabalho, tenho utilizado o método para estudar e produzir os conteúdos do blog e da newsletter. No início, foi um pouco difícil me manter focada, sem prestar atenção em algumas distrações que não consigo controlar. Mas, com o tempo, vai ficando cada vez mais fácil entrar no fluxo e a sua produtividade aumenta sem nenhuma sensação de cansaço ou esforço exagerado.
Caso não conheça essa técnica, explico como o Pomodoro funciona nesse post. E até hoje sigo usando o mesmo app que recomendei, já que gamificação funciona muito bem para mim.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Um infográfico sobre o nepotismo retroalimentado por Hollywood
No fim, tudo se resume a favorecimento de quem já está no meio em detrimento aos que querem fazer parte (zero novidade). Só me surpreendeu a quantidade de favorecimento posto por esse infográfico.
ㅤ
Uma ferramenta para aprender e praticar código morse
Nunca foi tão fácil brincar e entender código morse.
ㅤ
Software corporativo está morto. Vida longa ao software corporativo.
Ou, como tudo na vida e, principalmente, na tecnologia, é cíclico.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2023.
ㅤ
Muito legal ler uma história do ponto de vista de uma pessoa com dificuldades para interpretar interações sociais. A sinopse já entrega que um crime acontece, mas entender as circunstâncias e as consequências desse crime, nesse formato, é muito interessante. Ótima leitura.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤㅤ
Desenvolvimento pessoal
Tenho a plena consciência de que recebi feedbacks importantes na minha carreira que, por uma falta de experiência minha, não soube aproveitar o que estava sendo dito. E, por mais que pareça ruim ouvir que precisamos melhorar, ainda não encontrei forma melhor de evoluir como profissional. Por isso, compartilho nesse post como receber bem um feedback e evitar que esse processo tão importante seja visto como um ataque pessoal.
ㅤ
Liderança e gestão
Antes de entrar para a gestão, já me perguntei várias vezes o que um gerente faz. E já conheci muita gente que me comentava o mesmo. Mas acredito que isso acontecia porque, geralmente, o colaborador individual dá visibilidade do trabalho para o gestor e o contrário não acontece. Por isso, escrevi esse post falando sobre como é o meu dia a dia atualmente. Espero que, caso você tenha a mesma curiosidade que eu tive, a rotina fora do convívio com o time fique clara.
Essa foi uma edição curtinha para aproveitar o descanso de carnaval. Se o meu retorno à rotina não for tão lento, espero estar com tudo de volta ao normal na próxima edição.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!