Olá,
Se você, assim como eu, costuma sofrer por qualquer coisa, a edição de hoje pode te ajudar.
Crescer e amadurecer implica em aprender com os erros e não deixar que eles tomem conta da nossa vida. Mas é muito mais fácil falar do que fazer. Por isso, compartilho aqui as minhas experiências sobre desenvolvimento pessoal. É algo que pode ajudar a qualquer pessoa e que deveríamos dar mais atenção para ter uma vida mais tranquila.
Espero que sejam dicas úteis.
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
📖 Aprendizado contínuo: Repetição espaçada
🎯 Tema da edição: Erros
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Desde que me entendo por gente, tenho a sensação de que erros são ações muito graves. Que não existe forma de voltar atrás ou que ficamos marcados por qualquer coisa errada que fazemos.
Conforme fui tendo mais experiências, principalmente profissionais, entendi que nem todo erro deve ser encarado como uma tragédia. Se pensarmos que é inevitável que um erro aconteça, não tem muita lógica deixar que esses eventos nos afetem a ponto de nos paralisar. Mas, mesmo assim, deixamos isso acontecer.
Para tentar viver de forma mais tranquila, estudo alguns tópicos de desenvolvimento pessoal que incluem a forma como encaramos erros. E mudar a perspectiva sobre eles tem sido de grande ajuda.
Um dos ensinamentos mais importantes que eu encontrei e sigo reforçando para mim mesma, é a perspectiva de ver os erros como oportunidades de aprendizado. Ninguém sabe tudo e, justamente por isso, estamos todos propensos a cometer erros. A diferença está na forma que encaramos o que aconteceu. Se martirizar pode parecer uma boa abordagem, mas analisar onde errou e como fazer melhor da próxima vez é muito melhor.
Gosto muito de lembrar sobre a autocompaixão quando passo por algum momento em que erro. Estou lendo o livro sobre isso e a autora fala sobre como somos compreensíveis e acolhedores com os erros dos outros. Mas, com os nossos, somos críticos e costumamos nos tratar de uma forma que nunca trataríamos a alguém de que gostamos. É um exercício constante, mas encarar um erro do ponto de vista externo, pensando em como reagiria caso fosse cometido por outra pessoa, é uma ótima maneira de lidar sem grandes prejuízos.
Não é possível evitar todos os erros, mas é possível se preparar para minimizar as ocorrências. Por isso, gosto de ser uma pessoa prevenida, que pensa que é importante conferir algumas coisas antes de agir. Isso não me faz acertar sempre, obviamente, mas me deixa muito mais atenta ao que estou fazendo e ciente de que fiz o meu melhor.
Erros acontecem e alguns podem ser piores do que outros. Mas se você se martiriza com erros pequenos, recomendo que busque autoconhecimento e técnicas que podem te ajudar a saber lidar melhor com situações inevitáveis.
📖 Aprendizado contínuo: Repetição espaçada
Seção com a minha rotina de aprendizado.
ㅤ
Outra técnica do curso "Learning how to learn" que tenho usado é a repetição espaçada. Que consiste basicamente em não tentar aprender algo de uma vez só.
Quando precisamos fixar algum conteúdo, é bem mais eficaz se organizar para estudar em mais de um dia na semana. Porque assim o conhecimento é reforçado a cada dia e fixado no nosso cérebro. Insistir em aprender algum conceito de uma só vez apenas nos sobrecarrega e não permite que o conhecimento seja fixado.
A explicação científica por trás da repetição espaçada está diretamente relacionada com as ligações sinápticas do cérebro. Pois é necessário tempo para que elas se formem e se fortaleçam. Apenas uma sessão de estudo forma ligações, mas sessões espaçadas reforçam essas ligações, permitindo que elas se fixem e que o aprendizado não seja perdido.
Por isso, quando quiser aprender algo a recomendação é que você se planeje para distribuir os momentos de estudo em mais de um dia. Ter boas noites de sono é um complemento para essa técnica. Porque, durante o sono, o nosso cérebro organiza os conceitos que aprendemos e apaga o que não é tão importante, ao mesmo tempo que fortalece o que precisamos nos lembrar.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Uma entrevista com o autor do livro "Da revolução do stand-up à TV Pirata" (editora 7 Letras), que explica sua relação com a literatura e a história, a paixão pela TV Pirata, o fascínio com a comédia e como o stand-up surgiu e influenciou o humor na TV a partir da década de 60.
ㅤ
A minha maior preocupação com as Inteligências Artificiais era com a ética do seu uso, muito antes do que qualquer outra coisa. Mas agora começo a me preocupar mais com o quanto as pessoas estão se conectando emocionalmente com elas, achando que elas já são conscientes (o que ainda não é verdade).
O grande lance para isso é que as IAs são grandes fingidoras de empatia e, com isso, conseguem enganar pessoas que consideramos inteligentes, como jornalistas, cientistas e os próprios desenvolvedores dessas ferramentas.
No fim, as IAs vão dominar o mundo não por serem conscientes, mas por conseguirem suprir a necessidade de conexão emocional dos seres humanos.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Rotinas diárias de pessoas criativas
Você já quis saber como são as rotinas diárias de pessoas criativas? Eu também não. Mas, mesmo assim, é interessante ver como não existe um horário do dia definitivo para ser criativo. Cada pessoa tem seu jeito, independentemente do horário que se sentir confortável para trabalhar.
E dessa lista de criativos ilustres, tem gente que trabalha melhor pela manhã, outros pela tarde, ou o Franz Kafka, que fazia o trabalho criativo das 23h às 5h, cochilava 2 horas e depois ia para o trabalho formal.
Coisa de maluco.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2023.
ㅤㅤ
Um conto aparentemente bem simples, mas que deixa muitos questionamentos no final. Escolhi essa leitura por ser curta e realmente é bem rápida. Mas foi uma daquelas leituras que me fizeram ficar pensando sobre o que li por um bom tempo. Bem interessante.
ㅤ
Escritos Negros: Textos Contemporâneos - Luiz Mauricio Azevedo e Outros
Um livro pequeno no tamanho e enorme no conteúdo. Quando terminei de ler, me peguei pensando no quanto as minhas leituras são influenciadas pelo que todo mundo está lendo. O que está bem distante da produção literária negra. Coletei várias referências e pretendo expandir o meu repertório para as próximas leituras.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Dicas e recomendações
Quando decidi comprar o meu primeiro Kindle, passei pelo processo de pesquisar se realmente era necessário comprar um. Na época, tinha um tablet e até usava ele para algumas leituras, mas quem tinha um Kindle sempre falava que era diferente. Esse post é para espalhar a palavra e confirmar que sim, ter um Kindle é muito bom.
ㅤ
Desenvolvimento pessoal
Lindando com mudanças - Incompreensível
O último post da série sobre como lidar com mudanças é a respeito das sugestões de alívio do mundo incompreensível. Escrever essa série de posts e compartilhar os conceitos que estava estudando para me ajudar a lidar com as mudanças foi bem interessante. Primeiro porque é sempre legal ver o quanto aprendi e não me dei conta. E segundo porque são conceitos que ajudam a qualquer pessoa que esteja querendo levar uma vida mais tranquila. Espero que esse conteúdo tenha sido tão útil para você quanto foi para mim.
Falando em erros, não consegui terminar a leitura de dois capítulos do livro de Mangement 3.0, que é o material em que estou me baseando para escrever as últimas edições da "Sobre gestão". Mas, como eu mesma falei na edição de hoje, erros acontecem. Por isso, tentarei seguir com a seção no próximo envio.
Espero que os textos de hoje tenham sido úteis e te ajudem de alguma forma.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!