Olá,
Eu fiz uma troca de última hora no tema da edição de hoje. Porque, ao conhecer o termo "penhasco de vidro" eu fiquei tão intrigada que decidi que valia a pena compartilhar.
Além disso, também falo do Goodnotes, uma ferramenta muito útil para quem tem iPad e que eu uso bastante para organizar as minhas anotações.
Boa leitura.
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Penhasco de vidro
📘 Clube do livro para introvertidos
🪴 Organização pessoal: Goodnotes
🎯 Tema da edição: Penhasco de vidro
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Navegando pela timeline do LinkedIn, me deparei com uma publicação comentando sobre o anúncio a respeito da nova CEO do Twiter. Nela, estava um conceito chamado "penhasco de vidro", que fala sobre a tendência de mulheres serem indicadas para as posições de lideranças mais difíceis. Não conhecia o termo, mas achei o fenômeno interessante. Por isso, me aprofundei no artigo e quero compartilhar aqui o que o conceito envolve.
O penhasco de vidro define um fenômeno em que mulheres e pessoas que se encaixam em grupos minoritários são a escolha principal para posições de risco. Pegando o exemplo do Twitter, Ellon Musk assumiu como CEO após a compra da empresa. Mas depois de diversos problemas de gestão e estratégia, prejuízos e danos à imagem da empresa, uma CEO mulher está prestes a ser anunciada para assumir o cargo. Esta CEO está à beira do penhasco de vidro.
Apesar de ser o exemplo de uma grande empresa, esse fenômeno pode ser observado em diversos locais: de pequenas a grandes empresas, nos setores públicos e privados e até mesmo no esporte. Um ponto muito interessante é que esse é um fenômeno demonstrado empiricamente. Ou seja, foi comprovada a existência através da observação, deixando pouca margem para quem quiser duvidar da situação. Uma boa informação, considerando que a dúvida já é algo que as mulheres estão acostumadas a enfrentar.
A origem do termo foi uma resposta a um artigo que afirmava que empresas com mulheres presentes na diretoria performavam pior. Sugerindo abertamente que as empresas britânicas estariam melhor sem a presença de mulheres no conselho. Os pesquisadores que leram o artigo ficaram intrigados e foram a fundo para descobrir o que estava por trás dessa afirmação. Analisando os dados, eles concluíram que as mulheres assumiam essas posições de liderança com as empresas já demonstrando baixa performance. E o mesmo padrão não era encontrado nas empresas da amostra em que homens assumiam a liderança.
Outros estudos demonstram a tendência de que quando se pensa em características necessárias para a gestão, elas estão mais alinhadas às características tipicamente masculinas. Mas, quando se pensa em características necessárias para gerenciamento de crises, elas estão mais alinhadas às características tipicamente femininas. Nessa linha, é observado que, em tempos de crise, estratégias para mudanças na liderança são implementadas e, na maioria das vezes, incluem aumentar o número de mulheres na posição.
A predisposição de mulheres para aceitar desafios ou o pensamento de que mulheres aceitam liderar na crise porque entendem que têm poucas oportunidades, também é um fator a ser considerado. Ou seja, as oportunidades são tão escassas, que mulheres aceitam o que é oferecido para mostrar que possuem o que é necessário. Destaquei este ponto aqui para mostrar todos os lados das referências, mas não existe muito impacto na preferência das mulheres na existência do penhasco de vidro.
Num primeiro momento, fiquei muito surpresa em descobrir esse fenômeno. Mas a verdade é que, parando para pensar, faz muito sentido. Existem muitos padrões de comportamento e situações que ocorrem em que podemos enxergar que pessoas de grupos minoritários não recebem um tratamento igualitário. Eu mesma já estive em situações em que era alocada apenas em projetos atrasados ou que não estavam batendo a meta. Por isso, consegui me relacionar muito com essa definição.
Se você, assim como eu, ficou com curiosidade a respeito de como esse fenômeno se manifesta, essa página tem alguns exemplos. Ler esse tipo de coisa me deixa muito pensativa e não poderia deixar de compartilhar aqui a respeito.
📘 Clube do livro para introvertidos
Um clube para quem quer participar de leituras coletivas, sem necessariamente precisar interagir. Para participar, acesse a página do projeto.
ㅤ
Lembrete de que a leitura do livro "O poder dos quietos" de Susan Cain inicia na semana que vem, no dia 23/05. Ou seja, ainda tem tempo para adquirir o livro e acompanhar o cronograma da leitura, caso queira.
Estou muito feliz com os apoios que já recebi e com as expectativas bem altas para essa primeira leitura. Foi muito legal explicar o projeto para quem estava com curiosidade e saber que eu não estou tão sozinha nessa ideia.
Caso ainda não tenha visto nada sobre o clube, este post e a página do projeto explicam como ele vai funcionar.
🪴 Organização pessoal: Goodnotes
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Estou há mais ou menos um ano e meio usando um iPad para organizar as minhas leituras e os meus estudos. Mas, antes disso, tinha muitos cadernos e folhas de fichário para fazer esse tipo de organização. Porque não consigo estudar sem fazer anotações. Neste texto, quero compartilhar o uso que faço do Goodnotes e como organizo as minhas anotações.
O que é o Goodnotes
O Goodnotes é um aplicativo para escrita digital. Basicamente, é um caderno digital, que funciona muito bem junto do Apple Pencil. Atualmente, ele está disponível para iPad, iPhone e Mac. Mas já está em testes uma versão para Android.
Dentre as principais funcionalidades que uso estão a busca de texto (sim, ele converte a escrita à mão em texto e permite a busca nas anotações), personalização de cadernos, organização dos cadernos em pastas e zoom para escrita com avanço automático.
Como uso o Goodnotes
Atualmente, tenho 6 pastas na tela inicial:
Newsletter
Blog
Pessoal
Cursos
Livros
Outros
Sempre que inicio um novo curso ou a leitura de um novo livro, crio um novo caderno para anotações na respectiva pasta. Dessa forma, sinto que o aplicativo fica muito bem organizado. Ficando bem fácil de consultar as minhas anotações posteriormente.
Também utilizo o Goodnotes para o meu planner. No início desse mês comprei esse modelo de planner, que é um documento em PDF com links em todas as páginas. E, até o momento, tem sido bem interessante usar um documento nesse formato. Sinto que vou manter esse tipo de organização digital por um bom tempo.
Vantagens do Goodnotes
Comparando com o meu método de anotações anterior, usar o iPad com o Goodnotes para anotações diminuiu e muito a quantidade de papel que eu tinha armazenado. Além disso, é muito mais fácil encontrar e consultar anotações.
Mais de uma vez precisei encontrar alguma anotação e perdia muito tempo procurando entre os meus blocos de notas. Mas assumo que também poderia ter uma organização um pouco melhor nessa documentação.
Outro ponto muito interessante é que o Goodnotes já vem com vários tipos de papeis. E também é possível comprar ou criar templates diferentes. Então, certamente, vai ser possível usar qualquer tipo de papel especial que você precise para as suas anotações.
Os templates são criados em PDF e importados dentro do aplicativo uma única vez. Assim, eles ficam disponíveis para uso a cada criação de um novo caderno.
Outra forma de adquirir um template é dentro da loja interna do aplicativo, que disponibiliza alguns templates e adesivo digitais de forma gratuita também.
Desvantagens do Goodnotes
Eu gosto muito de usar o Goodnotes, mas reconheço que existem algumas desvantagens que podem ser decisivas para quem está cogitando usar o aplicativo.
A primeira desvantagem é o tempo para adaptação. Se eu comparar a minha escrita nos primeiros cadernos que eu criei com o caderno mais atual, a diferença é gritante. Em alguns casos, parece que eu emprestei o meu iPad para uma criança. Mas acredito que seja normal, já que é bem diferente de escrever num papel.
Não demorei muito tempo para me adaptar, mas é algo a se considerar. Principalmente se você tem algum receio com a tela do iPad. Mesmo assim, o Apple Pencil é muito bom para deslizar na tela com a segurança de que nada vai ser arranhado.
E a principal desvantagem está no preço. Como ele só roda em produtos da Apple, por enquanto, ter o dispositivo já é um grande investimento. Caso você já tenha um, o Apple Pencil também é um investimento considerável. E é só comparando com o valor dos dispositivos e acessórios que o valor do aplicativo em si parece barato.
ㅤ
Depois que criei uma rotina para deixar as minhas anotações e planejamento semanal dentro do iPad, acredito ser muito difícil me acostumar com outro formato. Mas entendo que quem não faz muitas anotações ou não tem uma rotina de planejamento pode achar um investimento alto demais para pouco retorno. No meu caso, uso o aplicativo todos os dias e acredito que está se pagando.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Agora é oficial: o Metaverso está morto!
Não que em algum momento estivesse vivo, mas digamos que com toda essa onda (totalmente justificada) sobre a revolução que a IA está trazendo, a ideia atual do Metaverso se torna um delírio coletivo, igual a criptos e NFTs.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Quando as inteligências artificiais alucinam
Uma investigação bem interessante sobre como os modelos generativos das IAs são incríveis em gerar respostas parecidas com as dos humanos — mas que muitas vezes não garantem, e nem se importam, se vão gerar conteúdo verdadeiro ou não, e nesse processo acabam alucinando de forma espetacular.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Uma coletânea de 11 jogos casuais para serem jogados pelo navegador, ao som de lo-fi.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2023.
ㅤ
Susan não quer saber do amor - Sarah Haywood
Mais um exemplo de livro que comecei a ler sem me interessar muito e terminei adorando a história. O início é meio arrastado e a protagonista não é das mais cativantes. Mas na metade para frente eu ia dormir todos os dias pensando para que lado a história ia. Valeu a pena.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Livros
Clube do livro para introvertidos
Depois de anunciar o clube do livro na newsletter, fiz um post para anunciar o projeto no blog também. O post está com mais detalhes sobre o calendário da primeira leitura e algumas explicações sobre a dinâmica. Essas informações também podem ser encontradas na página do projeto.
ㅤ
Agilidade
Mudei de contexto com o time e, por isso, também mudamos para o uso do Kanban. Como existe a mudança no acompanhamento das métricas e na ferramenta utilizada para exibir essas métricas, decidi reunir tudo o que estudei a respeito nesse post.
Acho que não cheguei a comentar aqui que estou fazendo o curso do Método Vida Organizada. Com isso, estou experimentando muitas coisas novas na minha organização pessoal e pretendo compartilhar o que deu certo futuramente. De resto, estou focada em manter a minha rotina e conduzir a primeira leitura do clube do livro para introvertidos.
Espero que tenha sido uma boa edição e que o conceito do penhasco de vidro tenha feito sentido para você.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!