Olá,
No início desse mês, chegou a minha cópia do livro "Lidando com grandes emoções: como ficar bem quando as coisas não estão bem". Ele pode ser considerado a continuação do "Sem Neura", um livro que já mencionei algumas vezes aqui na newsletter e no blog. Por isso, decidi falar novamente sobre o "Sem neura" na edição de hoje e recomendá-lo mais uma vez.
E na semana passada, iniciamos a primeira leitura do clube do livro para introvertidos. Estou achando bem interessante e estou ansiosa para o que vou aprender sobre introversão. A seção sobre o clube volta com atualizações quando a nova leitura for selecionada.
Boa leitura.
Ingrid Machado
Nesta edição
🪴 Organização pessoal: Fabulous
🎯 Tema da edição: Sem neura
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Dentre os vários livros de não ficção que eu leio, o "Sem neura" é certamente o que eu mais consulto. Inclusive, foi a ele que recorri quando tive uma frustração recentemente no trabalho. E sinto que absorver as dicas dadas pelas autoras é uma forma de viver de forma muito mais equilibrada.
O livro inicia com um capítulo falando sobre como o futuro é emotivo. Descrevendo o quanto as emoções influenciam nos relacionamentos e na nossa capacidade de fazer um bom trabalho. Nos capítulos seguintes, as autoras falam sobre saúde, motivação, tomada de decisões, equipes, comunicação, cultura e liderança. Ou seja, diversos tópicos que envolvem as emoções no trabalho.
Por mais que algumas pessoas acreditem que é possível ser uma pessoa diferente dentro do trabalho, eu já tenho experiência profissional o suficiente para dizer que esse não é o meu caso. Então, só me resta saber como lidar com as situações profissionais junto de toda carga emocional que eu trago comigo como um indivíduo.
Por isso, considero que esse é um ótimo livro de cabeceira. Já que não adianta apenas estudar para se manter afiado na parte técnica. Muito do que é avaliado para reconhecimento dentro das empresas envolve competências comportamentais. E, caso você não trabalhe esse aspecto, certamente sentirá falta em algum momento da sua trajetória profissional.
O trecho que mais me impactou está bem no início do livro, em que as autoras sugerem que devemos ser menos apaixonados pelo trabalho. Falei um pouco mais sobre isso no post que saiu essa semana, mas achei importante já destacar aqui o tipo de dica que podemos encontrar nesse livro.
Ainda não li o livro seguinte das autoras, mas estou com as expectativas bem altas. Enquanto isso, sigo indicando muito o "Sem neura" para quem quer ter um melhor relacionamento com o próprio trabalho e um melhor entendimento das suas próprias emoções.
🪴 Organização pessoal: Fabulous
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Eu tenho o Gympass e, por isso, tenho acesso à vários aplicativos de bem-estar, meditação, nutrição e terapia. Entre eles está o Fabulous, um aplicativo que eu já tinha tentado usar no passado e resolvi dar mais uma chance.
O Fabulous funciona como um coach comportamental que te guia na criação de hábitos. No primeiro uso, precisamos responder algumas perguntas para direcionar a nossa jornada. No meu caso, quero construir uma nova rotina e essa escolha define os desafios que o aplicativo vai me apresentar.
Eu comecei a usar ele novamente no dia 2 de maio e patinei um pouco em alguns desafios. Mas o interessante é que quando não conseguimos cumprir algum desafio, recebemos cartas que nos ajudam a concluir a atividade. Eu passei uma semana sem praticar exercícios todos os dias, então recebi uma carta explicando que eu poderia fazer qualquer tipo de exercício pela manhã e considerar o exercício como concluído. Por isso, quando não tenho pilates, eu faço 10 agachamentos pela manhã.
Na minha jornada atual tenho que tomar água assim que acordar, tomar um café da manhã rico em proteínas, fazer um exercício e celebrar de alguma forma quando concluir essas atividades. Mas o aplicativo não me passou todos esses passos de uma só vez. Primeiro, eu recebia a notificação me lembrando de tomar água. Ao fazer isso por 3 dias seguidos, o aplicativo passou a notificar o café da manhã e assim por diante.
E as atividades não vão surgindo de forma aleatória. Para cada nova atividade, eu recebo uma carta falando dos benefícios de incluir essa atividade na minha rotina e formas de facilitar a execução diária de cada uma delas. Ao final da leitura, eu sou convidada a me comprometer com esse novo compromisso. E é só a partir desse momento que a nova atividade é incluída na minha rotina.
Como estou há menos de um mês usando o aplicativo todos os dias, ainda estou trabalhando somente a minha rotina matinal. Mas já consigo ver o espaço reservado para os rituais da tarde e da noite. Espero que dessa vez eu consiga seguir usando o aplicativo de forma contínua e cumprindo os desafios de verdade.
Importante avisar que ele é gratuito para baixar, mas as funcionalidades completas dependem de uma assinatura.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Trabalhadores presenciais não odeiam trabalhar do escritório. Odeiam se deslocar para lá
Não que seja algo surpreendente, mas é interessante alguém falar isso num veículo relevante. Pra quem já trabalhou ou trabalha, é nítido que é muito melhor usar esse tempo de deslocamento para qualquer outra coisa que não seja o trabalho. Mesmo assim, ainda existem micro-gerenciadores que querem manter os seus liderados sob a sombra de seus chicotes.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Sete dicas de profissionais para se organizar melhor
Ótimo conteúdo que ajuda as pessoas como eu a começarem a arrumar a bagunça das suas vidas. Um pouco de respiro, iniciativa para mapear a bagunça, disciplina e iniciativa para ir com calma são algumas das dicas exploradas nesse guia.
ㅤ
Como focar no que é importante e não apenas no que é urgente
Nós temos a tendência de priorizar atividades pequenas ou que parecem ser urgentes, perdendo o foco do que é realmente importante. Por isso, o artigo sugere uma série de ações para deixar de lado as coisas que não são prioridade e, com isso, focar mais tempo nas verdadeiramente importantes. Além de conseguir começar a ver o seu dia a dia de forma completa.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2023.
ㅤ
Vi uma dica bem legal no Twitter e acho que vale bastante compartilhar aqui. É a BibliOn, a biblioteca digital gratuita de São Paulo. O aplicativo reúne vários ebooks e audiobooks que podem ser lidos gratuitamente. E, dependendo da disponibilidade do livro, é possível ler imediatamente. Mas, pelo que percebi, a maioria precisa de reserva. Assim que o livro é liberado, você tem 15 dias para ler, sendo possível renovar esse prazo pelo mesmo tempo.
Eu me cadastrei com um CEP de Porto Alegre e o aplicativo funcionou sem problemas.
No primeiro dia que eu instalei o aplicativo, já adicionei 45 livros nos favoritos. Dentre eles estão:
Acidente em Antares - Érico Veríssimo
Um homem chamado Ove - Fredrik Backman
Torto arado - Itamar Vieira Junior
Melancia - Marian Keyes
A canção de Aquiles - Madeline Miller
Agilidade emocional - Susan David
Por que fazemos o que fazemos? - Mario Sergio Cortella
Estou feliz que minha mãe morreu - Jennette McCurdy
Cura pelas palavras - Rupi Kaur
Elza - Zeca Camargo
Só por essa lista já é possível perceber que a biblioteca virtual tem uma mistura de livros antigos e atuais.
Apesar de não ler muita coisa no celular, acredito que vou conseguir aproveitar e economizar bastante com essa nova plataforma de leitura.
Para ajudar quem for explorar o aplicativo, fiz uma lista no BibliOn com os livros que já li, gostei e estão disponíveis na biblioteca. Espero que ajude.
ㅤ
A pequena loja de venenos - Sarah Penner
Eu estava bem ansiosa para ler esse livro, porque já gostei da história a partir da sinopse. A história é contada a partir de 3 pontos de vista que estão separados por muitos anos de diferença. Mas as 3 personagens estão interligadas por um segredo e o desejo de dar voz às mulheres. Ótima leitura.
ㅤ
É assim que se perde a guerra do tempo - Amal El-Mohtar e Max Gladstone
Depois de ver o Twitter em polvorosa com esse livro, decidi finalmente comprá-lo (ele já estava na minha lista) para ver se era tudo isso mesmo. E eu não sei dizer se é ou não. Eu terminei de ler com a sensação de que eu preciso ler novamente para entender a magnitude da história que eu estava lendo. Gostei, mas vou ler de novo para entender melhor. O que não estou considerando um demérito.
ㅤ
O Sonho da sultana - Rokheya Shekhawat Hossain
Neste conto, uma sociedade comandada por mulheres e muito diferente da que conhecemos é descrita. Leitura curta e interessante.
ㅤ
Use a moda a seu favor - Carla Lemos
Um livro que fala da moda no contexto histórico e no papel opressor que ela pode exercer. Gostei de conhecer um pouco mais sobre esse tema que eu não tinha conhecimento nenhum. O final com dicas sobre como usar a moda a seu favor foi bem interessante.
ㅤ
A Espera - Lygia Fagundes Telles
A minha nota para esse conto reflete mais a minha revolta com a história do que com a qualidade do que foi escrito. Depois de ler um conto feminista como o "O sonho da sultana", ler esse conto foi um pouco revoltante. O que não significa que é ruim, só me afetou bastante.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Liderança e gestão
Sobre gestão - Como fomentar uma cultura de feedback
Acredito que esse é o primeiro post da série "Sobre gestão" que está nascendo diretamente no blog. Nele eu falo sobre como fomento uma cultura de feedback nos times em que atuo e as vantagens de se ter esse ambiente seguro. Existem diversas formas de criar uma cultura de feedback, mas esse texto inclui apenas algumas formas mais práticas de tornar o feedback comum ao time.
ㅤ
Carreira
Como equilibro as vidas pessoal e profissional
Uma constante na minha vida é tentar manter o equilíbrio entre as minhas vidas pessoal e profissional. Eu já compartilhei várias vezes sobre o meu desafio e nesse post estou compartilhando o que funciona comigo. Mesmo que nem todas as dicas se apliquem ao seu caso, acredito que vale a leitura para se inspirar.
Na semana que vem, compartilho os hábitos que estou trabalhando para ter uma vida mais saudável. Outro ponto bem importante para conseguir manter esse equilíbrio no longo prazo.
Uma edição quase que inteiramente dedicada aos livros. Apesar de considerar que já leio o suficiente, quero aumentar um pouco o meu ritmo de leitura. Seja para diminuir o tempo no celular ou para conhecer mais histórias diferentes.
Caso você tenha alguma recomendação de livro imperdível, fique à vontade para responder o email ou comentar no Substack com a sua sugestão.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!