Informações do livro
Autora: Jenny Odell
Editora: Latitude
Sinopse: Em um mundo onde a tecnologia viciante é projetada para comprar e vender nossa atenção, e nosso valor é determinado por uma produtividade 24 horas por dia, sete dias por semana, pode parecer impossível escapar dessa corrida por curtidas, sininhos e do sentimento de um grande vazio.
Então, pare e não faça nada! Pois não há nada mais difícil atualmente do que não fazer nada. Para Jenny Odell, este ato vai além de se desligar da sociedade e viver como um eremita. Ou fazer reclamações superficiais sobre as mídias sociais, um "detox digital" ou um retiro no alto de uma montanha. A autora do Vale do Silício traz uma reflexão profunda, porque entende que a atenção humana é o recurso mais precioso que temos hoje e que se tornou uma moeda de troca muito valiosa.
Resista: não faça nada é um olhar cuidadoso e embasado em pesquisas sobre como direcionar melhor nossa atenção nas redes, administrar o uso da tecnologia de modo a equilibrar a vida entre o mundo digital e o real. E dessa forma encontrar maneiras de
reconstruir nossa conexão humana e entender nosso verdadeiro papel no mundo. Agora você tem em suas mãos as ferramentas necessárias para não se afogar em algoritmos virtuais e resistir à indústria da atenção.
Porque pode ser uma boa leitura
A nossa atenção virou uma moeda muito valiosa para muitas empresas e nós mesmos não a valorizamos tanto assim. Gastamos tempo em redes sociais, engajando em anúncios e consumindo conteúdo que nem sempre nos interessa, mas que é desenhado para nos prender. Por isso, acredito que esse livro pode ter informações muito importantes para quem deseja desviar dessas distrações.
Estou com as expectativas bem altas e espero aprender a aproveitar melhor o tempo que tenho disponível para desacelerar, algo que tenho muita dificuldade atualmente.
Número de páginas por publicação
O livro tem 247 páginas no total e a leitura será dividida nas seguintes partes:
Parte um: 50 páginas
Parte dois: 65 páginas
Parte três: 59 páginas
Parte quatro: 50 páginas
É uma média de leitura de 56 páginas a cada 15 dias e 3,7 páginas por dia. Sem considerar notas finais e agradecimentos.
Pela experiência do livro anterior, me parece que essa divisão vai ser bem mais tranquila para acompanhar.
Essa leitura se inicia no dia 15/08.