Olá,
Nas últimas semanas, engajei em uns projetos novos para o blog e acabei não dando tanta atenção para a newsletter. Muito porque veio uma inspiração e decidi registrar tudo o que pensei, antes de perder o embalo. E, aproveitando esse tópico, vou falar um pouco na seção “Organização pessoal” sobre a importância de coletar e registrar tudo. Além de ser uma dica que serve para todo mundo, essa é particularmente útil para mim mesma, porque vivo pensando em várias coisas ao mesmo tempo e, se não anoto, não consigo lembrar do fio da meada de nada depois.
E, caso ainda não tenha visto, enviei um formulário na edição anterior pedindo sugestões de referências, práticas e ferramentas para apoiar em momentos de constante mudança. Caso tenha alguma sugestão, fique à vontade para enviar. Estou escrevendo uma série de posts sobre isso e gostaria de compartilhar e aprender ao mesmo tempo sobre esse assunto.
Espero que seja uma boa leitura.
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🗒️ Organização pessoal: Coleta e registro de informações
💻 Últimos posts do blog
Organização pessoal: Coleta e registro de informações
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Tanto para o trabalho quanto para os meus projetos pessoais, tenho o costume de registrar as minhas tarefas pendentes. A vantagem principal é não esquecer de nada. Mas gosto também de ficar com a cabeça tranquila. Não sei você, mas quando eu estou com alguma coisa pendente e não anoto, costumo ficar pensando diversas vezes no dia que não posso me esquecer de fazer essa coisa. Até o momento que esqueço e me lembro uns 15 dias depois.
Quando não registro as ideias que tenho para o blog e para a newsletter, eu sempre me culpo por não ter feito isso. E à noite, quando estou quase pegando no sono, a ideia que eu não anotei volta à tona. Aqui existem duas opções: me levantar e anotar ou confiar que vou lembrar no dia seguinte. Quando a preguiça bate, me acordo pensando na ideia maravilhosa que tive e que sei que talvez nunca volte. A Ingrid preguiçosa já fez você perder edições maravilhosas, que estão todas descansando no limbo da minha memória, esperando o dia em que não façam mais sentido para voltar.
Voltando ao foco do assunto, aqui estão algumas dicas que sigo e que acredito que podem te ajudar, caso sofra do mesmo problema:
Tenha um caderno para anotar as tarefas pendentes
Cole post-its em lugares que você costuma olhar com frequência, com aquele item que você não pode se esquecer
Crie um grupo no Whatsapp ou Telegram só com você mesmo para mandar mensagens com ideias aleatórias que você pretende trabalhar melhor depois
Mantenha uma ferramenta para a gestão de informações pessoais
De ferramenta, eu já usei o OneNote, o Notion e agora estou no Coda. Cada uma delas me serviu bem em contextos diferentes e acredito que o melhor é experimentar para entender qual serve para você. O importante da mensagem que eu quero passar é que já temos coisas demais para pensar naturalmente. Ter uma rotina que permita tirar um pouco dessa carga mental é importante, para que se possa descansar.
Caso teste alguma dessas dicas, tente reparar em como você chega na sexta-feira. Quando registro as minhas tarefas, geralmente tenho uma semana bem mais tranquila e bem menos cansativa.
ㅤ
Sobre uso do planner no mês de junho: decidi não usar o planner esse mês. Sim, falei sobre anotar as tarefas na seção inteira e termino dizendo que não usei o planner. Mas tem um motivo. Geralmente, uso o planner para a organização das minhas tarefas pessoais. Com o frio que vem fazendo e por estar saindo um pouco mais de casa, decidi que nesse mês não ia ter dias cheios de tarefas, além das do trabalho e dos meus projetos. Estou acordando mais tarde e aproveitando para ler bastante. A ideia é retornar com ele no mês que vem, mas achei importante dar uma pausa no ritmo de produtividade pessoal constante.
Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
A série sobre o Coda terminou, mas isso não significa que é o último post sobre a ferramenta que farei no blog. O bootcamp tem sido bem mais interessante do que eu imaginava e as minhas ideias para usar o Coda só crescem.
ㅤ
Categoria
Para fechar a série, um post sobre como publicar os documentos criados e disponibilizá-los para outras pessoas. Além de ser uma ferramenta boa para o uso colaborativo, a comunidade também disponibiliza vários templates e você pode fazer isso também.
ㅤ
Categoria
Texto publicado na edição #12 - Ritmo e ambiente sustentáveis. Nele, eu comento sobre o seguinte princípio da agilidade: “Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.”
Espero que mesmo curta, tenha sido uma boa edição. De vez em quando é bom consumir algo que não tenha o mesmo tom das últimas notícias que estão acontecendo. Tomara que seja uma leitura que te distraia e acrescente no seu dia.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
ㅤ
Imagem do preview de Milad Fakurian, via Unsplash