Olá,
Com o desafio de escrita, estou conseguindo organizar muitas coisas que eu tinha vontade de escrever e dizia não ter tempo. A verdade é que eu não tinha organização. Escrever todos os dias e ir avançando de forma consistente na prática é o que tem deixado esse meu hobby mais agradável.
Nessa linha, a edição de hoje é sobre como está essa fase inicial do desafio de escrita e os rumos da seção "Sobre gestão".
Abraço,
Ingrid Machado
Organização pessoal: Desafio de 100 dias
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Eu adoro testar qualquer coisa que me ajude a construir hábitos e melhorar a minha rotina. Por isso, além de manter uma lista bem extensa de livros na fila sobre o assunto, eu também estou testando o desafio de 100 dias. Esse desafio iniciou como o #100DaysOfCode, onde as pessoas programam por 100 dias, divulgando o progresso através da hashtag no Twitter. Com o sucesso da iniciativa, o criador expandiu para o #100DaysOfX. O que significa que você pode fazer 100 dias de qualquer coisa (Yoga, meditação, escrita, fotografia, culinária, ...).
Sei que existe a teoria de que 21 dias são suficientes para se criar um hábito. Só que dependendo do hábito que você quer adquirir, é bom dar uma reforçada. 100 dias passam relativamente rápido quando estamos fazendo algo que gostamos e me parece ser um tempo bem suficiente para dizer que alguma tarefa repetitiva virou hábito.
Já estou há mais de 2 semanas fazendo o desafio da escrita e acredito que fazer sempre à noite está me ajudando a entender a prática de forma natural desde agora. Quando tento ajustar a minha rotina, por exemplo, fazer as coisas em determinados horários dita o sucesso ou não do meu dia. De início, é um pouco mais trabalhoso mas, a cada dia, sinto que vai ficando mais natural. E assim, a minha rotina se ajusta conforme os dias passam.
Outra coisa importante no exemplo da rotina é que eu faço esses ajustes aos poucos. Não adianta querer mudar de vida de um dia para o outro. Primeiro, eu sempre tento ajustar o meu horário de dormir. Depois, o horário das refeições. E deixo por último o ajuste do horário de acordar, que, apesar de ser o que mais me beneficia, é o mais difícil de ajustar.
Mas voltando ao desafio de 100 dias, gosto do compromisso público que é preciso fazer, atualizando o Twitter com as informações a respeito do que foi feito no dia. Em alguns momentos, se não fosse por esses tweets, eu certamente teria dado uma desculpa para não escrever uma única linha. Sendo que, muitas vezes, o primeiro rascunho de uma seção da newsletter não leva nem 30 minutos para ficar pronto, por exemplo.
Eu fiz um documento no Coda onde registro os dias do desafio e faço os tweets. Caso tenha interesse em fazer um desafio usando esse documento, basta clicar neste link e em “Copy doc”. Os tweets estão sendo feitos no Twitter da newsletter e também incluo o acompanhamento a cada edição da Trilha de Valor.
Sobre gestão: Continuação da seção
Uma seção para compartilhar as minhas descobertas a respeito da gestão de pessoas. As referências usadas na seção estão aqui.
ㅤ
Com o tempo que fiquei sem escrever, também veio uma desorganização no que eu tinha planejado para essa seção. Por isso, aproveitei enquanto retomava o que iria escrever para o próximo tópico para revisar o formato que vinha publicando na newsletter.
Depois dessa revisão, concluí que a seção é útil para quem quer entender mais sobre a gestão, mas se limita muito à parte teórica. E, como já havia experimentado compartilhar mais sobre o meu dia a dia no "Hack de carreira", tive a ideia de fazer a mesma coisa para esse momento da minha atuação.
Isso significa que, além da seção na newsletter, eu também vou publicar alguns posts sobre o tema no blog. A diferença é que o enfoque será em compartilhar os conceitos que escrevo aqui junto das minhas experiências. Sei que a parte teórica é importante e ela seguirá. Porém, estou lendo um livro que diz que o aprendizado só vem quando tiramos um tempo para refletir sobre o conteúdo. E é isso que eu faço quando compartilho o que aprendi e apliquei com mais pessoas.
Resumindo, a seção na newsletter segue igual. O próximo tópico é Management 3.0 e já estou estudando para estruturar a edição sobre isso. E, muito em breve, iniciarei uma série de posts com os tópicos que já foram compartilhados aqui complementados com as minhas experiências.
Espero que seja interessante para quem gosta do tema.
Ficha técnica
Título: Os bastidores de um líder: O que fazer quando você é o foco de todos os olhares
Autores: Julie Zhuo
Editora: Cultrix
Porque é uma boa leitura
Esse é um livro sobre uma pessoa que iniciou em um papel, se destacou nele e por isso foi considerada para uma atuação com gestão de pessoas. Essa história é muito comum, mas cada pessoa encontra cenários e desafios diferentes para encarar.
A Julie Zhuo compartilha quais foram os desafios e aprendizados durante a carreira dela em design dentro do Facebook. E mostra que ninguém está preparado para assumir a gestão, mas todos podem ser ensinados a fazer isso.
O livro tem muito exemplos e uma linguagem bem leve e acessível. Recomendo muito para quem está iniciando na gestão ou quer conhecer melhor como a gestão de pessoas funciona dentro de uma grande empresa.
Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2022.
ㅤ
Amor(es) verdadeiro(s) - Taylor Jenkins Reid
O livro de setembro é bem legal para quem curte romance. Tem uma história muito diferente, com um apelo emocional bem forte (essa frase bonita foi só para dizer que antes da metade do livro eu estava me matando de chorar). Só não dei 5 estrelas porque achei que algumas coisas ficaram muito óbvias bem antes do final.
ㅤ
Os bastidores de um líder: O que fazer quando você é o foco de todos os olhares
Indicação de livro do mês, é um ótimo exemplo de atuação na gestão de pessoas.
Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Com o desafio de escrita, estou conseguindo produzir bastante. Por isso, acredito que as postagens vão seguir numa frequência bem parecida com a anterior.
O que eu mudei foi o dia de publicação. Como a maioria das visitas do blog são na segunda-feira, não fazia mais sentido ficar publicando na sexta-feira. Estou fazendo mudanças na tentativa de ser um pouco mais data driven no projeto do blog.
ㅤ
Ferramentas
Acompanhamento financeiro para contas compartilhadas
Neste post, explico como construí o documento submetido como projeto de conclusão do Coda BootCamp. Além da estrutura do documento, falo sobre as fórmulas e elementos utilizados em cada área.
ㅤ
Carreira
Dicas para desenvolvedores iniciantes
Esse ano, fiz muitas mentorias com desenvolvedores e notei o quanto as pessoas em início de carreira costumam focar somente na parte técnica. Por ter repetido esses conselhos várias vezes, decidi reunir todos eles em um post para que mais pessoas possam entender que tem coisas mais importante do que o código na atuação do desenvolvedor.
Desafio de escrita
Um desafio para retomar o hábito da escrita diária.
ㅤ
Cada dia do desafio tem sido um aprendizado. Mas o que ficou mais claro para mim é que nos finais de semana eu preciso ter horários alternativos. Durante a semana está funcionando muito bem escrever por volta das 19:00. Nos próximos finais de semana, pretendo escrever pelas manhãs.
Nas duas últimas semanas, tive mais acontecimentos na minha vida do que consigo processar. Um deles é que eu fiquei noiva! Sim, o cara que eu chamo de marido não era o meu marido no papel e a partir de agora eu passo a me referir a ele como noivo. No futuro o título original estará de volta.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
ㅤ
Imagem do preview de Craig Lovelidge, via Unsplash