Olá,
A edição de hoje é o fechamento da terceira leitura do Clube do Livro para Introvertidos. Compartilho os conceitos principais dos livros desde a primeira edição e, até o momento, sempre considerei que fez sentido com o propósito da newsletter. Caso você não tenha interesse em ler o livro inteiro, ler o resumo dos pontos principais é uma ótima forma de aprender.
Além disso, também trago novidades sobre o meu próprio livro. Já tinha dado um spoiler em edições anteriores, mas ele finalmente está pronto e disponível para leitura.
Na seção "Organização pessoal", falo sobre o exercício que incorporei na minha rotina e que tem me ajudado bastante a ser uma pessoa mais otimista. E, como sempre, a seção "Notas quinzenais" está com três ótimos artigos para leitura além da newsletter.
Boa leitura!
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: O ponto da virada
📘 Clube do livro para introvertidos: Próxima leitura
🪴 Organização pessoal: Gratidão
👩🏽💼 Sobre gestão: Anúncio do livro
📄 Notas quinzenais
📚 Lista de leitura
💻 Últimos posts do blog
🎯 Tema da edição: O ponto da virada
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
A quarta leitura do Clube do Livro para Introvertidos foi o livro "O ponto da virada" de Malcolm Gladwell. Ele explica a teoria do ponto da virada, que define os elementos necessários para que uma epidemia inicie. Quando o autor se refere a epidemia, ele não fala apenas de doenças, mas sim de comportamentos, produtos, programas de TV e qualquer outra coisa que se espalhe na sociedade.
Como de costume, estou escrevendo na edição que sucede o final da leitura sobre algum destaque do livro. Para ler todos as minhas impressões e comentários sobre o livro e ter acesso ao material complementar com todos os conceitos apresentados, basta entrar no clube do livro.
O conceito que escolhi compartilhar é o que forma o ponto da virada em si. O autor explica que existem três agentes de mudança, ou seja, três regras necessárias para entender as epidemias:
Regra dos eleitos: uma pessoa excepcional descobre uma tendência e, por meio de seus contatos sociais, da sua energia, do seu entusiasmo e da sua personalidade, espalha a novidade
Fator de fixação: existem maneiras específicas de fazer com que uma mensagem contagiante se torne inesquecível — existem alterações relativamente simples na apresentação e na estrutura das informações que causam uma grande diferença na intensidade de seu impacto
Poder do contexto: os seres humanos são muito mais sensíveis ao seu ambiente do que pode parecer
Regra dos eleitos
Existe uma teoria que diz que estamos a 6 graus de separação de qualquer pessoa no mundo. E essa é uma das explicações do porquê indicações boca a boca são tão poderosas e se espalham rapidamente.
Quando temos alguém disposto a espalhar sobre alguma novidade, depende quase que unicamente da pessoa para que essa informação ganhe tração a ponto de ter potencial para viralizar. Porém, não é apenas um tipo de pessoa que faz algo viralizar, mas sim uma combinação de perfis. Três tipos de pessoas são definidas na regra dos eleitos:
Comunicadores: quem tem um talento especial para reunir as pessoas
Experts: pessoas que acumulam muito conhecimento e gostam de compartilhar esse conhecimento com outras pessoas
Vendedores: são pessoas capazes de nos convencer através da persuasão
Enquanto os comunicadores conseguem espalhar uma mensagem para várias pessoas, os experts passam a informação com muitos detalhes e os vendedores convencem de que a mensagem deve ser aceita.
A mensagem que é passada e quem passa a mensagem é importante. Por isso, o autor aponta que uma combinação desses perfis é necessária para o início de uma epidemia.
Fator de fixação
Além dos perfis corretos, o aspecto específico necessário para o sucesso de uma mensagem é a fixação:
A mensagem pode ser memorizada com facilidade?
Será algo tão simples de lembrar que, de fato, consiga promover uma mudança?
Será capaz de estimular alguém a agir?
Uma epidemia não será iniciada com mensagens complexas, difíceis de entender ou difíceis de transmitir.
O livro apresenta exemplos de mensagens que eram passadas de forma muito impessoais e, por isso, não eram absorvidas pelas pessoas. Mas, quando transformadas em um conselho prático e pessoal, se tornavam facilmente absorvidas e eram relembradas por quem as recebia.
Poder do contexto
O último elemento do ponto da virada fala sobre o quanto o contexto nos influencia. Acredito que esse conceito é explicado de forma mais direta pela teoria das janelas quebradas.
Em um experimento, dois carros foram deixados em bairros de classes sociais diferentes. No bairro de classe baixa, o carro foi rapidamente depredado e teve as suas partes roubadas. No bairro de classe alta, o carro se manteve intacto. Depois de uma semana, o carro que estava no bairro de classe alta teve uma janela quebrada pelos pesquisadores. Com isso, o carro teve o mesmo destino de roubo e vandalização.
Esse é um experimento que demonstra o poder do contexto. Um ambiente deteriorado e sem cuidado passa uma mensagem muito diferente de um ambiente bem cuidado e preservado. E isso influencia diretamente no comportamento das pessoas que estão nesses ambientes.
O livro apresenta exemplos do metrô de Nova Iorque e até mesmo de estudos com pessoas religiosas que esquecem das próprias crenças após serem condicionadas a alguma situação. O contexto é muito mais poderoso do que podemos imaginar.
Com esses três elementos, temos o que é necessário para entender epidemias. O livro tem exemplos de epidemias de criminalidade, doenças, tabagismo e moda. Diversos eventos podem ser explicados pela teoria do ponto da virada e considero tanto os conceitos quanto os exemplos ótimas leituras para quem se interessa por fenômenos sociais.
📘 Clube do livro para introvertidos: Próxima leitura
Um clube para quem quer participar de leituras coletivas, sem necessariamente precisar interagir. Para participar, assine a newsletter do projeto.
ㅤ
A próxima leitura do Clube do Livro para Introvertidos é o livro "Porque o tempo voa", de Alan Burdick. Para quem quiser acompanhar de forma síncrona, vamos começar a ler no dia 26/03.
A leitura vai seguir um ritmo bem tranquilo e se estenderá até outubro. Por isso, caso você tenha dúvidas se consegue acompanhar, saiba que é uma ótima oportunidade para começar a cultivar o hábito da leitura de forma bem calma.
Mais informações sobre a próxima leitura podem ser encontradas nessa publicação:
Entrando no clube, você também tem acesso ao material das leituras anteriores.
🪴 Organização pessoal: Gratidão
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Uma das sugestões do curso "A ciência do bem-estar" que fiz no Coursera era manter uma rotina de gratidão. O exercício proposto era pensar todos os dias a respeito de 5 coisas pelas quais eu sou grata. Estou fazendo esse exercício desde a conclusão do curso e já percebi benefícios bem legais. E é isso que pretendo compartilhar na seção de hoje.
Começando com um pouco de contexto, eu sou uma pessoa que reclama bastante. E, às vezes, é o reclamar por reclamar. Com o passar dos anos, fui percebendo que isso era um hábito que eu poderia reverter e não uma característica intrínseca que nunca mudaria.
A primeira reação que tive ao exercício proposto no curso foi a de pensar que é difícil ter 5 coisas pelas quais sou grata todos os dias. Mas, mesmo assim, decidi dar uma chance. Principalmente porque todas as sugestões do curso possuem uma base científica. Então, mesmo sendo um pouco cética, me deixei levar pela credibilidade passada pela professora.
Estou fazendo essa prática desde novembro do ano passado e encaixei junto do meu hábito de escrever no meu planner todas as noites. E consigo dividir em fases como o exercício foi para mim:
Não tem como ser grata por 5 coisas todos os dias
Até que sempre tem 5 coisas para ser grata todos os dias
Preciso escolher apenas 5 coisas pelas quais sou grata todos os dias
Conforme o tempo foi passando, eu demorava mais para escolher quais seriam os 5 itens do que para descobrir pelo menos 5 itens. Mas acredito que só tive esse resultado porque me comprometi a pensar a respeito todos os dias.
Até o tom do que escrevo no planner antes de dormir mudou um pouco. Vejo que no passado reclamava de coisas pequenas e que elas me afetavam muito. Agora eu tenho uma visão totalmente diferente do meu dia e vejo que acontecimentos pequenos nem valem a pena serem citados quando negativos.
Porque isso está na seção de organização pessoal? Porque essa prática me ajudou de alguma forma a ter um dia mais organizado. Não perder tempo remoendo o que deu errado ou pensando só em coisas ruins impacta a minha rotina positivamente. O meu dia é mais focado em usar melhor o meu tempo do que me prender no que não está dando certo.
Recomendo a prática e o curso e espero que divulgar aqui ajude quem precisa de apoio no dia a dia para encontrar o lado bom da vida.
👩🏽💼 Sobre gestão: Anúncio do livro
Uma seção para compartilhar as minhas descobertas a respeito da gestão de pessoas. As referências usadas na seção estão aqui.
ㅤ
Estou há aproximadamente 4 anos focada em compartilhar o que venho estudando e as minhas experiências com gestão de pessoas. Inicialmente, criei essa seção aqui na newsletter. Depois, para aprofundar um pouco mais no conteúdo, publiquei uma série de posts com o mesmo nome no meu blog, complementando cada tópico com as minhas próprias experiências.
Nesse formato, muitos textos relacionados ao mesmo assunto estão em diferentes edições da newsletter e em vários posts espalhados pelo blog. Por isso, decidi criar esse e-book. A minha intenção foi reunir todos os textos publicados anteriormente, revisados e com conteúdos extras.
Espero que esse e-book seja útil tanto para gestores de primeira viagem, quanto para gestores mais experientes. Também acredito que é uma leitura útil para colaboradores individuais, que gostariam de entender o que esperar dos seus próprios gestores.
Caso você já seja leitor assíduo da seção "Sobre gestão", eu acredito que, mesmo assim, esse material pode ser útil. Em alguns pontos eu mudei de opinião e em outros eu percebi que poderia falar mais a respeito.
Clique aqui para acessar o e-book nos formatos pdf, epub ou web.
Fique à vontade para enviar os seus feedbacks a respeito. Boa leitura!
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
‘Geração digital’ tem dificuldade ao usar computadores e enfrenta desafios no mercado de trabalho
Ao contrário dos millennials que cresceram acessando a internet através do computador e possuem maior contato com o dispositivo, a geração Z e afins só sabe mexer em celular.
Quem diria que interfaces fluídas deixariam as pessoas (nesse caso os jovens) acomodados, hein?
ㅤ
O TikTok está desaparecendo diante dos nossos olhos
As consequências de uma disputa de licenciamento do TikTok com a Universal Music não são apenas a perda de trilhas sonoras para as dancinhas repetitivas, mas coisas como a cantora e compositora Cat Janice falando sobre sua luta contra o câncer, sobre a música que ela mesma criou e que se perderam para sempre.
Minha dica: vamos tentar viver de forma menos dependente das grandes plataformas de tecnologia. Absolutamente nada garante que as coisas feitas dentro delas vão durar para sempre.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Por que você quase nunca vê um relógio no shopping
Como um simples truque chamado distorção temporal faz com que a gente perca a noção da realidade e gaste muito tempo e dinheiro em lugares como shoppings ou até mesmo em cassinos.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2024.
ㅤ
Essa semana eu encontrei por acaso uma edição da newsletter do Austin Kleon, autor de “Roube como um artista“. Ele passa 10 dicas sobre como aproveitar melhor a leitura. Gostei bastante das dicas. Por isso decidi compartilhar aqui na newsletter:
ㅤ
Eu comecei a leitura sem entender muito do que estava acontecendo. Mas, a partir do momento que peguei o fio da meada, não consegui largar esse livro. Acontece tanta coisa que senti até que estava lendo uma trilogia, mas, mesmo assim, não foi cansativo. A forma que a magia, a cultura e o passado são descritos é muito envolvente. É daqueles livros que dá vontade de esquecer para poder ler de novo pela primeira vez.
ㅤ
ㅤ
Hábitos atômicos - James Clear
Eu engajei bastante no início da leitura e apliquei as dicas fornecidas para trabalhar os meus hábitos. Nos meus testes, as 4 leis da mudança de comportamento foram realmente úteis e pretendo seguí-las sempre que for implementar um novo hábito. Único ponto negativo é que demorei bastante para concluir o livro depois que passei da parte principal.
O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro focado em não ficção e com leitura assíncrona. Por apenas R$ 5 mensais, você recebe o acompanhamento da leitura atual e tem acesso a todas as leituras anteriores.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Desenvolvimento pessoal
Participei de um desafio para escrever 100 palavras por dia, durante 6 dias. Foi um ótimo exercício para destravar a escrita e pretendo compartilhar os 6 textos criados nos próximos dias. Para fazer aquele compromisso público que me ajuda a não adiar as promessas, segue o calendário de publicação que planejei para esses posts:
01/04 - Porque escrevo
08/04 - Reflexões sobre redes sociais
15/04 - Meu guia de desenvolvimento pessoal particular
22/04 - O que é felicidade
29/04 - Minha relação atual com a leitura
06/05 - A busca por uma vida menos acelerada
Acho que só pelos títulos já dá para perceber que são textos um pouco mais pessoais. Talvez um pouco fora do que costumo compartilhar no blog. Mas estou considerando essa abertura como uma parte do exercício de escrita.
ㅤ
Livros
Escrevi esse texto pensando em compartilhar de forma mais direta como o meu ritmo de leitura evoluiu com o tempo. Muitas pessoas acham que leio bastante desde sempre, mas foi uma trajetória que precisou ser cultivada e apreciada a cada passo para virar um hábito prazeroso.
ㅤ
Próxima leitura do clube do livro: Por que o tempo voa
Quando está na época de iniciar uma nova leitura, gosto de usar todos os canais que tenho disponível para convidar mais participantes. Esse post é o anúncio da próxima leitura do clube do livro no meu blog.
ㅤ
Carreira
São recorrentes as notícias de pessoas que deixam a vida pessoal de lado e viram apenas um profissional. Depois de ler várias coisas do tipo, escrevi esse post para compartilhar um pouco mais da minha história profissional e compartilhar o conselho que gostaria de ter ouvido no início da minha carreira.
As duas últimas semanas foram bem puxadas, mas acredito que por isso mesmo eu consegui perceber como estou com uma rotina tranquila e bem organizada. Acho que os meus projetos teriam sido muito impactados caso eu não fosse prevenida.
E é esse tipo de situação que me convence a seguir estudando e compartilhando sobre desenvolvimento pessoal. Só tenho medo de cair naquele papo de coach que não traz nada benéfico de verdade.
Reflexão aleatória, só para encerrar a newsletter.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
✉️ Edição anterior
📬 Últimos envios do clube do livro
A Trilha de Valor está no diretório de newsletters brasileiras, uma curadoria manual e cuidadosa de newsletters gratuitas. Organizado pelo Rodrigo Ghedin, do Manual do Usuário.