Olá,
O final de ano está corrido e estou equilibrando a minha rotina para não deixar nada sair dos trilhos. Tenho dois cursos com o prazo apertadíssimo para concluir, comprei uma máquina de costura e estou hiper focada no tema e ainda tenho que trabalhar e manter o clube do livro. Tudo isso com as mesmas 24 horas de sempre. Parece uma reclamação, mas estou gostando de ter essa correria em novembro. Estou com planos de ter o mês de dezembro mais tranquilo dos últimos anos e, se conseguir fazer tudo o que planejei para esse mês, irei conseguir.
E como estou muito envolvida no meu aprendizado, essa edição acabou ficando recheada de textos sobre o tema. Espero que compartilhar os meus cursos e desafios esteja sendo útil.
Boa leitura!
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Aprendizado efetivo
📖 Aprendizado contínuo: Cursos recém adquiridos
📄 Notas quinzenais
💻 Últimos posts do blog
🎯 Tema da edição: Aprendizado efetivo
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Quando pensamos sobre aprender, muitas vezes focamos apenas em aprendizado ativo. Ou seja, reservar um momento para ficar ativamente estudando, seja lendo um livro, fazendo exercícios ou assistindo à uma aula. Mas o aprendizado envolve conceitos que talvez não estejam tão visíveis para quem não está acostumado a ter uma rotina de aprendizado contínuo. É normal que a gente foque apenas no aprendizado ativo, porque é assim que aprendemos na escola. Assistimos às aulas, fazemos exercícios como tema de casa e depois vamos para as provas. Mas, quando saímos desse ambiente e escolhemos seguir aprendendo, essa receita pronta não funciona no longo prazo.
Para manter uma rotina de aprendizado contínuo efetiva, ou seja, que produz efeitos reais, os seguintes conceitos devem ser considerados:
Motivação autodeterminada
Objetivos e intenção
Ciência dos próprios pontos fortes
Emoções
Tempo para refletir
Atitude em relação aos erros
Hábitos
Todos esses itens, combinados com o aprendizado ativo, vão tornar a sua jornada mais efetiva.
Motivação autodeterminada
O adjetivo "autodeterminada" indica que é uma motivação que você mesmo cultiva. Existe uma teoria que diz que para que uma pessoa se sinta motivada, ela precisa ter 3 necessidades psicológicas básicas atendidas: autonomia, competência e relacionamento.
Como já abordei esse tema na edição #80, não vou me aprofundar aqui. Mas o importante é entender a importância que o seu comprometimento em se manter motivado tem para o seu aprendizado. Só você vai saber o quanto estudar pode ser importante para os seus objetivos, então você é quem deve se comprometer para que eles sejam atingidos. Na série sobre autoliderança, tratei sobre várias estratégias que você pode trabalhar para se manter sempre alinhado com os seus objetivos. Caso precise de apoio para se motivar, é uma boa leitura.
Objetivos e intenção
Definir objetivos é a melhor forma de conseguir mudar o seu estado atual. Por isso, entenda onde quer chegar e trace objetivos factíveis até esse destino. Considere sempre aplicar o que aprende no dia a dia e ser intencional com o seu desenvolvimento. Se você mesmo definiu o objetivo, então você sabe por que ele é importante e vai saber também como aplicar na sua vida o que resultar de bom desses aprendizados.
Também já abordei esse tema na série sobre autoliderança. Caso não saiba como definir bons objetivos, que possuem mais chance de serem concluídos, recomendo que você leia esse post.
Ciência dos próprios pontos fortes
Por mais que seja importante saber no que devemos melhorar, conhecer nossos pontos fortes e trabalhar para que eles evoluam também é uma ótima forma de direcionar os nossos esforços. De maneira geral, autoconhecimento sempre é uma ferramenta importante para qualquer coisa que queremos fazer na nossa vida.
Pensar nos pontos fortes como estratégias para seguir os nossos planos também é interessante. Se algo não está funcionando, a causa pode ser que você não esteja se aproveitando dos seus pontos fortes para concluir o que planejou.
Caso não saiba por onde começar, você pode fazer um teste nesse link. Esse teste é bem conhecido e fornece um resultado a respeito dos seus pontos fortes, descrevendo cada um deles. É um bom ponto de partida para entender como você pode evoluir e usar o que já tem de melhor.
Emoções
Quando estamos estressados ou sentindo qualquer emoção não positiva, podemos ser muito reativos frente a qualquer obstáculo. Deixar que as emoções tomem conta das nossas ações pode trazer consequências negativas e precisamos nos preparar para enfrentar obstáculos que certamente serão encontrados no meio do caminho de forma mais efetiva.
Trabalhar a sua autocompaixão, aceitar que falhas vão acontecer e aprender a respeitar os seus limites também fazem parte de uma boa rotina de aprendizado contínuo. Caso tenha dificuldade em lidar com as suas emoções quando está enfrentando obstáculos no seu aprendizado, entender sobre inteligência emocional pode te ajudar.
Tempo para refletir
Apenas se manter aprendendo sem entender se está seguindo na direção certa ou se está sendo útil não é muito efetivo. Fazer uma retrospectiva do que vem fazendo é tão importante quanto ter um bom planejamento. Não existe problema nenhum em mudar a rota no meio do caminho.
Entender se está trabalhando nas zonas corretas do seu círculo de influência também pode ser o que falta para que você continue vendo o resultado do seu esforço. Focar apenas no seu círculo de preocupação gera muito esforço e pouco resultado, o que pode ser frustrante.
Atitude em relação aos erros
Esse também é mais um tema que já discuti em outra edição, mas vale a pena comentar novamente. É muito fácil ver qualquer erro como um obstáculo intransponível, um beco sem saída ou um sinal para desistir. Mas é muito melhor o ponto de vista de quem já sabe o que não funciona e agora vai atrás de descobrir algo novo para tentar novamente.
Muitas pessoas conseguiram atingir o sucesso e compartilham as histórias de seus fracassos porque isso é normal. Quando acontece com a gente, parece que o mundo todo está fazendo a coisa certa. Mas, acredite em mim, todo mundo erra. A diferença está na forma como cada pessoa enfrenta os erros.
Podemos demorar para nos acostumar com essa mudança de atitude, mas é uma questão de escolha. Na próxima vez que um erro acontecer, pense na sua resposta habitual e se é a melhor possível que você poderia ter.
Hábitos
No meu blog, eu já falei diversas vezes sobre hábitos. E manter uma rotina de aprendizado contínuo nada mais é do que manter um hábito. O que precisamos ficar atentos é o que todas as dicas anteriores já cobriram: é um hábito, mas precisa ser o hábito certo.
Se manter aprendendo constantemente apenas porque todo mundo fala que é o melhor não faz sentido. Se você refletiu e definiu um objetivo, você provavelmente sabe o motivo pelo qual está criando esse hábito. O que torna até mais fácil criar e manter a rotina de aprendizado.
Depois que aprender se tornar um hábito, posso dizer por experiência própria que você sente até saudade quando passa um tempo sem aprender nada.
ㅤ
Esse texto é praticamente um resumo do que vi no curso "YOUR Growth Booster" que terminei recentemente. Apesar de resumido, espero que ter compartilhado esse guia tenha sido útil.
Eu incluí vários links para outros textos que tratam desse assunto e acredito que podem ajudar muito quem quer iniciar ou manter uma rotina de aprendizado conítnuo.
Acredito que existem alguns temas bem interessantes do curso que vale aprofundar mais nas próximas edições.
📖 Aprendizado contínuo: Cursos recém adquiridos
Seção com a minha rotina de aprendizado.
ㅤ
Na edição anterior, eu comentei que ganhei uma bolsa de estudos e iria comprar alguns cursos. Com o valor da bolsa, fiz uma assinatura da Alura, uma assinatura da Doméstika Plus e comprei os seguintes cursos na Udemy:
Com essa compra, eu descobri que tenho 175 cursos na minha conta da Udemy, informação que eu tinha esquecido completamente. Vou dar uma revisada na lista e ver o que mais posso aproveitar.
Provavelmente vou comentar sobre todos os cursos na newsletter, mas ainda estou pensando se publico a minha opinião sobre os cursos mais voltados para a parte de artesanato aqui também. Eu comprei uma máquina de costura, então vou usar a assinatura da Doméstika para estudar sobre isso também.
Acredito que vou iniciar a maioria desses cursos no ano que vem. Porque, no momento, estou correndo para finalizar dois cursos que fecham o acesso em novembro e em dezembro eu deixo para fazer uma retrospectiva do ano.
Também criei um documento no Coda para acompanhar a minha rotina de aprendizado contínuo. Pretendo compartilhar o template em breve, principalmente porque tem sido muito útil para o meu dia a dia ficar mais tranquilo e organizado.
P.S. 1: Depois de explorar um pouco a assinatura do Doméstika Plus, descobri que só posso assistir aos vídeos dos cursos. Para baixar o material complementar e participar do fórum, é necessário comprar o curso com os créditos que ganhei no momento da assinatura. Avisando porque está bem escondida essa informação na central de ajuda.
P.S. 2: Além de todos os cursos que comprei agora, fui impactada por uma promoção em que a assinatura de 1 ano da Craftsy saía por $ 1.49. Sim, eu comprei essa assinatura também. Ou seja, mais um curso para pensar se compartilho aqui, já que também são bem voltados para o artesanato.
🖥️ Cursos livres
YOUR Growth Booster - [Learning] Mindset & Behavior - Bertelsmann University
Assim como no ano passado, esse ano eu também fui selecionada para um programa de treinamento de desenvolvimento pessoal da Bertelsmann. A primeira edição foi muito boa e me ajudou a retomar a minha rotina de aprendizado contínuo e a me manter muito mais organizada com os meus projetos. A edição atual foi um pouco mais complicada, porque escolhi um objetivo mais difícil como projeto do curso. Mesmo assim, valeu muito a pena participar.
Esse é um curso com pessoas do mundo inteiro, então eu conversei em inglês com várias pessoas, ouvindo vários sotaques diferentes. Foi ótimo para treinar tanto falar quanto escutar em inglês. Os encontros dos grupos de estudos também me ajudaram muito a treinar a minha participação em reuniões.
Acredito que não vou me candidatar numa possível próxima edição ano que vem. Principalmente porque já tenho muita coisa na fila para estudar e esse é um curso que exige bastante comprometimento para realmente valer a pena. As experiências que tive nesses últimos dois anos foram muito boas e espero conseguir seguir aplicando tudo o que aprendi.
🖥️ Cursos do Coursera
Requirements Gathering in Business Analysis
Esse é o quarto curso da "Microsoft Business Analyst Professional Certificate". Assim como nos cursos anteriores, o material é bem completo, muito bem explicado e com provas e exercícios que realmente reforçam o entendimento. Rever conceitos sobre como levantar requisitos, escrever user stories e criar diagramas foi bem interessante. Foi um curso em que aprendi muita coisa e, até o momento, o que mais me fez absorver o conteúdo.
A minha crítica está no uso do Microsoft Visio. Como eu faço um módulo por semana, eu tive que cancelar a avaliação do Microsoft Visio no início desse curso. Eu fiz a conta gratuita para acompanhar o curso anterior e esse também precisava da ferramenta para os primeiros exercícios. Como não estava disposta a pagar pelo uso, acabei fazendo alguns exercícios escrevendo em notas apenas para concluir de alguma forma.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Uma ótima reflexão sobre como a sociedade nos coloca uma ansiedade e compulsão para consumir conteúdos de entretenimento na hora de lazer, indo contra a ideia de “descanso” que o lazer deveria ter.
ㅤ
Como os grupos de corrida substituíram os aplicativos de namoro
À medida que a fadiga dos aplicativos de namoro se torna mais comum, os grupos de corrida surgem como uma nova maneira de conhecer pessoas — desde que você possa acompanhar o ritmo.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
A cidade que manteve seu bunker nuclear em segredo por três décadas
O tipo de bizarrice que só acontece em países onde não se tem um sistema público de saúde e onde a nóia é a norma, não a exceção. Graças a Deus, nasci na América Latina.
Conteúdo em inglês.
O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro focado em não ficção e com leitura assíncrona. Por apenas R$ 5 mensais, você recebe o acompanhamento da leitura atual e tem acesso a todas as leituras anteriores.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Ferramentas
Criando e publicando um calendário no Microsoft Outlook
Precisei criar um calendário compartilhado no Outlook para o clube do livro e decidi registrar como é feito no blog. Apesar de não ser muito extensa, a documentação da Microsoft tem uma tradução meio estranha. Por isso, prefiro manter algumas anotações de funcionalidades que acredito que vou usar de forma recorrente. É um passo a passo bem simples, mas acho que pode ser útil ter ele publicado com uma explicação mais direta.
ㅤ
Como criar um documento no Coda - Conceito
Já faz um tempo que fiz dois cursos do Coda sobre a criação de documentos e sobre o uso avançado da ferramenta. Também já tinha compartilhado sobre o tema num post anterior, mas era o conteúdo de apenas um dos cursos. Nesse post, estou compartilhando o processo de criação de documentos completo, de forma bem mais sucinta.
Fiquei feliz de conseguir montar uma edição mesmo no meio de tanta coisa. Talvez você tenha percebido que não estou falando sobre as minhas leituras nas últimas edições, mas é porque eu realmente não estou conseguindo ler. O meu hiper foco na costura está tomando conta da minha vida e estou muito empolgada com mais esse hobby offline. Sei que quando a empolgação inicial passar e eu tiver finalmente aprendido a costurar, eu vou retomar as minhas outras atividades normalmente.
Espero que tenha sido uma boa edição.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!