Olá,
As últimas semanas foram bem agitadas. Estava tentando concluir o meu último curso do Coursera, porque tinha até o final desse mês antes de perder o acesso. E concluir um curso de liderança feminina, que também fechava o acesso no dia 21/11. Estou vivendo aquele alívio de quem conseguiu atender aos prazos e, ao mesmo tempo, estou pensando no que fazer em seguida.
Enquanto não me decido, compartilho na edição de hoje mais um conteúdo que aprendi no curso YOUR Growth Booster. Um dos cursos que também concluí em novembro e que mais gostei de ter participado. Obviamente, não consigo compartilhar tudo o que vi durante todos os meses que estive participando. Mas quero seguir compartilhando os pontos principais, que são muito úteis para quem está pensando em se organizar para ter uma rotina de aprendizado contínuo.
Espero que seja uma boa leitura.
Abraço,
Ingrid Machado
PS: a última edição foi enviada no horário incorreto justamente por toda essa correria. Fiz o agendamento com antecedência, mas esqueci de selecionar o horário certo. Perdão pelo vacilo.
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Mindset de crescimento
📖 Aprendizado contínuo: Organizando o aprendizado contínuo
📄 Notas quinzenais
📚 Lista de leitura
💻 Últimos posts do blog
🎯 Tema da edição: Mindset de crescimento
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
O mindset de crescimento é um assunto que já abordei outras vezes no meu blog e aqui na newsletter. Mas apenas conhecer o conceito não é o suficiente para conseguir aplicá-lo. Dentro do curso YOUR Growth Booster, os instrutores exploraram 5 maneiras de fortalecer o seu mindset de crescimento e é isso que gostaria de compartilhar na edição de hoje.
Para fortalecer o seu mindset de crescimento, você pode seguir 5 abordagens:
Ter autoconhecimento
Ter vontade de experimentar
Focar no progresso ao longo do tempo
Aprender com os outros
Escolher as palavras certas
Ter autoconhecimento
O autoconhecimento ajuda a manter o mindset de crescimento porque nos permite ter ciência do nosso processo de pensamento. Eu mesma sei que, sempre que vou aprender algo novo, primeiro penso nas dificuldades que vou enfrentar ao invés de pensar nas coisas novas que vou aprender. Com isso, costumo pensar que os desafios que vou enfrentar são sempre maiores do que realmente são.
Fazer reflexões para entender como você costuma reagir frente ao novo vai te ajudar a entender como mudar os seus padrões e cultivar o mindset de crescimento. Ter respostas mais conscientes te permite escolher como agir e praticar respostas mais positivas pode transformar essas ações em hábitos.
Ter vontade de experimentar
Experimentar envolve errar, aprender e tentar novamente até acertar. Esse é um ciclo que nos leva ao aprendizado e ao desenvolvimento de maneira muito direta.
Perder o medo de errar é o primeiro passo para conseguir avançar. Imagine estar disposto a aprender apenas se não errar? Ou errar e preferir ignorar o erro, sem tirar nenhuma lição dele? Eu entendo que errar pode ser frustrante e não existe espaço para o erro em todas as situações, mas entender que não somos perfeitos faz parte do mindset de crescimento.
Na edição #87 - Fracasso eu falei sobre um livro que me ajudou a entender que a falha pode ter o seu lado positivo. E na edição #88 - Sucesso eu compartilhei que sem o fracasso, é muito difícil que o sucesso seja percebido e bem aproveitado. Recomendo a leitura dessas duas edições e o livro que inspirou esses textos caso você queira se aprofundar nesse tópico.
Focar no progresso ao longo do tempo
Focar no mindset de crescimento e escolher se desenvolver não é algo que vai dar resultados imediatos. Aprender exige paciência e a melhor forma de perceber o progresso é seguir acompanhando o quanto você evolui durante o tempo.
Manter um acompanhamento do quanto você segue o seu planejamento ou do quanto está próximo dos seus objetivos é uma forma de perceber o seu avanço. Também é uma boa forma de não perder os seus planos de vista e acabar se perdendo por colocar outras coisas na frente.
Aprender com os outros
O mindset de crescimento incluir acreditar que especialistas não nascem sabendo tudo, mas se tornam especialistas ao focar em aprender. E isso inclui aprender com outras pessoas.
O modelo 70/20/10 considera que 20% do aprendizado vem das trocas com outras pessoas e é uma recomendação que pode te ajudar a aprender melhor. Caso você conheça pessoas que já percorreram o caminho que você quer percorrer, aprenda com elas. Seja fazendo contato para conversar, marcando mentorias ou consumindo o conteúdo que elas produzem.
Aprender com os outros é quase como um atalho para o seu aprendizado, porque quem já trilhou o caminho pode te direcionar para o que importa. Isso não significa que tudo vai ser entregue de bandeja, mas sim que os insumos necessários para o seu aprendizado podem ser passados de maneira mais direta, junto de uma visão mais clara dos possíveis obstáculos que serão encontrados.
Escolher as palavras certas
Trocar o pensamento "Eu não consigo" por "Eu não consigo ainda" pode ser o que falta para que você se mantenha no mindset de crescimento. Como mencionei, tenho um padrão de pensamento negativo que me faz ver os desafios de maneira mais complicada do que realmente são. Pensar que ainda não sei a respeito de um assunto, mas que com dedicação e estudo eu vou aprender, me ajuda a focar no que estou estudando no momento e a vencer um obstáculo de cada vez.
Resumindo, nós podemos ser os nossos piores inimigos quando nos deixamos pensar que não conseguimos e que não temos capacidade. Perceber que temos esse padrão de pensamento e escolher ter mais autocompaixão e mais compreensão conosco é uma forma de cultivar o mindset de crescimento.
O TEDx da autora da teoria do mindset explica melhor como essa mudança de pensamento pode ser benéfica.
Espero que compartilhar essas dicas te ajude a focar no que importa. Caso não conheça o conceito de mindset de crescimento e mindset fixo, o livro "Mindset" da Carol S. Dweck é uma ótima recomendação. Quando li o livro, percebi que tinha o mindset fixo para muitas áreas da minha vida e mudei muitas atitudes baseada no que aprendi com ele. Espero que seja útil para você também.
📖 Aprendizado contínuo: Organizando o aprendizado contínuo
Seção com a minha rotina de aprendizado.
ㅤ
Estou sempre compartilhando aqui a quantidade de conteúdo que consumo e quantos cursos estou fazendo. Mas, além de registrar o que estudo após a conclusão, não tinha nenhuma forma organizada para acompanhar o que ainda estava em andamento. Pensando nisso, criei um documento no Coda para acompanhar o meu aprendizado contínuo e publiquei ele para que mais pessoas possam se organizar também.
O guia do documento explica como ele funciona. Também deixei alguns dados de exemplo para ilustrar o funcionamento. Caso tenha interesse no documento, ele pode ser encontrado nesse link.
Tenho compartilhado no blog como esse documento foi construído. Dividi o assunto em três partes: conceitos sobre a criação de documentos no Coda, a criação desse documento de exemplo e a explicação sobre algumas fórmulas que usei (ainda será publicado). Caso queira criar o seu próprio documento para resolver algum problema, esses posts são um bom guia.
Caso você use ele para apoiar na sua rotina de estudos, ficarei muito feliz em receber os seus feedbacks. Espero que seja útil e uma boa ferramenta para planejar os seus estudos.
🖥️ Cursos livres
Esse curso foi um exemplo de que ações negativas podem gerar reações positivas. Depois de declarações polêmicas sobre mulheres CEOs, a Fluxus ofereceu gratuitamente o curso de liderança feminina.
Foi um curso bem interessante, com muito material complementar e que me apresentou conceitos que nunca tinha ouvido falar. E esse último ponto foi o que mais me chamou a atenção. Quando começamos a estudar sobre algum tópico, é muito comum ver a mesma coisa várias vezes. E conhecer referências novas foi um belo diferencial desse curso.
Eu acabei não compartilhando o curso na newsletter porque me cadastrei nele via LinkedIn de forma bem despretensiosa. Principalmente porque nunca tinha visto nada da Fluxus. Mas acredito que valeu a pena. Agora estão abrindo uma nova turma. Porém, dessa vez, a inscrição é paga.
🖥️ Cursos do Coursera
Power Platform in Business Analysis
Esse é o quinto curso da "Microsoft Business Analyst Professional Certificate". De todos os cursos dessa certificação, esse foi o que mais me desmotivou. Sei que essa impressão pode ter sido impactada pelo fato de que tinha somente até o final do mês para acessar o Coursera, já que o meu acesso será encerrado, mas também existem outras justificativas. A principal é que os exercícios precisavam de dados contidos em planilhas inexistentes. Acho que, de todos os links fornecendo as planilhas, apenas um funcionava. Como alguém que vinha fazendo todos os exercícios de todos os cursos, esse foi um balde de água fria, ainda mais quando vi que no fórum já havia reclamações sobre isso e nenhuma resposta.
Sobre o conteúdo, gostei bastante do que vi. Aprender sobre o PowerBI foi importante para mim, porque uso essa ferramenta no trabalho, mas nunca me aprofundei no que poderia ser feito. Também vi sobre funcionalidades e produtos da Microsoft que nem conhecia. Como nos cursos anteriores, tudo foi passado de forma bem direta e os questionários foram bem desafiadores. Concluir esse curso também libera um voucher de 50% de desconto para fazer a certificação PL-900: Power Platform Fundamentals.
Como a minha bolsa do Coursera está disponível apenas até o dia 30/11, decidi que não vou fazer o último curso da certificação. Não quero fazer correndo apenas para pegar o certificado. Me inscrevi para ganhar uma nova bolsa e, caso seja selecionada novamente, vou concluir a certificação. Se não for contemplada, estou contente com o que aprendi até aqui.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
'Brainrot': seu cérebro pode 'apodrecer' por consumir tanto conteúdo fútil
Simplesmente um nome para explicar como a gente perde tempo nas redes sociais com conteúdos que parecem inofensivos, mas que ao longo do tempo nos deixam mais desligados e “aéreos” no dia a dia.
ㅤ
Precisamos reflorestar a internet
A internet se tornou uma monocultura extrativa e frágil com as plataformas sociais. Mas podemos revitalizá-la usando as lições aprendidas pelos ecologistas, devolvendo o “mato” e a diversidade de biomas de como era no início da internet.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Criar uma pintura de bactérias é uma arte elegante, mas perigosa
As obras de arte feitas de germes devem ser destruídas após a criação. Daí eu me pergunto: qual seria a função dessa arte? Fica o questionamento.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2024.
ㅤ
A volta ao mundo em 80 dias - Jules Verne
Esse é um daqueles livros que sempre ouvi falar a respeito, sempre citado como referência em algum livro ou filme, mas que nunca havida lido. Confesso que não estava com expectativas muito altas quando comecei a ler, mas gostei bastante do livro. Foi uma leitura muito legal e com uma história bem envolvente.
Leitura de setembro do desafio de leitura BibliON.
ㅤ
Uma centelha na escuridão - Stacy Willingham
Apesar de achar que um trecho não faz o menor sentido e de ter me sentido um pouquinho enganada pela autora em determinados momentos, eu devorei esse livro. Estou gostando muito de ler livros policiais que envolvem algum mistério bem amarrado. E esse foi mais um dos que não consegui largar até descobrir o que estava acontecendo.
O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro focado em não ficção e com leitura assíncrona. Por apenas R$ 5 mensais, você recebe o acompanhamento da leitura atual e tem acesso a todas as leituras anteriores.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Newsletter
O Mailbrew segue sendo uma das formas que uso para me atualizar sobre o que acontece nos blogs que acompanho e no Reddit. Com o fim da API gratuita do Twitter e depois do bloqueio no Brasil, eu retirei do meu Mailbrew essa rede social e também não tenho mais acessado ela. Como tenho vários subreddits que gosto de acompanhar frequentemente, deixar eles dentro do email de resumo tem sido uma ótima forma de acompanhar as últimas discussões. Caso não conheça a ferramenta, nesse post falo mais sobre ela e sobre como configurar.
ㅤ
Ferramentas
Como criar um documento no Coda - Exemplo
Depois de explicar sobre os conceitos sobre a criação de documentos no Coda, decidi mostrar como eles se aplicam em um documento de exemplo. Já fica o spoiler de que muita coisa muda depois que o documento é concluído, mas faz parte do processo de refinamento.
Continuo muito focada em aprender sobre costura, mas também estava com os prazos muito apertados para terminar alguns cursos. Por isso, novembro tem sido um mês que tem me ensinado muito a honrar os meus compromissos, mesmo querendo estar fazendo outra coisa.
Espero conseguir dedicar o mês de dezembro para a costura. Acredito que vai ser um fechamento de ano muito diferente, mas que vai me permitir descansar e estar pronta para o ano que vem. Depois compartilho se essa abordagem deu certo.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!