Olá,
A edição de hoje é sobre um problema recorrente na minha vida, que imagino que também seja recorrente na vida de várias pessoas. Viver no piloto automático é algo muito fácil de acontecer e pode até ser benéfico em alguns momentos. Mas retomar as rédeas e se responsabilizar faz muito bem também.
Espero que seja uma leitura útil e que te faça pensar a respeito do modo que tem vivido atualmente. É sempre bom fazer uma autorreflexão recorrente e não deixar apenas para o final do ano.
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Piloto automático
🪴 Organização pessoal: Mudando os horários nos finais de semana
📖 Aprendizado contínuo
📄 Notas quinzenais
📚 Lista de leitura
💻 Últimos posts do blog
🎯 Tema da edição: Piloto automático
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Uma das maiores mudanças que aconteceu na minha vida e afetou como me organizo foi entender que estava vivendo no piloto automático. Eu passava os dias fazendo exatamente o que era esperado que eu fizesse, cumprindo compromissos, entrando e saindo de reuniões, indo para casa apenas para dormir e pensando que no futuro eu colheria os frutos de tudo o que eu estava fazendo.
Depois de fazer de alguns cursos, em que participei ativamente porque não estava satisfeita com a minha vida, entendi que não poderia responsabilizar ninguém além de mim pelo modo que estava vivendo. Parece um papo meio coach, mas eu escolhia estar presa a um trabalho de que não gostava e dava inúmeras desculpas para mim mesma para não ir embora.
Uma das desculpas era que eu não poderia sair do trabalho sem ter outro garantido, porque precisaria juntar algum dinheiro para ter mais segurança. Porém, ao mesmo tempo, eu gastava dinheiro e passava o cartão de crédito como se não houvesse nenhuma preocupação na minha vida. Eu mesma não me preparava para o futuro e estragava todo o meu início do mês ao precisar ficar fazendo cálculos para conseguir pagar todas as contas. Nessa época, eu acabei fazendo até mesmo empréstimos para pagar as minhas contas e, mesmo assim, não parava de usar o cartão de crédito.
Aí eu te pergunto: a culpa pelo meu estresse e insatisfação com a vida era toda do meu gestor? Agora eu vejo que não era, porque a influência dele no meu humor era apenas uma parte do que me estressava, mas isso me sobrecarregava e me adoecia porque eu vivia num acúmulo de maus hábitos e não parava para observar como eu estava.
No momento em que decidi avaliar a forma em que estava vivendo, pedi demissão imediatamente, procurei um novo emprego em algum lugar menor e em que achava que teria um dia a dia mais calmo e refiz acordos em casa para ter uma rotina mais tranquila e sem descontrole financeiro. Hoje em dia, não me vejo mais como uma pessoa estressada no mesmo nível da época e nem acredito que me permitiria voltar para o mesmo nível. Mas isso só acontece porque eu decidi sair do piloto automático.
Recentemente, percebi que estava me estressando bastante no trabalho e, ao invés de me deixar levar por isso, decidi conversar com o meu marido e depois expor o problema para a minha liderança. Só de conversar a respeito, já senti que não segui o mesmo padrão que estava seguindo há pouco tempo atrás. Ano passado, eu me deixei levar pelo stress e fiquei até doente, porque deixei o piloto automático tomar conta. A minha sorte é que na época de início de ano eu costumo avaliar o ano que passou e avalio o que não quero manter. Como acabei de comemorar um ano de casada, decidi que não vou deixar que os anos seguintes sejam afetados pelo trabalho. E é esse pensamento que vai guiar as minhas ações em 2025.
Eu sei que nem todo mundo consegue jogar tudo para o alto e resolver todos os seus problemas, mas eu sei que é mais fácil procurar pessoas para conversar e entender quais mudanças pequenas podem fazer a diferença. Se o seu ano está passando sem você perceber, se você está sentindo que as suas relações estão sendo afetadas pelo estresse e se a sua semana demora para passar, talvez seja um bom momento de avaliar a sua rotina e entender se você está no piloto automático ou se está vivendo o que gostaria de viver.
Sempre me arrependi de deixar o que eu queria para depois, mas dificilmente me arrependo de fazer o que eu quero, mesmo quando não gosto do resultado. É assim que eu me conheço e assim que eu aprendo. Se você acompanha os meus projetos, já deve saber que esse ano estou aprendendo Python e costura e evoluindo no bordado. Nunca imaginei que estaria estudando tópicos tão variados, mas estou tão feliz aprendendo coisas novas que não importa muito se elas são tão diferentes entre si.
Tenho uma certa resistência em compartilhar tópicos mais pessoais, mas decidi compartilhar esse tema porque foi um tópico que conversei e pensei muito a respeito no mês passado. Se ajudar uma pessoa que estiver lendo, eu acho que já valeu a pena me abrir um pouco mais aqui.
🪴 Organização pessoal: Mudando os horários nos finais de semana
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Estou lendo o livro "Mude seus horários, mude sua vida" e estou gostando muito do que estou aprendendo. Eu já sigo o meu cronotipo e mantenho uma rotina com horários ajustados a ele, mas esse livro fala de práticas um pouco mais específicas que estou vendo resultados desde o primeiro teste.
A prática que trouxe resultados mais imediatos foi a de manter os horários de acordar e dormir nos finais de semana iguais aos dos dias úteis. Eu costumava dormir na sexta-feira umas duas horas depois do horário que costumo dormir de segunda a quinta e sentia que o final de semana passava rápido demais e que acordar nas manhãs de segunda era um pouquinho mais difícil do que o normal.
Fazendo uma autoavaliação sobre essa rotina, consigo perceber que o que eu tinha era uma vontade de aproveitar mais os dias de folga. E o momento que escolhia para isso era a noite. Com isso, esticava o horário de dormir e só ia para cama quando já estava quase desmaiando de sono.
Nos sábados, costumava fazer tudo o que precisa ser resolvido na rua pela manhã e pela tarde e deixava os domingos para passar o dia em casa. Agora que estou acordando mais cedo nos finais de semana, consigo resolver tudo pela manhã e tenho a tarde e a noite livres. O que também significa que não preciso ficar acordada até tarde para fazer tudo o que quero.
Depois da mudança, notei que o final de semana está bem mais longo. Principalmente porque não preciso de tanto tempo para me sentir desperta e iniciar o meu dia. Acordar cedo tem sido muito mais natural agora e, às vezes, até acordo antes do despertador.
É interessante perceber quantas coisas ainda podem ser melhoradas na minha rotina. Já fiz também algumas mudanças na minha alimentação e estou ansiosa para terminar o livro e entender o que mais faz sentido testar.
📖 Aprendizado contínuo
Seção com a minha rotina de aprendizado.
ㅤ
🗓️ Planos de estudos
A principal mudança desde a última edição foi o início do plano de estudos "[Alura] - Django: Crie aplicações em Python". Eu iniciei esse plano antes do feriadão de carnaval e pretendo retomar ele apenas na semana que vem. Essa semana, eu estou focada em descansar.
O ponto de atenção é o plano "[Clube do bordado] Pintura de agulha: Desvendando o ponto matiz" que eu ainda preciso dedicar um tempo para finalizar os exercícios práticos da bandeira de pontos e finalmente avançar nas próximas aulas.
A lista com todos os meus planos de estudos para 2025 pode ser encontrada aqui.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Como sua mente te leva a ignorar a crise climática — mesmo com recordes de temperatura do planeta?
O ano de 2024 já é oficialmente o ano mais quente da história — pelo menos até agora. A Terra continua batendo recordes de temperatura, mas se você não tem essa sensação, pode estar experimentando um sutil truque mental.
ㅤ
Como você pode ter uma vida mais feliz?
Dê valor às coisas que estavam lá o tempo todo. Reencontre-se com as coisas boas da vida, reservando um tempo para apreciá-las. Tudo é questão de parar, descansar e aproveitar as coisas simples do dia a dia.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Como se libertar do ciclo de “produtividade tóxica”
A psicóloga Israa Nasir explica como uma “vida direcionada a valores” pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos — sem sermos esmagados pela necessidade de realizar mais.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2025.
ㅤ
As quatro vidas de Daiyu - Jenny Tinghui Zhang
O livro de janeiro é bem fácil de ler, mas como conta uma história muito triste não consegui dar ritmo para a leitura. No meio do caminho, decidi que não iria mais ler o livro antes de dormir, porque estava lendo coisas cada vez mais pesadas. Terminei com um sentimento de tristeza, que só mostra o quanto foi uma boa leitura.
ㅤ
A morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói
Uma leitura angustiante, que descreve aparentemente bem como deve ser o sofrimento de alguém no leito de morte. Mais chocante do que a morte em si, o comportamento e os interesses de cada pessoa em volta do futuro morto mostram que cada um deve pensar na melhor forma de viver a própria vida, sem depender de opiniões alheias.
O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro focado em não ficção e com leitura assíncrona. Por apenas R$ 5 mensais, você recebe o acompanhamento da leitura atual e tem acesso a todas as leituras anteriores.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Insights
O desafio Mini 1000 tem se tornado um ótimo momento para que eu pare tudo o que estou fazendo e me dedique a escrever. Os compromissos da semana nem sempre me permitem escrever textos mais longos ou revisar alguns textos que já tenho prontos, e tirar uma semana para isso ajuda e muito a me organizar.
Neste post, compartilho o que consegui escrever no último desafio e como você pode se inscrever para o próximo.
ㅤ
Organização
Uma das atividades que mais vejo sendo negligenciada no trabalho é a gestão da agenda. Considero isso ruim para todos, porque a partir do momento em que você não sabe usar corretamente a agenda, você pode atrapalhar a agenda dos outros.
Nesse post, compartilho dicas simples e efetivas que podem te ajudar a ter um dia mais organizado e uma agenda realmente útil.
Mesmo com os horários regulados no final de semana, me permiti dormir mais tarde no domingo para ver o Brasil ganhando o primeiro Oscar. Por mais que goste de seguir a minha rotina, não dava para ignorar um momento em que o país todo se uniu para ser feliz. Finalmente, pudemos viver um momento histórico muito positivo.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
✉️ Edição anterior
🏞️ Trilha de Valor #98 - Incerteza
Nesta edição, falei sobre como lidar com a incerteza. Também compartilhei a primeira atualização sobre os meus planos de estudos.
Nas Notas Quinzenais, o link mais clicado foi um artigo com dicas para evitar cair em golpes.