Olá,
Às vezes, eu me pergunto se o que eu envio aqui costuma fazer sentindo. Não que eu pense que estou compartilhando conceitos inúteis, mas bate aquela dúvida se ainda tem valor dentro de cada edição. Por isso, o tópico de hoje é uma reflexão sobre os caminhos que a newsletter tomou e sobre como pretendo manter ela no futuro.
Também falo sobre a minha dificuldade de manter a concentração em espaços desorganizados e o que andei lendo e publicando no blog.
Boa leitura!
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Qual é o valor?
🪴 Organização pessoal: Espaço organizado
🎯 Tema da edição: Qual é o valor?
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Quem entra na página da newsletter pela primeira vez se depara com a seguinte mensagem:
Uma newsletter para quem gosta de ler sobre agilidade, carreira, livros e organização pessoal, tudo isso misturado com experiências e opiniões pessoais.
Mas, depois de 60 edições, penso se o que envio aqui realmente reflete essa descrição. E, principalmente, se ainda traz valor para quem está consumindo. Para me ajudar a moldar esse pensamento, refleti a respeito de tudo o que enviei nas últimas edições e deixo as conclusões para você que está lendo esse texto.
Agilidade
De todas as promessas que a descrição da newsletter faz, essa é a menos cumprida. Tenho alguns tópicos para compartilhar na fila, mas sinto que, desde que deixei de atuar exclusivamente como Scrum Master, estou estudando assuntos mais direcionados para a gestão de pessoas. Mas o ágil ainda é o guia do meu trabalho e ainda é tema de discussão na minha rotina.
Por isso, sempre estou pensando em retomar a frequência dessa seção, que está aparecendo só de vez em quando por aqui. Independentemente do papel em que atuo, a agilidade segue sendo importante e eu sigo avaliando o quanto ela está presente no dia a dia. Sendo assim, considero que esse é um tópico que segue trazendo valor cada vez que aparece por aqui.
Carreira
Desde quando escrevi a seção "Hack de carreira", eu acredito que não fiz mais nada tão dedicado ao assunto aqui na newsletter. O que mantenho ultimamente sobre o tema são alguns posts no blog. Mesmo assim, não é um tema tão recorrente.
Mas estou em um momento em que estou revisitando o meu papel como Gerente de Engenharia e tentando entender como a minha atuação pode apoiar mais no andamento do trabalho do time. Essa revisão está sendo feita com muita introspecção, leituras e algumas conversas. Acredito que no futuro vou conseguir compilar tudo o que venho pensando agora para poder compartilhar.
Livros
Na últimas edições, tenho compartilhado como tema principal conceitos que eu aprendo lendo. Eu gosto muito de ler e a leitura está tão incorporada na minha rotina, que eu tenho um volume legal de aprendizados para compartilhar. Outro motivador é o fato de que várias pessoas comentam comigo que não gostam de ler muitos livros e preferem consumir algo mais direto e resumido.
Com isso, eu entendo que faz sentido compartilhar os conceitos que eu aprendo aqui como tema da edição. Em algumas edições, é comum que o mesmo tema reúna o que eu li em mais de um livro, por exemplo. E eu tento condensar em textos rápidos, que tragam a ideia principal. Para quem não tem tanta paciência de ler, eu acredito que esse formato pode ser muito útil.
Além desses conceitos, também gosto de compartilhar as minhas leituras e indicar o que vale a pena ler. Ler realmente foi o primeiro passo para ter uma vida mais alinhada com os meus objetivos e por isso esse é um tema que eu acho difícil sumir da newsletter.
Organização pessoal
Se tem algo que eu preciso seguir tentando fazer é manter a minha organização. E a cada vez que eu falho nisso, eu penso em formas de recuperar a minha organização, sem tomar conta de toda a minha vida. E esse é o principal motivo pelo qual eu gosto de compartilhar as minhas descobertas com a organização aqui. Criei essa seção pensando em registrar o que eu faço e funciona e deixar esses textos como um registro para a Ingrid do futuro. Ou seja, sempre que eu achar que estou meio perdida no meio da minha organização, sei onde posso encontrar as dicas para retomar a minha "vida normal".
Por mais que pareça cansativo manter uma vida organizada, eu acho que criar e manter hábitos nos ajuda a atingir esse objetivo sem sacrifício. Sendo assim, essa é uma seção que, por mais que não apareça em todas as edições, sempre que eu escrevo é bem importante para mim.
ㅤ
Tenho essa preocupação de que as pessoas encontrem aqui o que elas vieram buscar, ao mesmo tempo que escrevo o que eu gostaria de consumir. Isso me leva a escrever seções além do que a descrição apresenta e espero que sigam alinhadas com o propósito da Trilha de Valor.
Se quiser deixar a sua opinião a respeito do valor da newsletter, te convido a votar nessa enquete e a enviar o seu comentário sobre as suas expectativas para as próximas edições.
Infelizmente, a enquete do Substack só aceita 5 opções de votos. Por isso, caso queira destacar outra seção, peço que faça isso via comentários, por favor.
ㅤ
Comentários podem ser enviados na publicação do Substack ou respondendo diretamente ao email.
🪴 Organização pessoal: Espaço organizado
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Acredito que eu já tenha falado aqui ou no blog sobre esse assunto, mas ele é recorrente porque estou sempre dando atenção ao meu espaço de trabalho. Acredito que é algo natural, mas tenho muita dificuldade para escrever ou trabalhar em um ambiente que não está organizado.
Para o trabalho, a minha mesa fica no meu quarto, com a câmera virada para a minha cama. Então, se a cama está desarrumada, parece que o dia ainda não começou. Fora o problema de aparecer nas reuniões com uma bagunça atrás, saber que a cama está desarrumada tira a minha concentração e parece que eu não vou conseguir focar enquanto ela não estiver arrumada.
Para escrever, implico com a casa toda. Geralmente, uso o notebook no sofá. Assim, tenho uma visão de toda a sala e de parte da cozinha. Se está tudo desarrumado, me bate uma vontade de fazer uma faxina e deixar tudo limpo. E eis que surge um dilema. Por um lado, arrumar a casa me ajuda a ficar focada na escrita. Por outro, fico cansada e acabo não escrevendo mais.
Estou tentando manter uma rotina um pouco mais restrita de arrumação da casa para me ajudar nesse ponto. No meu planejamento semanal, eu já tenho definido dois dias que serão dedicados para a limpeza. Nos outros dias, mantenho o compromisso de ajeitar o que estiver bagunçado. Mas é inevitável que alguma coisa se acumule.
Provavelmente existe alguma explicação científica para isso além da procrastinação. Sei que tem dias em que qualquer coisa parece mais atraente do que os nossos compromissos. Mas também sei que preferia estar escrevendo do que limpando a casa. Então, fica difícil achar que estou apenas procrastinando ao invés de estar com uma enorme necessidade de ter um ambiente organizado para aumentar o meu rendimento.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Do que é feito o pensamento? A ciência por trás da voz na sua cabeça
É bem curioso pensar que fazem poucas décadas que os psicólogos conseguiram investigar o fluxo de pensamento dos nossos cérebros. E se debruçando nesse conhecimento, esse artigo tenta explicar até que ponto podemos acessar o interior de nossas próprias cabeças.
ㅤ
Como evitar a hipercorreção na escrita formal
Do mesmo autor de Preconceito Linguístico, este livro gratuito nos ajuda a aprender como evitar falsas elegâncias ao tentar corrigir todo e qualquer tipo de erro da escrita formal.
ㅤ
Como uma ação de comemoração aos 40 anos da Capcom, a publicadora de jogos famosos como Street Fighter, Resident Evil e Devil May Cry lançou uma “cidade virtual” para celebrar a história desses e outros jogos que marcaram a sua história.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2023.
ㅤ
O verão que mudou minha vida (Trilogia Verão vol. 1) - Jenny Han
Depois de assistir a segunda temporada da série "O verão que mudou minha vida" eu decidi que não conseguiria esperar a terceira temporada para saber como a história acaba. Por isso, comprei o box digital com os 3 livros da Trilogia Verão para conseguir matar a curiosidade. O primeiro livro foi uma leitura bem rápida e com uma história muito mais simples do que a apresentada na série. É uma história leve, que fala sobre amadurecimento e acontecimentos que mudam a nossa vida. Gostei muito desse livro, principalmente por conseguir comparar o que tinha de diferente da série.
ㅤ
Sem você não é verão (Trilogia Verão vol. 2) - Jenny Han
Assim como no primeiro livro da trilogia, esse livro também tem uma história curta e mais simples do que a história apresentada na série. O que não é nenhum demérito. Considerei uma história gostosa de ler e, mesmo com muitos acontecimentos tristes, a leitura não é pesada. É um bom entretenimento.
ㅤ
Sempre teremos o verão (Trilogia Verão vol. 3) - Jenny Han
Este livro tem a história que ainda não foi apresentada na série. Eu só não terminei a leitura mais revoltada porque eu fiquei me lembrando a todo momento que eu estava lendo um livro com uma protagonista adolescente. Mas, no saldo total, posso dizer que foi uma boa trilogia e um ótimo entretenimento.
ㅤ
Cartas de Conrad para Belly: Uma história de Sempre teremos o verão - Jenny Han
Não contente em ler a trilogia, também li esse livro bem curtinho com um conteúdo extra. Foi um bom fechamento para a história, que mostra o ponto de vista de um personagem que não foi tão explorado nos livros.
ㅤ
ㅤ
Na minha busca por entender como que posso ampliar a minha atuação como Gerente de Engenharia, encontrei esse livro recém lançado da McKinsey. Ele fala sobre a média gestão e sobre como esse papel tão importante vem sendo revisitado pelas empresas. Além do panorama histórico, o livro apresenta o que deveria ser o papel da média gestão e como as lideranças seniores podem ajudar esses gerentes a fazerem bem o seu trabalho.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Carreira
Segunda passagem do pipeline de liderança
Quando falamos de evolução de carreira dentro da gestão, o livro "Pipeline de liderança" é uma grande referência. Neste post, eu explico qual é a segunda passagem do pipeline, ou seja, a transição de gestor de outros para gestor de gestores. Essa é uma transição que nem todas as pessoas costumam fazer, mas acho muito importante saber o que podemos esperar de uma gestão de gestores.
ㅤ
Facilitação
Usando Post-its para acompanhar os horários das reuniões
Existem algumas dicas muito simples que eu não compartilho em formato de post por achar que não são grande coisa. Mas usar um post-it pra controlar a reunião me ajuda muito e acredito que é algo válido para compartilhar. Entre ficar na dúvida se compartilho ou não, decidi escrever esse post e deixar essa avaliação para quem encontrar a dica no blog.
Ainda estou no clima de reflexões e de pensar no que eu quero para esse ano. E acho que isso vem se refletindo nas últimas edições e nos hábitos que venho mudando. Aproveitando o tópico, vou deixar uma dica de álbum que estou escutando nos últimos dias, principalmente para trabalhar nos meus exercícios de mindfulness. É o "Africa Unite", um álbum póstumo do Bob Marley lançado mês passado com remixes feitos em parceira com diversos artistas. Escutar músicas conhecidas em um formato novo tem sido um ótimo exercício para me ajudar a focar no momento presente.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!