Olá,
Um dos meus focos nesse trimestre é melhorar a comunicação dentro do time. Não que eu não trabalhasse isso em momentos anteriores, mas às vezes deixamos de lado pontos básicos da formação de times para trabalhar o foco em resultados.
E, pensando nesse meu objetivo, comecei a ler um livro sobre segurança psicológica, que é o tema da edição de hoje. Além disso, também compartilho nessa edição a visão organizacional da Gestão 3.0 chamada "Energizar pessoas", que é bem conectada com o ambiente que quero manter no trabalho.
Como sempre, espero que seja uma boa leitura e que te ajude a percorrer essa trilha de valor que é o nosso aprendizado constante.
Abraço,
Ingrid Machado
Organização pessoal: Fazendo exercícios que fazem sentido
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Como tinha mencionado na edição anterior, iniciei uma rotina de dieta e exercícios. Como não sou uma grande fã de academia, precisei adaptar o que faria para me exercitar. E foi assim que fiz duas escolhas que até o momento têm sido interessantes. A minha intenção é manter uma rotina de exercícios 3 vezes na semana, mas que inclua algo que possa ser feito em casa.
A primeira escolha foi a caminhada. Já fiz por um tempo e acabei parando porque estava começando o inverno e eu me deixei abater pelo frio. Além de um tênis confortável, é um exercício que não exige tanto investimento. E agora estou explorando lugares públicos da cidade que não costumava ir. Tem sido bom para o corpo e para a mente.
Apesar de já ter tentado fazer Yoga em casa, esse teste não deu muito certo. Imagino que pela minha falta de flexibilidade. Por isso, a minha segunda escolha foi o Just Dance. Com o jogo, tenho a vantagem de poder fazer um exercício em casa e que é até bem exigente.
Existe a possibilidade de criar uma playlist e uso ela para conseguir dançar por meia hora de manhã, sem perder tempo escolhendo músicas. Começo com uma mais lenta e vou aumentando o ritmo, até finalizar com outra música mais calma.
Até o momento, essa combinação de caminhada e Just Dance tem funcionado muito. Como tenho um smartwatch, até a caminhada acaba sendo gamificada. Dados como distância percorrida, tempo de exercício e calorias perdidas são exibidos com os recordes passados e me deixo levar pela competição comigo mesma algumas vezes para passar para o próximo nível.
Nenhum médico que conversei até o momento discordou dessa rotina. E digo isso porque achei que jogar não seria o recomendado. Mas a verdade é que o que interessa é não ficar parado e ter uma rotina com movimento.
Para deixar claro, estou apenas compartilhando a minha experiência pessoal. Para iniciar qualquer dieta ou atividade física, o ideal é ter acompanhamento médico.
Sobre gestão: Energizar pessoas
Uma seção para compartilhar as minhas descobertas a respeito da gestão de pessoas. As referências usadas na seção estão aqui.
ㅤ
Seguindo com o tema Gestão 3.0 dentro da seção, hoje trago a primeira visão organizacional: energizar pessoas.
O fundamento dessa visão é que apenas as pessoas são capazes de fazer a complexa tarefa de gerenciar projetos de software. Por isso, devemos mantê-las motivadas, através de um ambiente de inovação.
E, para termos um ambiente inovador, nós precisamos considerar 5 pontos:
Conhecimento: construído através da inserção contínua de informação pelo ambiente em que estamos
Criatividade: é o que fazemos ao produzir algo novo, que foge do convencional
Motivação: necessária para que as pessoas estejam dispostas a gerar resultados
Diversidade: um time diverso é mais resiliente às mudanças, mais flexível e inovador
Personalidade: pode ser moldada pelos valores do time, que também moldam a criatividade.
Como gestor, precisamos trabalhar nesses 5 pontos para fomentar um ambiente de inovação para o time. Não vou comentar todos em detalhes, mas quero destacar alguns.
Quando falamos de motivação, geralmente pensamos em motivadores extrínsecos, como aumentos de salários e benefícios, por exemplo. E, apesar da importância desses motivadores, eles por si só não funcionam para manter a motivação no longo prazo.
Para complementar, é preciso pensar em motivadores intrínsecos. Eles representam o desejo das pessoas em fazer bem o seu trabalho porque o resultado é gratificante. É aqui que a criatividade vai ser cultivada.
Uma prática da Gestão 3.0 se chama "Moving motivators". São 10 motivadores (extrínsecos e intrínsecos) que, quando priorizados, podem mostrar o que é importante para time e para cada um de seus integrantes.
Os 10 motivadores são:
Curiosidade
Honra
Aceitação
Maestria
Poder
Liberdade
Relação
Ordem
Meta
Status
Esses motivadores são apresentados pela Gestão 3.0 em formato de cartas. Assim, fica mais fácil de organizar e priorizar cada um deles de acordo com o que faz sentido. Não existe uma ordem correta e cada pessoa vai ter prioridades diversas em diferentes momentos da vida.
Você pode rodar essa dinâmica de priorizar os motivadores com cada integrante do time e ter um entendimento melhor do que é mais importante para cada pessoa. Também é possível ter uma classificação feita por todo o time, que mostra o que é necessário ficar atento para manter o time inteiro motivado.
Manter uma rotina de conversas 1:1 também é importante para entender o que cada um no time valoriza. Saber o que você pode fazer como gestor e facilitador do trabalho e depois aplicar as sugestões no dia a dia é uma forma de manter o trabalho funcionando a longo prazo.
Definir valores junto ao time também entra como uma prática de energizar pessoas. Saber o que é valorizado e inegociável é um bom guia para tomadas de decisão que façam sentido para todos.
Resultados são atingidos através das pessoas. E se elas não estão energizadas o suficiente, não existe processo que resolva os problemas do seu time. Por isso, considere se aprofundar em cada um dos 5 pontos para um ambiente inovador. Dê as condições corretas, que certamente as pessoas retribuirão com o seu melhor.
Aprendizado contínuo
Seção com os últimos cursos que concluí.
ㅤ
Há duas semanas, tive um treinamento de liderança inclusiva no trabalho. O que foi uma grata coincidência, já que estava meio chateada com algumas situações que me confirmavam que ainda precisamos trabalhar muito esse tópico.
E, mesmo me considerando uma pessoa informada a respeito de diversidade e inclusão, fiquei sabendo de algumas práticas que devem ser evitadas e eu nunca tinha me atentado. Apenas mais uma prova de que sempre temos muito o que aprender.
O curso foi ministrado pela Blend Edu e eu estou genuinamente ansiosa pelos próximos.
Ficha técnica
Título: A organização sem medo: Criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, novação e crescimento
Autores: Amy C. Edmondson
Editora: Alta Books
Porque é uma boa leitura
Uma das responsabilidades do gestor de pessoas é fornecer um ambiente seguro para que as pessoas do time possam fazer o melhor trabalho possível. E esse tipo de ambiente incluiu a liberdade para que todos possam opinar e colaborar livremente. É justamente sobre isso que esse livro trata.
É uma reunião de resultados de pesquisas em diversos ambientes de trabalho ao redor do mundo. E que mostram que a segurança psicológica é um fator chave para o sucesso de times em qualquer área.
Seja você um gestor de time ou um colaborador individual, entender como identificar e criar um ambiente de segurança psicológica é muito importante. Principalmente se você valoriza um ambiente de trabalho onde ideias podem ser compartilhadas e as pessoas não precisam avaliar o quanto fazer o seu trabalho impacta na sua imagem pessoal.
Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2022.
ㅤ
Verônica e os pinguins - Hazel Prior
Depois de desistir do livro de outubro, decidi escolher entre um dos livros que me aguardam na estante para ler. No fim foi uma bela escolha. Esse livro tem uma protagonista idosa (assim como os meus preferidos de ultimamente) que não tem uma personalidade muito agradável. E talvez tenha sido justamente essa quebra na expectativa que me fez gostar tanto. Por mais que tenha alguns momentos tristes, é um livro leve e que não dá vontade de parar de ler.
Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤㅤ
Liderança e gestão
Primeiro post com conteúdo da série "Sobre gestão" no blog. Nele, estou listando todas as atribuições de um gestor de pessoas conforme aprendi com a literatura e com a minha própria experiência. É um conteúdo que escrevi pensando no que gostaria de ter lido quando precisei decidir entre seguir como especialista ou como gestora de pessoas.
ㅤ
Ferramentas
Sistema de gestão de conteúdo - Construção - Parte 2
Este post encerra a série sobre como criei o documento para o projeto final do Coda Doctorate. É um material com vários prints que mostram como criei o fluxo de produção de conteúdo e a organização da página com o banco de dados.
Desafio de escrita
Um desafio para retomar o hábito da escrita diária.
ㅤ
Como já havia mencionado algumas vezes, manter o desafio tem me ajudado muito a criar conteúdo para datas futuras. Sempre tento me comprometer com a postagem semanal e acabo me frustrando quando estou desorganizada.
Inclusive, essa edição da newsletter é um exemplo de como essa organização com o desafio vem dando certo. Consegui terminar de escrever, revisar e agendar o disparo 3 dias antes do dia do envio.
Criar espaços seguros, onde as pessoas se sentem motivadas, é uma das atribuições de um gestor de pessoas. E não existe uma receita pronta. Por mais que existam vários livros, artigos, posts e vídeos disponíveis, cada time vai exigir uma abordagem diferente.
Por isso, fica também a dica de aprender a entender as pessoas e a lidar com cada uma delas (além de você mesmo). Estratégias como trabalhar a sua inteligência emocional podem ser de grande ajuda nessa missão.
Espero que tenha sido uma boa edição.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!
ㅤ
Imagem do preview de Madison Oren, via Unsplash