Olá,
Chegamos em 2024. Em vários lugares, vi pessoas falando sobre os planos para o ano novo e as mudanças que pretendem fazer. Eu adoro esse clima e, por isso, vou compartilhar na seção "Organização pessoal" as minhas promessas para esse ano.
O tema da edição também tem um pouco a ver com o clima do ano novo. Resolver problemas de forma efetiva é importante para não vermos os mesmos problemas se repetindo. E isso é algo que eu pretendo evitar agora em diante.
Espero que essa seja uma boa primeira edição para esse ano que acredito que vai ser cheio de oportunidades.
Boa leitura!
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Resolvendo problemas
🪴 Organização pessoal: Promessas de ano novo
📖 Aprendizado contínuo: Sobre o Coursera
🎯 Tema da edição: Resolvendo problemas
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Num dos cursos que fiz esse ano, conheci um framework muito útil para solução de problemas. São sete passos que ajudam a resolver o problema correto da melhor forma possível:
Identificar o problema
Reformular o problema
Brainstorming
Escolher 3
Vantagens e desvantagens
Preparar e recomendar
Receber feedback
A ideia é que, ao percorrer todos esses passos, conseguimos evitar cair na armadilha de trabalhar em soluções custosas ou que não resolvem a causa raiz. Com a descrição dos passos, você também vai conseguir perceber que esse é um framework sugerido para a solução colaborativa de problemas.
Identificar o problema
O primeiro passo para resolver um problema é a sua identificação correta. Uma das formas de fazer essa identificação é respondendo às seguintes perguntas:
Quem?
O quê?
Quando?
Onde?
Por quê?
Como?
Identificando cada um desses pontos, é possível entender qual é o seu papel dentro da solução desse problema. Talvez as respostas indiquem que você nem deveria estar envolvido na solução.
Antes de passar para o próximo passo, é importante que todas as pessoas envolvidas tenham o mesmo entendimento do problema. Para isso, é possível fazer debates a respeito do problema, até que todos tenham a mesma resposta para a lista de perguntas anterior.
Reformular o problema
Depois de corretamente identificado, o problema pode ser reformulado na forma de uma pergunta orientada a um objetivo. Essa pergunta vai ser utilizada para a próxima etapa. Exemplos de perguntas orientadas a um objetivo incluem:
Quais estratégias podemos usar para... ?
O que podemos fazer para... ?
Aqui estamos analisando o problema e definindo o objetivo que todos devem resolver na etapa seguinte. Pensar em qual é a abrangência da solução que queremos também entra nessa etapa. Caso as limitações sejam conhecidas, elas podem ser consideradas aqui. Um exemplo de limitação que geralmente ocorre é a orçamentária. Ciente disso, a próxima etapa terá ideias mais bem direcionadas.
Brainstorming
Na etapa de brainstorming, reunimos o time para gerar ideias que irão responder à pergunta da etapa anterior. Mas note que vamos responder cientes do objetivo que queremos atingir e quais limitações temos. É comum pularmos para essa etapa assim que o problema surge. O que torna também comum termos soluções ótimas, mas que resolvem um problema diferente do que precisamos resolver de verdade.
O brainstorming é um momento para gerar ideias sem julgamentos e reunir todas as possibilidades de solução sem se preocupar com viabilidade. Uma forma de aproveitar melhor esse momento é permitir que as pessoas gerem ideias sozinhas antes. E, somente depois disso, pensem em ideias junto ao grupo. Aqui também existe a oportunidade de se compartilhar as ideias criadas individualmente para que os pares possam trabalhar em melhorias baseadas nelas.
Escolher 3
Depois que o brainstorming é concluído, chega o momento de se escolher 3 soluções. A ideia é que agora se pense na viabilidade de cada uma delas.
Inicialmente, o grupo escolhe as soluções que aparentam ser as melhores. Essa avaliação será feita de acordo com o que foi debatido nas etapas anteriores. Ou seja, o time escolhe quais são as 3 propostas de solução que respondem à pergunta orientada ao objetivo e que parecem ser viáveis dentro das limitações conhecidas.
A escolha pode ser feita por meio de uma votação, ranqueamento ou debate para gerar consenso.
Vantagens e desvantagens
Nesta etapa, devemos listar quais são as vantagens e as desvantagens de cada solução. Alguns pontos que podem ser considerados nessa listagem são:
Existe mais chance de falha ou de sucesso?
É uma solução de longo prazo ou um ajuste temporário?
Quais são os possíveis resultados dessa solução?
Como será a resposta das pessoas quando essa solução for comunicada?
Surgirão muitos impedimentos?
Alguém vai ser muito resistente?
A liderança vai comprar a ideia?
É fácil de ser comunicada?
É uma solução aparentemente prática?
A intenção é que cada solução seja avaliada no detalhe, para que se aumente a probabilidade de aprovação no final do processo. Apenas escolher pela intuição qual seria a melhor proposta parece o mais fácil a se fazer, principalmente quando o tempo é curto. Mas listar as vantagens e desvantagens de cada uma pode mudar a opinião até dos defensores mais ferrenhos de uma única solução.
Preparar e recomendar
Com a solução escolhida, é chegado o momento de preparar para recomendar. Preparar é criar um plano, com as etapas necessárias para implementar a solução. Dentro desse plano é interessante deixar claro quais são os recursos necessários para implementação e uma linha do tempo indicando prazos.
Para recomendar, é preciso pensar previamente nas perguntas que podem surgir quando a solução for apresentada para quem é o tomador de decisão. E também considerar como que você vai pedir a aprovação para seguir adiante com a solução. Ao construir uma apresentação da solução, considere incluir os seguintes pontos:
Apresentação do problema
Apresentação da solução
Apresentação do plano e dos prazos
Momento para dúvidas
Apresentação dos recursos necessários
Momento para alinhar um prazo para a tomada de decisão
Receber feedback
Se estamos do lado de quem está apresentando uma possível solução, esse é o momento de buscar feedbacks sobre o que foi apresentado. Só após coletar os feedbacks é que podemos seguir adiante.
Mas caso você esteja no papel de tomador de decisão, essa etapa significa que você recebeu todas as informações necessárias sobre o problema e sobre a solução e precisa decidir se o time segue com o plano apresentado.
Idealmente, não devemos receber uma apresentação do time e apenas responder "sim" ou "não". O recomendado é pedir mais detalhes e qual foi o racional se a apresentação não ficou clara o suficiente. Caso não se sinta equipado do conhecimento necessário para decidir, envolver outras pessoas na discussão também é uma possibilidade.
ㅤ
As etapas devem se executadas uma de cada vez. Por mais atraente que pareça pular uma delas, provavelmente algum insumo das etapas anteriores vai fazer falta.
Ainda não tive a oportunidade de seguir todos os passos do framework com o time. Mas quando conheci já entendi que seria algo interessante de compartilhar. Principalmente porque é muito fácil se deixar levar no dia a dia pela pressa e sair resolvendo muita coisa sem prestar tanta atenção.
Espero que tenha sido útil e deixo a recomendação do curso "Critical thinking skills for professionals" no Coursera.
🪴 Organização pessoal: Promessas de ano novo
Seção para reforçar o meu compromisso de manter a minha própria organização.
ㅤ
Para esse ano eu usei como guia no meu planejamento o planejamento anual do Método Vida Organizada. Não pretendo passar detalhes de como ele é feito aqui, até porque é um curso pago e não pretendo ficar reproduzindo o material sem permissão. Mas quero compartilhar o resultado, assim como eu fiz publicamente no ano passado e que me ajudou muito a me manter firme nas minhas metas.
Nesse planejamento eu precisei pensar novamente na pessoa que eu quero ser em 2024. E eu escolhi ser uma pessoa mais amorosa com o meu noivo, que se mantém organizada de forma geral, que trabalha e estuda feliz e que tem um bom relacionamento com a família. Podem parecer muitos itens, mas entendo que não incluí nada além de coisas que qualquer pessoa com uma vida saudável consegue gerenciar.
Dentro do curso, nós focamos em áreas da vida e essas mesmas áreas foram usadas para o planejamento. Eu escolhi focar no seguinte:
Vida
Saúde: me exercitar toda semana
Estudos: estudar toda semana
Finanças: limitar os gastos no cartão de crédito
Casa
Limpeza: manter a casa organizada
Rotina: seguir a rotina do meu cronotipo
Comida: manter a dieta
Trabalho
Rotina: cumprir o horário normal de trabalho
Realização: me satisfazer com o cargo que tenho atualmente
Equilíbrio: fazer pausas durante o dia
Aqui eu também entendo que tudo é bem factível, principalmente se eu conseguir cumprir a promessa de me manter organizada durante o ano. Algumas coisas eu consegui manter por boa parte de 2023 e o desafio agora é conseguir manter durante o ano todo.
A minha área de foco vai ser a rotina dentro de casa. Já andei focando muito em anos anteriores no trabalho e nos estudos. Como esse é o ano do meu casamento, sinto que tenho que dar uma desacelerada e focar muito mais na minha vida pessoal. Mantendo uma rotina tranquila, com descanso e momentos de lazer frequentes.
Também somos encorajados a criar o nosso lema do ano durante o planejamento. Confesso que não pensei tanto assim no meu, mas é algo que já está na minha cabeça há algum tempo e que acho que faz muito sentido:
Eu só preciso ser hoje melhor do que eu fui ontem.
Fazendo um curso sobre bem-estar no Coursera eu tive a confirmação de que a comparação com as outras pessoas é algo que rouba muito da nossa felicidade. Se eu tenho que evoluir, é porque eu quero ser uma pessoa melhor e não porque alguém está fazendo algo e eu quero imitar.
Inclusive, quando eu compartilho algo aqui na newsletter, eu sempre penso em motivar quem lê e mostrar que é possível se organizar para evoluir. Em nenhum momento a ideia é promover comparações ou apenas exibir conquistas, mas sim mostrar que com foco a gente pode fazer o que quiser.
E a última parte do planejamento do ano incluía definir quais seriam os meus projetos para 2024. Aqui eu fui bem sucinta e incluí dois projetos que se eu conseguir concluir sei que vou estar muito satisfeita:
Atingir e manter a meta de peso definida pela minha médica
Atingir um valor na minha reserva de emergência para que eu tenha mais tranquilidade caso tenha algum imprevisto
O primeiro projeto envolve saúde e o segundo envolve tranquilidade. Mesmo sendo apenas dois, acredito que são metas que, quando concluídas, me trarão muitos benefícios.
Eu também gostaria de lançar o meu livro no primeiro trimestre de 2024. Já está praticamente todo escrito e organizado, mas falta a parte mais demorada que é a revisão. Acredito que é factível, mas como estou contando com o apoio do William para revisar, pretendo fazer isso num ritmo mais tranquilo.
Por último, li a carta que mandei para mim mesma no ano passado usando o Future Me. E fiquei bem feliz de ver que várias coisas que eu queria para 2023 se realizaram. Inclusive, recomendo muito o uso dessa ferramenta. Ler uma mensagem que vem da gente mesmo parece que impacta de forma diferente e é uma grata surpresa todo início de ano.
Assim como no ano passado, também escrevi uma carta para a Ingrid do início do próximo ano. E espero que seja tão agradável de ler como foi a que escrevi ano passado.
Agora é só acompanhar esse planejamento semanalmente e trabalhar para conseguir atingir as minhas metas sem sacrificar o meu bem-estar.
Espero que você também esteja vendo 2024 como um ano cheio de possibilidades e que ele seja muito bom para todos nós.
📖 Aprendizado contínuo: Sobre o Coursera
Seção com a minha rotina de aprendizado.
ㅤ
Ano passado eu ganhei uma bolsa do Coursera. Como fiz vários cursos interessantes, decidi compartilhar nesse post o que achei de cada um.
Como ganhei a mesma bolsa esse ano novamente, pretendo mudar um pouco como compartilho os cursos concluídos. A minha intenção esse ano é compartilhar os cursos que fiz e o que achei de cada um conforme eu for concluindo. Seria o mesmo formato que uso para compartilhar as minhas leituras: o que leio é enviado a cada 15 dias na newsletter e depois faço um post compilando tudo no blog.
Espero que esse formato seja útil para quem está querendo estudar mais esse ano e receber sugestões de cursos disponíveis.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Por que não conseguimos descrever um sabor que provamos todos os dias
A história da dificuldade de identificar e classificar o que o sabor umami provoca no paladar de todo mundo.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Mesmo após anunciar lucro inédito, depois de anos em que apenas torraram dinheiro dos seus investidores, o Spotify anunciou a sua 3ª (e última) onda de demissões no ano passado.
A partir disso, a dúvida que fica é: esse modelo de negócios de streaming é ou em algum momento vai se mostrar sustentável? (Spoiler: provavelmente não)
Conteúdo em inglês.
ㅤ
O que significa quando o seu celular não tem mais suporte da fabricante
Um bom guia para entender o que acontece com o seu celular quando a fabricante decide parar de lançar atualizações para ele — e o que fazer com isso.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2023.
ㅤ
Eu decidi organizar a minha biblioteca pessoal esse ano. Para me ajudar nessa organização, eu criei um documento no Coda para cadastrar os meus livros e marcar o que já foi lido ou não. Também incluí algumas formas de escolher qual vai ser a minha próxima leitura a partir do meu acervo pessoal. Caso queira usar esse documento, ele está disponível aqui.
Com esse documento eu descobri que tenho 260 livros físicos em casa e li apenas 65 deles. E agora só preciso terminar de preencher as informações sobre os e-books. Espero que essa organização me ajude a parar de comprar livros antes de ler o que eu tenho aqui.
ㅤ
O passeador de livros - Carsten Henn
O livro de dezembro de 2023 é um livro sobre livros, sobre pessoas e sobre a necessidade de conexão que todos nós temos. É uma leitura bem curtinha, mas suficiente para me fazer rir, chorar e me indignar conforme avançava. Gostei bastante e espero encontrar mais histórias assim nas leituras desse ano.
O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro focado em não ficção e com leitura assíncrona. Por apenas R$5 mensais, você recebe o acompanhamento da leitura atual e tem acesso a todas as leituras anteriores.
Essa também é a única forma disponível para apoiar a minha produção de conteúdo.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
O início do ano é quando eu organizo as minhas leituras, então esse tema acaba ficando mais recorrente no blog. Por isso, o que foi postado nas duas últimas semanas tem tudo a ver com o assunto.
Livros
Checkpoint final da lista de leitura 2023
Com o final do ano também vem a conclusão da minha lista de leituras. Esse é um hábito que me ajuda muito a organizar as minhas leituras e que pretendo manter por tempo indefinido. Também gosto de compartilhar para deixar as minhas sugestões de leitura para quem está buscando o que ler a seguir. Nesse post, estão todos os livros que li durante o segundo semestre, com as observações que envio pela newsletter mais a nota que dei para cada um.
ㅤ
Já virou algo muito natural fazer a minha lista de leitura. Gosto muito de selecionar livros interessantes que sei que vou gostar e ter a experiência de avançar nas leituras durante todo o ano. Esse é o primeiro passo que fiz na minha organização para manter o hábito da leitura e recomendo essa prática para qualquer um que queira ler mais.
Eu aproveitei o final do ano para arrumar a minha casa. E que sensação maravilhosa foi iniciar 2024 com tudo organizado. Como mencionei, adoro esse clima de início de ano e espero que ele se mantenha o máximo possível.
Feliz ano novo!
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!