Olá,
Para mim, 2023 foi o ano do desenvolvimento pessoal. Muitas coisas aconteceram e me dediquei como nunca para mudar alguns comportamentos. Por isso, decidi compartilhar no tema da edição os principais acontecimentos desse ano nessa área.
Além disso, vou fazer uma retrospectiva das edições da newsletter que mais gostei de escrever. Também pedi para o William selecionar as indicações favoritas dele nas Notas Quinzenais.
Essa edição foi organizada para eu recapitular esse ano e conseguir parar para celebrar tudo o que passou. Assim como nas retrospectivas com o time, também estou usando esse momento para pensar no que posso melhorar. Por isso, fique à vontade para responder o email ou comentar na postagem com as suas sugestões.
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Retrospectiva 2023
📄 Top 10 notas quinzenais de 2023
🎯 Tema da edição: Retrospectiva 2023
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
Como mencionei na abertura da edição, 2024 foi o meu ano do desenvolvimento pessoal. E acredito que consegui evoluir nesse sentido porque prometi para mim mesma que seria mais consciente. Não quis fazer como nos anos anteriores, em que foquei em números e metas que nem sempre consigo atingir e deixo me desmotivarem. Só o fato de ter escolhido ser mais consciente me fez mudar hábitos e resolver coisas que eu procrastinei por muito tempo. E eu não precisei fazer muito, só precisei fazer o certo.
Como muitas coisas aconteceram, decidi destacar alguns acontecimentos separados por temas:
Estudo
Esse ano, eu participei de vários programas de aprendizado. Entrei num curso de desenvolvimento pessoal e ganhei uma bolsa do Coursera, ambos da controladora da empresa em que trabalho. O curso era um treinamento com momentos síncronos e assíncronos, focado em um objetivo que deveríamos escolher antes do início das aulas. E era o que eu precisava para conseguir me manter ciente do quanto eu gostaria de estudar durante esse ano. Dentro do Coursera, aproveitei para fazer cursos de liderança, gestão e desenvolvimento pessoal, que me mantiveram aprendendo continuamente.
Ainda dentro do trabalho, participei de um programa de mentoria para mulheres, que foi desenvolvido para ajudar as mulheres que estão dentro da empresa a encontrarem a sua melhor versão. Também foi muito importante para mim participar das palestras e das discussões em grupo para ficar mais desenvolta. Iniciei o programa ainda muito tímida, mas consigo ver o quanto estou mais confortável para participar das reuniões. Principalmente aquelas em que não conheço todos os participantes.
Ter tido a oportunidade de participar dessas iniciativas me fez retomar a minha rotina de aprendizado contínuo e aprender a encaixar esses momentos na minha rotina. Já estava há algum tempo estudando apenas o que era relacionado com a minha atuação direta e foi bom expandir os tópicos. Atualmente, eu consigo ampliar os meus interesses e estudo assuntos de diversas áreas que não são diretamente relacionadas com o meu trabalho, mas que me fazem evoluir como pessoa. Sei que, no fim das contas, elas também estão diretamente ligadas ao meu papel e com a minha satisfação no trabalho.
Organização pessoal
Eu iniciei o curso do Método Vida Organizada, mas ainda não concluí. O motivo principal é que estou tentando aplicar cada prática que é ensinada para só depois disso seguir adiante. A principal delas foi o destralhe, que é algo que venho fazendo de forma recorrente. Depois que me mudei, notei que tenho muitas coisas e a minha casa nunca fica totalmente organizada porque eu não tenho espaço para deixar cada coisa no seu lugar.
De todas as práticas que eu fiz esse ano para me organizar, eu entendo que o destralhe realmente foi o ponto de partida para conseguir me sentir organizada. Isso inclui ter conseguido estudar pelo menos uma vez por semana, bordar praticamente todos os dias e manter a minha casa organizada. Eu inclusive tenho espaço suficiente nos armários da cozinha para guardar tudo o que eu comprei para iniciar a minha rotina de marmiteira. E eu só consegui organizar isso porque eu destralhei a minha cozinha.
Em 2024, eu vou seguir com o planner do For Little Lion que foi muito útil esse ano. Manter a rotina de planejamento semanal, com o registro no planner me ajudou a enxergar se o que eu estava fazendo era realmente o que eu esperava. E também me ajudou a não desanimar no meio do ano, algo que é muito comum comigo.
Mindfulness
Essa é a prática que incluí nas minhas promessas de ano novo. Mas eu tenho que assumir que ainda não me considero uma praticante real. Estar atenta ao que acontece exige muito esforço, principalmente quando estamos acostumados a desfocar a todo momento. É algo que eu pretendo seguir focando no ano que vem, porque sinto que vai valer muito a pena.
Falei um pouco mais sobre a prática na edição anterior.
Leituras
Esse hábito eu já adquiri há algum tempo e mantenho ele de forma regular. Esse ano foi tão natural manter a leitura e me ajudou tanto a manter o meu sono em dia, que não me vejo largando esse hábito nem nas minhas férias. Recomendo para todo mundo que quer largar um pouco as redes sociais, melhorar a qualidade de vida e aprender sobre qualquer assunto.
O que li no primeiro semestre está nesse post e o post com as leituras do segundo semestre vai ser publicado no dia 01/01.
Hobbies
Finamente encontrei um hobby que eu consigo focar nele e não me estressar (tanto). Iniciar no bordado livre foi um teste, porque eu já me aventurei com aquarela, lettering e encadernação artesanal nos últimos anos. Mas em todos esses outros tipos de artesanato eu acabei me cansando ou não avançando na técnica. É legal ter encontrado algo que me agrada e que eu acho o resultado bonito.
Conseguir desligar depois do trabalho é difícil, às vezes. E conseguir encontrar um hobby que me ajudou a desligar foi mais um passo do meu desenvolvimento pessoal esse ano. No fim, é mais uma forma de me manter longe do celular. Assim, o meu dia não vira trabalhar, ficar no Twitter e dormir. Falei sobre isso na edição #63 e também pretendo seguir com essa meta de viver melhor em 2024.
ㅤ
Esse foi um resumo do que foquei para conseguir evoluir esse ano. Espero que em 2024 eu consiga seguir com a rotina que eu considero a ideal e, como sempre, compartilhar o que tem dado certo.
E você, já fez uma Retrospectiva pessoal desse ano?
🏞️ Top 10 edições de 2023
Uma seleção de edições que gostei de escrever e que acho que vale a pena dar uma chance.
ㅤ
Esse ano eu decidi incluir na edição de Retrospectiva as 10 edições que eu mais gostei de escrever e compartilhar. Também levei em consideração os feedbacks que recebi, então não é uma lista apenas minha.
Segue a lista com as 10 edições que acredito que merecem destaque esse ano:
Trilha de Valor #48 - Liderança inclusiva
Alguns cursos que fiz no Coursera esse ano foram bem focados em gestão de pessoas. E a primeira especialização no tema estava cheia de boas referências. Uma delas era um relatório da Deloitte University Press sobre as seis características de uma liderança inclusiva. Como alguém que valoriza muito o trabalho da gestão de pessoas e sabe o quanto um mau líder pode estragar a nossa vida no trabalho, considerei esse material muito interessante para compartilhar.
Além do conteúdo do relatório, também compartilhei nessa edição mais uma parte da série de Management 3.0 (que virou post) e sobre como formamos blocos de memória. Esse último eu também aprendi num curso do Coursera e este também é um conteúdo que condensei posteriormente num único post.
ㅤ
Trilha de Valor #52 - Penhasco de vidro
O penhasco de vidro é um fenômeno que acontece nas empresas com pessoas de grupos minoritários. Foi mais um caso em que conheci o termo e senti a necessidade de compartilhar com mais pessoas. Por mais que não seja garantia de evitar que aconteça com você, conhecer o fenômeno é uma forma de conseguir identificar e se proteger de determinadas situações.
Também recomendei o GoodNotes, a ferramenta que uso até hoje para substituir papel e fazer todas as minhas anotações no iPad. Caso você tenha um iPad com um Apple Pencil, recomendo muito. No início é um pouco estranho, principalmente pelo medo de arranhar a tela, mas depois é muito natural escrever usando a caneta.
ㅤ
Trilha de Valor #55 - Gestão e liderança na Apple
Essa edição surgiu depois que eu li um artigo da Harvard Business Review. Inclusive, a edição seguinte segue baseada no mesmo artigo. Entender como funciona a organização dos times na Apple e traçar um paralelo com o contexto dos meus times foi um ótimo exercício. Também considero importante compartilhar conteúdos que estão disponíveis em inglês na newsletter. Assim, eles se tornam acessíveis para mais pessoas. Esse é um dos direcionais que segui em várias edições desse ano para democratizar o conteúdo de gestão e espero que esteja surtindo o efeito desejado.
O custo da preguiça foi um tópico mais leve dessa edição e que acho que todas as pessoas deveriam conhecer. Pensar nele já me fez evitar muito prejuízo e esquecer dele já me fez arrepender algumas vezes.
ㅤ
Trilha de Valor #57 - Círculo de influência
O círculo de influência é um conceito apresentado no livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" do Stephen R. Covey. Considero esse um conceito importante para compartilhar porque ele faz muito sentido para quem se preocupa demais. Entender como devemos agir de acordo com o círculo de influência é de grande ajuda para diminuir a ansiedade e nos ajudar a pensar melhor antes de agir.
Nessa edição, eu também compartilhei uma reflexão que fiz na metade do ano sobre o que havia feito de mudanças para manter os meus planos. E falei sobre o plantio de uma árvore de verdade a partir dos Pomodoros que fiz no Forest.
ㅤ
Trilha de Valor #58 - O poder dos quietos
Assim que terminei a primeira leitura do Clube do Livro para Introvertidos, decidi compartilhar os pontos principais em uma edição aberta da Trilha de Valor. Dentro do clube eu já compartilho a minha impressão a cada parte da leitura e um resumo com os principais conceitos do livro. Então o que precisei fazer nessa edição foi basicamente resumir o que já havia enviado em algumas publicações fechadas.
Sinto que fui muito feliz na escolha do primeiro livro, porque ele combina muito com o tipo de pessoa que eu entendo ser o que mais se beneficia do formato do clube. Além disso, são conceitos que ajudam os introvertidos a se entender e a lidar melhor com as suas próprias características. Tive sorte de ler somente livros com ensinamentos interessantes até agora e pretendo manter essa prática de compartilhar o que for mais valioso com todos os inscritos na newsletter.
ㅤ
Trilha de Valor #59 - Alinhamento versus autonomia
Essa edição contém dois tópicos que eu considero bem interessantes: alinhamento versus autonomia e planejamento semanal. Pensar sobre alinhamento e autonomia e refletir sobre o quanto essas duas características existem nos times que eu lidero foi um ótimo exercício. Quando estamos em uma posição de gestão, podemos nos esquecer de dar liberdade e precisamos rever constantemente se não estamos entrando num espiral de comando e controle. Falo isso porque entendo que podemos cair em certas armadilhas, mesmo quando temos as melhores intenções.
E falar sobre o meu planejamento semanal é compartilhar uma prática que me ajudou muito a seguir os meus planos em 2023. Sempre fui uma pessoa que planeja muito, mas que não executa tanto. Por isso, seguir o planejamento semanal que aprendi no Vida Organizada fez uma grande diferença no que consegui conquistar esse ano. Esse é o tipo de conteúdo que gosto de compartilhar, porque é algo que eu apliquei e posso afirmar com certeza que faz diferença de verdade.
ㅤ
Trilha de Valor #61 - A regra dos 10 anos
Quando precisamos tomar uma decisão, por mais simples que seja, pode parecer difícil escolher o que fazer. Mas, quando pensamos em decisões passadas, pode parecer que era muito clara qual era a decisão correta. Só não conseguíamos perceber isso na época. Esse pensamento faz muito sentido, então quando vi a regra dos 10 anos no livro "A velocidade da confiança" eu entendi que era uma dica muito útil para reduzir a ansiedade da escolha.
Também falei nessa edição sobre o alinhamento de expectativas no trabalho, do ponto de visto de líder e de liderada. E comentei sobre o quanto diversifiquei os tópicos que estudei esse ano. Essa é mais uma das edições que foquei em desenvolvimento pessoal. Foi algo que trabalhei muito esse ano e que sinto que vai seguir como foco no ano que vem.
ㅤ
Trilha de Valor #63 - Do FOMO ao JOMO
Essa foi uma edição que gerou feedbacks muito interessantes. O estilo de vida que estou levando é pensado para que eu não sofra com o FOMO (Fear Of Missing Out). E, assim que publiquei esse texto, descobri que é algo buscado por muitas pessoas. Aparentemente, todos estão buscando uma vida mais tranquila, em que é possível focar em uma coisa de cada vez.
Gosto muito quando recebo emails sobre as edições e essa merece estar no top 10 porque gerou discussões bem legais. Acompanhar as métricas e saber que as pessoas estão lendo é legal, mas saber que algo que eu compartilho está sendo realmente útil é muito melhor. Por isso, reforço aqui que a minha caixa de emails está sempre aberta e que eu respondo todos que comentam sobre as edições.
ㅤ
Trilha de Valor #65 - Presuma o melhor
Eu compartilhei um episódio que sinto um pouco de vergonha nessa edição. Mas foi uma situação que me fez aprender muito e entendo que é algo importante a se compartilhar. Se tem algo que senti falta no início da minha vida profissional, foram conselhos para não passar por vergonhas desnecessárias. E sinto que estou atingindo o objetivo da Trilha de Valor quando compartilho algo nesse nível. O que também me ajuda a ficar menos envergonhada falando dos meus erros.
Também recebi feedbacks a respeito dos jogos que compartilhei aqui. Jogos online são uma ótima forma de ajudar times remotos a se enturmarem e sinto que fiz algum time mais feliz compartilhando essa prática. Se uma pessoa que leu compartilhou com o seu time, já valeu a pena.
ㅤ
Trilha de Valor #66 - A velocidade da confiança
Um tema recorrente das edições desse ano foram conceitos que aprendi em livros. E o conceito da velocidade da confiança foi algo tão legal que decidi compartilhar um compilado nessa edição. Aumentar a confiança das pessoas na gente é algo que trabalhamos mesmo sem perceber e entender como fazer isso de forma consciente é muito benéfico para as relações interpessoais.
Mesmo falando de relações interpessoais, comentei sobre algumas iniciativas que faço de forma isolada com o time. Iniciativas que começam de forma micro são fáceis de espalhar e replicar, mas sinto que muitas coisas não andam porque o teste é feito com todos.
📄 Top 10 notas quinzenais de 2023
Os melhores links da curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Esses foram os 10 conteúdos mais interessantes que passaram pelas Notas Quinzenais esse ano, de acordo com o dono da seção:
ㅤ
Um infográfico sobre o nepotismo retroalimentado por Hollywood
No fim, tudo se resume a favorecimento de quem já está no meio em detrimento aos que querem fazer parte (zero novidade). Só me surpreendeu a quantidade de favorecimento posto por esse infográfico.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
O acerto da Apple com o Vision Pro
Um pequeno ensaio meu sobre porque o novo dispositivo de realidade aumentada e virtual da Apple é um melhor caminho para o futuro do que os apresentados até agora para metaversos e afins.
ㅤ
Por que o Outback faz sucesso no Brasil do ‘melhor churrasco do mundo'
O fascínio de um jornalista americano ao ver o fanatismo brasileiro pela rede de restaurantes ao estilo australiano.
ㅤ
Jovens não fazem ideia de como era a vida social antes dos celulares
Como um millennial, membro da última geração que vivenciou uma parte da vida sem essa hiperconectividade de hoje, vejo como é surpreendente o choque dos jovens de hoje com uma vida mais simples, sem as pressões de ter que responder a todos os estímulos possíveis e inimagináveis de agora.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Uma edição de newsletter que rebate o argumento simplista de que é fácil fazer o básico bem feito no design, como nas canetas Bic. O que a maioria não sabe, ou acaba esquecendo, é que demorou muito tempo e esforço para a Bic atingir esse design e reconhecimento do mercado. Não é tão simples assim…
ㅤ
Diga não ao streaming, ouça MP3…?
Um artigo que mostra como hoje em dia é difícil largar os streamings de áudio para voltar ao bom e velho catálogo offline de músicas.
ㅤ
Um relato impactante mostra como os cigarros eletrônicos são mais viciantes e prejudiciais do que os cigarros comuns.
ㅤ
Zé Gotinha: como o maior influencer da vacina sobreviveu ao cancelamento
Durante a pandemia, o personagem icônico Zé Gotinha vivenciou a popularidade para o bem e para o mal. Nos últimos anos, ele sofreu sucessivas tentativas de cancelamento, onde teve seu layout minimalista convertido pelo governo passado. Mesmo assim, segue amado pelo brasileiro por ser, antes de tudo, um forte.
ㅤ
Por que cafés, restaurantes e até mesmo as cidades estão banindo influenciadores?
Ou como os influenciadores estão destruindo pequenos lugares agradáveis com um fluxo absurdo de pessoas ao qual não estavam acostumados e preparados para receber.
No fim, nem tudo nasceu para satisfazer a mentalidade de crescimento exponencial de startups. Elas só querem existir pra fazer o suficiente para existir. Nem mais, nem menos do que isso.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
Os americanos abandonaram as grandes cidades durante a pandemia. Agora muitos estão arrependidos
A pandemia fez muita gente abandonar os grandes centros em busca de uma vida mais pacata e bucólica. Porém, poucos se deram conta de que nem todo mundo está acostumado a viver no campo, sem as facilidades e costumes da cidade grande.
Agora a conta chegou e a volta vai ser pior do que imaginavam.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2023.
ㅤ
O post com as leituras do segundo semestre sai no dia 1º de janeiro. A lista é composta por todos os livros e comentários que enviei durante as edições do ano, além da nota que dei para o livro.
E o post com a lista mensal de livros de ficção para 2024 vai ser publicado no dia 8 de janeiro. Esse ano eu também usei somente livros que eu já tenho para montar a lista. Assim, eu economizo e consigo ler a pilha de livros que tenho me esperando na estante.
ㅤ
O rio e a raposa - Italo Oliveira
Gostei bastante de ler esse livro sobre a lenda da raposa de nove caudas. É bom ler histórias fantásticas de vez em quando para se distrair e ainda ganhar de quebra uma lição de moral.
ㅤ
Não é errado ser feliz - Linda Holmes
Esse é um daqueles romances com superação, vizinhos que sabem da vida dos outros e esportes. Achei uma leitura bem gostosinha e uma ótima distração. Já consigo imaginar ele sendo adaptado para um filme daqueles que são feitos direto para a TV.
ㅤ
Um conto gay de Natal - Felipe Fagundes
Esse é um conto com os personagens de "Gay de família". É um conto bem ácido, mas que me emocionou bastante. Principalmente porque sou uma pessoa que gosta muito do Natal e ressignificou a data nos últimos anos. Vale muito a pena ler, mesmo já tendo passado o Natal.
O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro focado em não ficção e com leitura assíncrona. Por apenas R$5 mensais, você recebe o acompanhamento da leitura atual e tem acesso a todas as leituras anteriores.
Essa também é a única forma disponível para apoiar a minha produção de conteúdo.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Desenvolvimento pessoal
Minha lista de cursos no Coursera em 2023
Eu ganhei uma bolsa de 1 ano no Coursera e consegui aproveitar bastante. Como não encontrei muitas opiniões online sobre os cursos em português, acabei compilando todos os que fiz e adicionando alguns comentários sobre o que valeu a pena ou não. Eu ganhei essa bolsa novamente para 2024 e espero ter boas indicações novamente no final do ano que vem.
ㅤ
Insights
Todo final de ano eu listo os 10 posts mais acessados do blog. Gosto de fazer isso porque, além de direcionar quem está conhecendo o que eu publico agora, essa informação também me ajuda a ter noção do que é interessante escrever sobre. Mesmo não querendo publicar textos focados em engajamento no Google, é legal ver o volume de acessos e entender o que faz sentido.
Muito obrigada por acompanhar os meus projetos. Tudo iniciou como uma forma de documentar os meus aprendizados e se tornou a minha principal forma de compartilhar conhecimento. A cada feedback, sei que estou conseguindo trazer algo de útil e me motivo a continuar.
Desejo que o seu 2024 seja um ano tranquilo, de crescimento e de muito sucesso. Mas também de muito descanso e alegrias constantes.
Mais uma vez, obrigada.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!