Olá,
Depois de algumas edições com temas mais profissionais, falo hoje sobre algo mais filosófico. Compartilhar o meu fluxo de pensamentos aqui parece me ajudar a colocar as ideias no lugar e a avaliar o tipo de pessoa que estou me tornando. Talvez esse seja um lugar público demais para querer fazer algo do tipo, mas sinto que é o ambiente certo.
Além de filosofar, também compartilho nessa edição algumas novidades do Clube do Livro para Introvertidos, como os conceitos de um livro me apoiam para construir relações no trabalho e o meu cronograma de estudos para 2024. Como sempre, a seção Notas Quinzenais está com links bem interessantes para a leitura além do que é enviado na edição.
Espero que tenhas conseguido descansar no carnaval e que a edição de hoje seja uma boa leitura.
Abraço,
Ingrid Machado
Nesta edição
🎯 Tema da edição: Para ser, é preciso ter sido
📘 Clube do livro para introvertidos
👩🏽💼 Sobre gestão: Construindo relações
📖 Aprendizado contínuo: Cronograma de estudos
📄 Notas quinzenais
📚 Lista de leitura
💻 Últimos posts do blog
🎯 Tema da edição: Para ser, é preciso ter sido
Seção para falar sobre o tópico principal da edição.
ㅤ
É engraçado como algumas coisas que parecem passar batido na hora retornam para a nossa mente de repente e ganham novo significado. Esse é o caso da frase que escolhi como o tema da edição de hoje, que ouvi pela primeira e única vez numa formatura que fui há muitos anos atrás. Por não me lembrar em que ano foi essa formatura, a minha busca no YouTube não foi muito produtiva. Por isso, não consegui encontrar o discurso para incluir a referência aqui. Mas saiba que a frase não é minha.
Para ser, é preciso ter sido.
Espero também que a minha memória não esteja me traindo e a frase seja realmente essa. Porque é assim que me lembro e é nela que penso de tempos em tempos. Lembro que o discurso foi muito bem feito em torno dela, mas fui criando o meu próprio significado com o passar dos anos.
Essa frase me marcou muito, principalmente porque sou uma pessoa que está em uma busca constante por aperfeiçoamento. Sempre penso que posso ser melhor do que fui e isso se reflete até no lema que criei para mim esse ano. Mas acho que lembro dela constantemente como uma advertência de que não adianta querer ser uma pessoa melhor no futuro se não estou fazendo o possível para ser uma pessoa melhor agora. Porque para ser, é preciso ter sido.
Eu não vou ser a pessoa que eu almejo ser se agora eu não estou disposta a agir como ela. É um pouco complicado de explicar o que essa frase significa para mim, mas eu foco muito nesse ponto de vista. É muito incoerente entrar no fluxo do desenvolvimento pessoal e buscar as melhores práticas para ser alguém que, quando atingido o que se quer ser, não faz sentido.
Como desenvolvimento pessoal é um dos tópicos que mais aparecem na newsletter, achei interessante compartilhar essa frase e o que ela significa para mim. Imagino que a professora que fez o discurso naquela formatura de história nem imagina o quanto me impactou, mas aqui fica o registro de que o que ela disse me marcou.
📘 Clube do livro para introvertidos
Um clube para quem quer participar de leituras coletivas, sem necessariamente precisar interagir. Para participar, assine a newsletter do projeto.
ㅤ
Estamos finalizando a leitura do terceiro livro do clube. E para aproveitar esse momento algumas mudanças estão sendo implementadas para melhorar o projeto. Seguem algumas delas:
Novo layout
Assim como quando mudei a plataforma do projeto, sinto que estou fazendo uma mudança muito óbvia. Mas que, quando iniciei o teste do clube, não me passou pela cabeça.
Eu tenho uma identidade visual para a newsletter e acabei não aproveitando ela para o clube do livro. Por isso, na primeira versão, as publicações tinham essa aparência:
Fiz esse card no Canva e, inicialmente, gostava bastante. Considerava algo simples e direto. Mas, observando a página inicial da newsletter, eu percebi o quanto esse layout com o fundo preto quebra o fluxo do azul.
Por isso, decidi mudar os cards e usar as cores da newsletter invertidas. A partir de agora, o cards ficarão mais parecidos com isso:
Não sou designer e nem tenho talento para qualquer coisa no front-end. Mas espero que essa mudança deixe o feed um pouco mais harmonioso e agradável.
Novo remetente
Outro ponto importante e que parece óbvio agora é que os envios do clube do livro mantinham o meu nome como remetente. O que pode gerar uma certa confusão na caixa de entrada.
A partir da próxima leitura, os emails serão enviados com o remetente "Clube do Livro para Introvertidos". Assim, até quem não assina o clube e recebe apenas o anúncio da próxima leitura vai conseguir identificar melhor o que está chegando no seu email.
Enquete para avaliar o livro
Eu envio a minha nota para o livro na publicação com as minhas considerações finais. Para esse livro que estamos finalizando, vou enviar a minha nota acompanhada de uma enquete para que os participantes também possam deixar a sua opinião sobre o livro registrada. A enquete vai ficar aberta para sempre. Assim, independentemente de quando você terminar a leitura, a sua nota poderá ser incluída na publicação.
Atualmente, a forma mais utilizada de interação no são as enquetes para a escolha da próxima leitura. Por isso, vou testar esse formato para coletar as notas de quem finalizou a leitura.
Links úteis organizados
Eu uso o Lnk.Bio como agregador de links. Mas ele estava um pouco abandonado e decidi aproveitar esse momento de revisão no clube para deixar ele mais organizado também.
Eu criei uma seção dedicada ao clube do livro, contendo a página inicial do projeto, o link para inscrição, uma nova página com todas as leituras anteriores e o link para a pasta com todos os materiais complementares já enviados. Para essa pasta eu pretendo enviar a senha no rodapé dos emails exclusivos para assinantes. O email com as considerações finais que será enviado na semana que vem já estará com essa informação.
Programa de indicações
E a terceira mudança tem a ver com algo que li num capítulo do livro que estamos finalizando no clube e usei de inspiração.
A partir de agora, é possível indicar outras pessoas para entrarem no clube. Como recompensa, o indicador ganha mensalidades gratuitas.
Eu defini os seguintes níveis de premiação:
2 indicações → 1 mês grátis
5 indicações → 3 meses grátis
10 indicações → 6 meses grátis
Caso você esteja inscrito no clube do livro e goste da experiência, fica o convite para convidar outras pessoas. Acredito que é uma ótima atividade para quem colocou ler mais como promessa de final de ano, mas eu sei que a minha indicação é bem enviesada. Por isso, conto com quem participa e gosta do projeto para me apoiar com a divulgação.
É legal seguir com esse fluxo de melhorias e notar que o andamento do projeto torna a necessidade dessas melhorias muito claras. Espero seguir evoluindo o clube e conto com o seu feedback para as próximas ações.
A votação para o próximo livro vai ser aberta na semana que vem, dia 27/02. Basta assinar o clube para poder participar da votação, receber o acompanhamento das leituras e ter acesso a tudo o que já foi lido anteriormente. A assinatura custa R$5 por mês ou R$50 anuais, livros não inclusos.
👩🏽💼 Sobre gestão: Construindo relações
Uma seção para compartilhar as minhas descobertas a respeito da gestão de pessoas. As referências usadas na seção estão aqui.
ㅤ
O primeiro trabalho do gestor de pessoas é construir relações com os seus liderados. Porque, provavelmente, o novo liderado não te conhece e pode ter tido experiências ruins com gestores anteriores. Mas como que você pode construir relações com uma pessoa que não te conhece e que você precisa que confie em você para que seja feito um bom trabalho?
O livro "Velocidade da confiança" fala sobre a intenção, que é uma das dimensões da confiança. Ela é dividida em três partes:
Motivo: é a razão para se fazer algo
Agenda: deriva do motivo, é aquilo que você intenciona fazer ou promover devido ao seu motivo
Comportamento: a manifestação do motivo e da agenda
Resumindo, nós demonstramos comportamentos que refletem os nossos motivos e a nossa agenda. Para construir confiança, é importante que esses aspectos sejam verdadeiros e considerem o que é melhor para as pessoas.
O que eu quero dizer é que se você pensa apenas nos resultados, sem considerar maneiras sustentáveis de atingi-los, o seu comportamento vai refletir isso. E a mensagem passada para os integrantes do time será clara, por mais que tente escondê-la.
Já conversei com pessoas que tentavam criar conexões com o time e estavam com dificuldades. Em alguns casos, a falta de comunicação clara era uma barreira. Em outros, a tentativa de esconder a agenda revelava um comportamento que não permitia que a confiança fosse estabelecida.
Particularmente, acredito que quando precisamos focar em resultados ou comunicar decisões que não serão bem-recebidas pelo time, o melhor é ser transparente. No papel de gestor nós precisamos tomar decisões impopulares ou até mesmo comunicar decisões que não foram tomadas pela gente. E são nesses momentos que temos a oportunidade de construir relações verdadeiras.
Não estou dizendo que tudo precisa ser aberto para o time. Faz parte do papel entender o nível de transparência necessário para cada comunicação. Mas é preciso lembrar que todos os integrantes do time são profissionais que precisam saber lidar com as mudanças que inevitavelmente vão acontecer. E a frustração pode ser muito reduzida com contexto e uma agenda clara.
Se o time vê, através do seu comportamento, que você é bem-intencionado e tem uma agenda que pensa no melhor, não importa a situação, tudo pode servir como uma oportunidade para construir relações. Mas não é apenas de situações difíceis que as relações são desenvolvidas.
No dia a dia, apoiando no desenvolvimento de cada um, fazendo 1:1's recorrentes com escuta ativa e estando disponível, vamos nos aproximando e ganhando confiança. Reforçando, só vamos conseguir ter sucesso com motivos genuínos. Por mais que no fim do dia o que vai contar para a manutenção do time é o resultado positivo, a manutenção de um bom time também depende do quanto as pessoas confiam umas nas outras. Esse é o diferencial entre o time que resolve os seus problemas e o time que apenas os esconde. Em qual deles você prefere atuar?
📖 Aprendizado contínuo: Cronograma de estudos
Seção com a minha rotina de aprendizado.
ㅤ
Esse ano decidi que ia me dedicar mais à minha vida pessoal. Porém, após ter iniciado uma rotina de aprendizado contínuo, eu sinto que parar de vez com os estudos não é algo que eu quero fazer. Por isso e por querer organizar visualmente tudo o que pretendo estudar, vou compartilhar na seção de hoje os tópicos que pretendo estudar em 2024.
Coursera
Como comentei anteriormente, estou novamente com uma bolsa de estudos do Coursera. Assim como fiz no ano passado, pretendo fazer um curso de cada vez, seguindo a recomendação de divisão por semanas passada por cada curso.
A lista de cursos que escolhi para fazer incluem temas como coaching, carreira, gestão de projetos, comunicação, liderança e desenvolvimento pessoal. Por isso, acredito que muitos desses temas seguirão aparecendo bastante aqui e no blog. Inclusive, já estou compartilhando cada curso concluído na seção "Aprendizado contínuo".
YOUR Growth Booster
Eu participei de uma versão desse curso no ano passado, que foi o que inspirou a série sobre autoliderança no blog. Na versão desse ano, seguiremos vendo tópicos de desenvolvimento pessoal. Mas, pelo que vi na ementa, a diferença maior em comparação com a versão anterior é que não precisaremos desenvolver um projeto durante o curso. E sim aprender conceitos sobre como podemos nos desenvolver como pessoa de forma geral.
Foram marcados encontros mensais para as aulas e em uma cadência maior para o grupo de estudos. Acredito que, assim como no curso anterior, o ritmo vai ser bem tranquilo e o material muito interessante.
Francês
Eu quero aprender francês desde adolescente. Mas nunca parei para estudar, porque foquei muito no inglês depois que entrei na faculdade.
Para estudar algo que vai ser para mim mesma e não porque o trabalho exige ou algo do tipo, pretendo iniciar os meus estudos de francês. Também estou com acesso a um curso gratuito e pretendo reservar um tempo no mês para começar a aprender e entender se é realmente algo em que quero investir.
Técnicas que pretendo seguir usando
Sigo usando muitas das técnicas que aprendi no curso "Aprendendo a aprender". As que mais uso e pretendo continuar esse ano são:
Pomodoro: uso o Forest para controle do tempo
Reserva de tempo na semana: quero manter sempre pelo menos dois compromissos na agenda para estudar usando a repetição espaçada
Ambiente de estudo organizado: pretendo parar de estudar no sofá da sala e me manter estudando apenas na mesa do meu escritório
Escolha prévia dos temas: já fiz a escolha de cursos do Coursera e defini os outros dois cursos previamente. Se nada mudar no meio do caminho, não quero adicionar mais nada ao meu cronograma desse ano
Mudar a forma que estudo me ajudou muito no ano passado a aprender sem tanta dificuldade. Espero conseguir continuar nesse ritmo saudável em 2024.
Também estou listando por escrito o que eu pretendo estudar porque eu sei que lá em dezembro, quando eu fizer a retrospectiva de tudo o que estudei, vou achar que foi pouco. Mesmo dedicando tempo para os estudos semanalmente. Esse registro é para me manter ciente do que eu me comprometi e avaliar corretamente o meu desempenho no final do ano.
📄 Notas quinzenais
Uma curadoria sobre tudo o que chamou a atenção nos últimos dias. Por William Brendaw.
ㅤ
Não que não seja óbvio, mas às vezes é necessário reforçar: quando for começar qualquer hobby, nesse caso sendo a leitura, é primordial buscar coisas fáceis de fazer ou consumir para iniciar. Depois fica muito mais fácil continuar.
ㅤ
Existem dois tipos de pessoas felizes
Um paralelo entre a busca de uma vida virtuosa com a de uma vida agradável. No fim, o equilíbrio é sempre o ideal.
Conteúdo em inglês.
ㅤ
A experiência de alguém que usou um monitor monocromático por 3 anos
Confesso que eu nem sabia que existia esse tipo de monitor. Talvez por isso que são bem caros. E me fascina isso ser minimamente utilizável (mesmo que nada prático ou útil). Aprecie o relato.
Conteúdo em inglês.
📚 Lista de leitura
Registro de todos os livros que li desde o último envio da newsletter. A lista completa de livros que prometi ler esse ano pode ser vista no post Lista de leitura 2024.
ㅤ
O livro de Líbero - Alfredo Nugent Setubal
Quando li a sinopse, não imaginei que essa história me tocaria tanto. A lição de moral apresentada pelo livro é muito útil para quem não foca em viver o agora e acredito que, da forma que vivemos atualmente, esse é sempre um bom lembrete. A leitura me prendeu muito e nem senti o tempo passar quando estava com esse livro em mãos. O livro de fevereiro foi uma ótima escolha.
ㅤ
O misterioso jardim da Sra. Anne - Lucas de Sousa
O tema do livro de fevereiro do desafio BibliON era fantasia. Dentre as opções sugeridas, escolhi esse livro infantojuvenil. É uma leitura num ritmo diferente, principalmente porque não sou o público alvo, mas foi legal o suficiente para me deixar curiosa a respeito do mistério do jardim. Adicionado na minha lista do BibliON.
O Clube do Livro para Introvertidos é um clube do livro focado em não ficção e com leitura assíncrona. Por apenas R$5 mensais, você recebe o acompanhamento da leitura atual e tem acesso a todas as leituras anteriores.
Essa também é a única forma disponível para apoiar a minha produção de conteúdo.
💻 Últimos posts do blog
Seção onde envio as atualizações do blog, sempre no estilo slow blogging.
ㅤ
Facilitação
Formato de reunião assíncrona do Coda
O two-way writeup é uma evolução na forma de discussão de problemas e busca de soluções proposta pelo time do Coda. Já experimentei no trabalho e pretendo continuar experimentando, porque parece um formato muito promissor. Nesse post, compartilho como ele funciona.
ㅤ
Newsletter
O livro "A velocidade da confiança" tem influenciado muito o meu dia a dia e o que eu escrevo aqui (vide o que foi enviado na seção "Sobre gestão"). Para que mais pessoas possam conhecer o que esse livro tem de bom para oferecer, republiquei o texto sobre a regra dos 10 anos no blog.
Um dia estava dirigindo e ouvindo rádio quando falaram a seguinte frase:
Todo mundo mais cedo ou mais tarde senta-se para um banquete de consequências. - Robert Louis Stevenson
E na mesma hora fiz a conexão com a frase que nomeia a edição de hoje. O que me fez pensar que, na verdade, penso em ser uma pessoa boa justamente porque acredito que a vida é melhor vivida assim. Falar num banquete de consequências pode nos levar a pensar sobre o aspecto negativo, mas quero focar no positivo e colher o resultado de tudo que faço de bom.
Sinto que essa foi a edição mais filosófica que enviei. Mas de que adianta focar em estudar e se desenvolver pessoalmente se não estamos indo para o caminho certo? Por isso, gosto de pensar nesse tipo de provocação. Espero que ter compartilhado esses pensamentos tenha te feito refletir também a respeito de como as coisas estão agora e como elas podem ser.
ㅤ
Por hoje é isso, boa quinzena!